terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os Livros Mais Vendidos ou Best Sellers



Para quem aprecia um bom livro, lidar com "best sellers" é muito complicado.

Livros campeões de vendas são sempre taxados de péssima qualidade - e, na maioria das vezes, fazem jus a essa fama ruim.

Mesmo assim estou sempre comprando alguns desses livros para saber se houve melhora na qualidade deles, se o mundo tem evoluído na literatura para o grande público. Geralmente compro pela intenert ou até por catálogos da Avon (acreditem, estão à venda por lá!). Nem me dou ao trabalho de comprar esse tipo de literatura em livrarias.

Muitas vezes me deparo com algumas surpresas muito boas, noutras vezes a má impressão é reforçada.

Citarei hoje 2 casos que, ao meu ver, surpreendem positivamente. Em um outro caso, permanece o desgosto de ler algo tão banal.

Começarei, de cara, com um livro que me decepcionou profundamente:

"A Cabana", do escritor americano William P. Yong.

O livro começa com uma história instigante de um pai que sofre as consequências de ter uma filha pré-adolescente que desaparece misteriosamente, deixando como pista somente uma cabana onde pode ter estado pela última vez.

Anos depois o pai da menina, que vive assombrado pela perda, é chamado para ir à Cabana para conversar com "Deus" (o pobre homem recebe um bilhete assinado por Deus). Lá permanece alguns dias falando com o próprio, com o Espírito Santo e outros. Volta então "transformado", modificado.

O livro foi best seller por meses a fio nos EUA, se manteve na liderança de vendas e sucesso etc. Mas lhes garanto: maior bobeira não há! Não aprofundo a questão religiosa, até porque cada um com sua fé. Mas o livro em si é de uma bobeira atrás da outra, com frases de duplo sentido e provérbios muito batidos. Repleto de chavões que alavancam sucesso, talvez isso justifique suas vendas.

Mas se for pra ler sobre religião, ainda fico com León Tolstói que, muitos não sabem, escrevia muito bem sobre temas dessa natureza religiosa.

Os dois livros que me surpreenderam positivamente foram:

1) A menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak - O livro me surpreendeu e fez cair por terra meus preconceitos com best sellers. A frase incial do livro já é de grande impacto: "Quando a Morte conta uma história, vc deve parar para ler"

O enredo é sobre a menina Liesel Meminger, que será adotada juntamente com seu irmão por uma família alemã. No caminho para a adoção o irmãozinho morre e, para esquecer essa dor, a menina rouba seu primeiro livro (ainda não sabia ler). A partir daí ela fascina a Morte e esta passa a acompanhá-la contando a história.

Muita coisa acontece no livro, que se passa durante a 2a. Guerra, mas o interessante é porque a Morte escolhe a história de Liesel para nos contar. Há alguns erros crassos de narrativa que o autor cometeu, como esquecer que a Morte narra a história ou se alongar numa história que nem seria necessária. Mas há acertos na linguagem, que não é apenas de best sellers e de narrativas que te envolvem profundamente.

Compre e leiam, porque vale muito a pena! No catálogo da Avon está custanto R$ 18,90. Um excelente investimento para ler ou presentear.

Vamos ao segundo livro:

2) A Cidade do Sol, de Khaled Housseini: O autor já foi consagrado com O Caçador de Pipas que, confesso, gostei bastante. Mas o livro em questão conta a história de Mariam e Laila, duas mulheres muito diferentes que se encontram durante o caos do Afeganistão e suas cruezas contra as mulheres. O livro é forte e o autor não poupa o leitor de  uma história verdadeira, onde fatos não são floreados.

O livro se divide em duas partes, sendo que na primeira as infâncias são contadas mas sem que se conheçam. Ambas se conhecem e se identificam com os mesmo problemas. Na segunda parte aparecem conflitos, mas a cumplicidade, ao final, permanece forte entre ambas.

O livro é ímpar por nos informar verdadeiramente da barbárie que a sociedade afegã emprega às mulheres. A crueldade impera, os direitos não existem, o respeito desconhecem. Nós, mulheres, somos inferiores até a alguns animas, como o camelo.

O livro vale pela força das personagens, pela amarração da história, pela descoberta de um novo país que - mesmo nos dias atuais - permanece na pré-história.

No catálogo da Avon este livro estava por apenas R$ 19,90. Uma pechincha por um livro dessa qualidade! Excelente dica para presentear no Natal aquele parente que aprecia uma boa leitura!

Um livro que nos faz dar graças a Deus por ter nascido no Brasil!

-------------

Espero que tenham gostado das dicas de hoje!


Beijoooooooo



Fotos dos livros antes da leitura, ainda embalados no plástico, com a etiqueta Avon. E, claro, sendo observados pela curiosa Lola, que não desgruda da mãe humana por nada no mundo!











.






4 comentários:

  1. AINDA BEM QUE NEM COMPREI A CABANA.
    AGORA OS OUTROS DOIS EU VOU COMPRA, PODE ESTAR CERTA DISSO!
    BEIJINHOS!

    ANGELICA

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia de resenha de livros aqui no blog.
    Vai dar muito o que falar vc descer a lenha no livro A Cabana, pq a galera ama essa chatice...rsrsrsrsrs
    Continue firme!
    Beijo

    Cacau de Brasilia

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog! Se quiser pode fazer uma crítica do meu livro "Mozart no futuro", já está a venda no Brasil, semana que vem vou apresentá-lo na maior Feira Internacional do livro em Frankfurt.
    Mas também é vendido nos USA, Europa e Japao.
    Meu e-Mail é: tania.maria@rodrigues-peters.com
    Quase todas as críticas que tenho (100% positivas) sao da Europa e USA, para mim é importante agora críticas do Brasil.
    Para ler algumas páginas:http://bit.ly/MozartPreEstreia
    Um forte abraco,
    Tania Maria Rodrigues-Peters.

    ResponderExcluir
  4. I used to be able to find good info from your blog posts.


    My page - this is great

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo