quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vamos comemorar: hoje é o Dia Nacional do Livro!

Olá Queridas!  :O)

Hoje é o Dia Nacional do Livro!

E tudo começou em 29/10/1810, quando a Corte portuguesa encontrava-se no Brasil fugindo da guerra imperialista de Napoleão Bonaparte e registrou-se a transferência da Real Biblioteca para o Rio de Janeiro.

Com essa decisão a vida do Brasil mudou de rumo, pois os livros tem o poder de mudar a história ao preservar memórias, transmitir conhecimento, formar consciências e garantir aos cidadãos o direito essencial da liberdade de expressão, do pensamento e da formação de juízo de valores. Por isso é importante comemorar cada aniversário da chegada da Biblioteca Real ao Brasil.

Apesar de muitas vezes eu me desanimar com a falta de leitura dos brasileiros, saiu uma estatística que aponta que, no ano de 2008, foram lançados no Brasil 57 mil novos títulos e impressos mais de um bilhão de exemplares. O estudo, que também aponta significativa queda de preços, evidencia os esforços das editoras, livrarias, distribuidores e do segmento de venda porta-a-porta para que a leitura seja cada vez mais parceira do desenvolvimento (como eu disse aqui, bons livros podem ser comprados até pelo catálogo da Avon!).

A antiga desculpa de que "não leio porque os livros são caros", não cola mais. Há livros para todos os gostos e todos os bolsos, com ou sem parcelamento. Pode-se comprar por catálogos, em livrarias, em sites de livros novos e usados, em sebos. Quando era universitária e a grana era curta, descobri preciosidades em sebos! É uma questão de querer e correr atrás.

Também há iniciativas privadas que muito tem contribuído para a divulgação da leitura como, por exemplo, Bienal do Livro, prêmio Jabuti, assim como a ampliação das ações federais (como o Programa Nacional do Livro Didático — PNLD e Programa Nacional Biblioteca da Escola). Ainda é muito pouco ou quase nada num universo de milhões de habitantes. 

Sem contar que temos de fazer a nossa parte e transmitir o gosto pela leitura aos pequenos em formação. Quando uma criança vê o adulto genitor lendo diariamente, fatalmente ficará curioso e o gosto se despertará. Quando for a um shopping, não leve seu filho apenas para comer e comprar roupas: aproveite a oportunidade para levá-o a uma livraria!

É um desafio gigantesco converter alguns brasileiros em leitores, mas não devemos desistir. Com a leitura e o discernimento faremos do Brasil um país mais livre e mais justo!

Vamos espalhar essa semente!


“A palavra é o meu domínio sobre o mundo"
Clarice Lispector



Tenham todas uma boa noite!

Beijooo

*************


Curiosidade:

Vocês sabem qual é a cidade que mais lê no Brasil?

É a cidade de Lençóis Paulista (fica em SP e tem cerca de 60 mil habitantes), que tem 1 livro para cada 2 habitantes. E o reponsável por isso é ninguém menos que um conterrâneo famoso que incutiu o hábito da leitura nos habitantes há muito tempo atrás.

O nome dele era Orígenes Lessa, que escreveu maravilhas como O Feijão e O Sonho. Mas sua especialidade era mesmo a literatura infantil. Há muitos livros dele que poderão dar aos seus filhos para incutir desde já a leitura nos pequenos: Memórias de um Cabo de Vassouras, Arca de Noé, Cabeça de Medusa, Edifício Fantasma e muitos outros!  :O)

Beijooo



13 comentários:

  1. Boa noite amiga!
    Tudo bem!?

    Saudades!

    Querida te convido para participar da promoção de aniversário do meu blog. Passe por lá!

    Agora estou de saída, o Pietro quer mamar :)

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  2. Mais esse tal de "interior adentro" é mesmo porreta viu .... kkkkkk
    Xará, você é mesmo uma mulher muito sensível, inteligente e antenada (eu leio os cometários percebeu?...), parabéns por tudo que está postando por aqui, adoro, cada dia aprendo mais.
    Obrigada por fazer parte da minha vida de blogueira rssss adoro tudo isso.
    Beijos mil

    http://meumundocordeabobora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sil,
    Olha nem te conto viu, que meu sonho é acabar c/ todsa as pardes da cozinha e fazer td integrado acho simplismente um luxooooo,
    quanto aos azulejos não gosto muito não, gosto de banheiro só pintado e cozinha tb só na área molhada com azulejo ou pastilha,lá no quintal tem um monte desses azulejos q meu sogro guardou para uma eventulaidade (!?!) rs...acho q vou lá no museu do azulejo q vc falou quem sabe não consigo un$ trocado$ rs...ah depois postarei a foto do Pó q tá com colar protetor, para ele se parecer com um bajour basta ter uma ideia rs...igual nos desenhos animados rs...

    Beijoooooooos boa noite!!
    Beijos boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Oi fofa de plantão! Que bom te ver em meu blog logo cedinho!
    Amei o post! Sou leitora voraz, apesar dos muitos compromissos. Sempre carrego um livro na bolsa para remir o tempo, qdo tenho oportunidade. E sempre estou lendo 2-3 livros ao mesmo tempo.
    Querida, desejo-lhe um dia abençoado na presença de Deus, cheio de alegria e esperança, porque Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre!
    Beijos! Repito: amei ver vc logo cedinho em meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Silvana, tenho que concordar com você mais uma vez ! Aqui em casa a gente lê muiiiiiiiiiiiito. Na última reunião da escola da minha filha, a professora disse que estava com um problema. Fiquei preocupada, mas ela foi logo esplicando - ela já leu todos os livros programados para o ano ! kkkkkkkkk adorei !

    Obrigada pela dica lá no meu post sobre o vermelho ! Vou agora mesmo comprar a tinta e mandar ver srsrs depois fotografo e posto !

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Silvana, hoje em dia não lê quem não quer. Por todas as razões que você enumerou, o acesso a leitura é cada vez mais fácil.

    Já no meu tempo de criança, quando eu queria algum livro e não tinha em casa ou não dava para comprar, eu simplesmente ia para a biblioteca da escola, ou a para uma maior que ficava no centro de Recife. É vontade mesmo o que falta nas pessoas...

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana, Que legal o post sobre o dia do livro! Ninguem ensina ao outro a gostar de ler, mas podemos abrir portas, muitas portas!
    Aqui na India temos a vantagem de que livros eh muito barato. Tenho edicoes lindissimas de livros infantis que compro por 10 dolares ou muito menos! Ja comprei livro ate de 1 dolar! Assim temos construido uma pequena biblioteca para as criancas e para nos tambem.

    Tem um selo pra vc no meu blog.

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil... realmente ler é muito importante e muito divertido... eu adorooo!!!!
    Que bacana... minha irmã está tentando Unicamp esse ano, mas ela quer engenharia super concorrido... tá estudando como louca!!
    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana, fiquei emocionada com um comentário que recebi hoje sobre a coincidência de ter escrito sobre livros no dia do livro, sem saber que era dia do livro...
    Depois, lê...E hoje, postei uma estoria muito linda que aconteceu comigo na época do vestibular...quantas coisas temos em comum, ein amiga?
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. oiê Sil...
    Eu adoro ler, principalmente livros espiritas, tenho mtos livros aqui em casa. Quando alguma amiga faz aniversário sempre presenteio com livros, pq assim estimula cada vez mais a leitura.
    E vc, como tá a tendinite? Espero que já esteja 100% curada, pq estou ansiosa para ver seus trabalhinhos por aqui, são cada um mais lindos que o outro.
    E seu gatinho? Melhorou do olhinho?
    Tenha um ótimo dia, repleto de energia e alegria.
    Te adoro Amiga!!! Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Sil ... dá uma olhadinha de novo no meu blog, na postagem dos quadros do Leonid ...
    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana!
    Virei sua seguidora!
    Eu gosto de ler, mas...não sei quando foi que interesse se perdeu. Eu tento, e às vezes até consigo. Sabe uma ótima idéia pra quem não pode comprar? Baixar na interet. Tem vários sites que disponibilizam. Eu tenho vários aqui no meu. Estou tentando arrumar um tempo pra leitura...
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  13. "É precioso abraçar a leitura!!!"
    Essa frase faz todo o sentido, pois quando lemos, mergulhamos nesse universo, em seu contexto, e ampliamos nossa visão de mundo!!!!!!A leitura é imprescindível para o nosso desenvolvimento cognitivo, e também um ótimo passatempo!!!!!!!!
    Beijoca!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo