sábado, 31 de outubro de 2009

Hoje é o Dia do Saci! Diga não ao "Ralouim"!

Olá Sacizinhas!  :O)


Hoje é um dia muito especial, pois pertence àquele menino negrinho, levado, faceiro, arteiro e de uma perna só, que é mais conhecido como Saci Pererê!

O Saci merece um dia só pra ele, pois pertence a todo povo brasileiro e suas estrepolias povoaram muitas infâncias no passado.

Porém, em nome de escolas de inglês e da idolatria pela cultura americana, passamos a renegar nossas origens, a ter vergonha de nossa história, a ter vergonha do nosso adorável Saci até quase ao ponto de esquecê-lo completamente...

Eu me entristeço desses rumos que nossa cultura toma. Não sou contra agregar novas festas e comemorações. Toda aglutinação de culturas contribui para um engrandecimento pessoal e da nação.

Mas  o que ocorreu com nosso Saci e outros personagens incríveis de nosso folclore foi um descaso completo, uma constatação de completa falta de amor ao que nos pertence como origem. O que ocorreu é que passamos a ter vergonha de nossa história até chegar ao ponto de nem mais contá-la.

Muitos adultos jovens, na faixa dos 20 anos, nunca ouviram falar do Saci ou da Mula Sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio - folclore genuinamente nosso, de estirpe pura!

Mas o Saci, além de levado, é valente e corajoso. E está renascendo em muitos corações, por meio de cidades e pessoas que decidiram protegê-lo.

Um dos mais vigorosos mitos do Brasil rural, onde surgiu há mais de dois séculos, o Saci vem arrebatando a data cada vez em mais municípios – incluída a capital paulista, desde 2004 – e comemora seu dia estadual em São Paulo pela sexta vez. Os primeiros a festejar a data, em 2003, foram os moradores de São Luiz do Paraitinga, no vale do Paraíba, onde foi criada a Sosaci. Uma das vitórias da associação, em seis anos de divulgação da lenda, é a difusão do dia pelo país. O menino negro de uma perna só tem data municipal em cidades paulistas como São José do Rio Preto e Angatuba. O 31 de outubro também é consagrado a ele em Vitória, Fortaleza e na mineira Uberaba. E isto está se estendo a diversas outras cidades nos estados de SP, MG, SC, RJ, CE, AM... etc.

O problema é que uma parcela de nossa sociedade prefere abrir as portas a tudo o que é estrangeiro, principalmente dos Estados Unidos, com a ideia de que o que vem de lá é o melhor do mundo -  o que não é verdade!

Vamos valorizar mais nossa cultura. Não precisamos desprezar as outras, podemos aglutiná-las à nossa história. Porém, abandonar nossas origens, jamais!

Beijoooo e muitas peraltices de Saci pra todas vocês!







********

Meus encontros com o Saci


Eu ainda me lembro da minha avó materna, Da. Maria Eugênia, que nos encantava em noites de tédio ao contar as estrepolias fantásticas do Saci. De manhã cedo, depois de termos passado a noite toda sonhando com o sapeca Saci, ela nos mostrava, com uma expressão única nos grandes olhos de jaboticaba: "vejam, o Saci esteve aqui, derrubou o balde de água, mexeu nas plantas, escondeu o leite, abriu o chuveiro, fez trança nos pelos do cachorro Rex... "

Nossa, e eu acreditava piamente! Minha avó acordava bem mais cedo e remexia em tudo para fazer de conta que o Saci esteve ali...hahaha. Até trança no Rex ela fazia, só para que se prolongasse nosso prazer de tentar encontrá-lo. Ela era tão arteira quanto o Saci!

Em dias muito quentes e com muito vento, quando as roupas balançavam muito no varal e formavam redemoinhos pequenos na areia fina do quintal, lá vinha minha avó Eugênia com a peneira na mão a nos dizer: "corram, joguem logo a peneira no redemoinho pra ver se a gente cata um Saci!". E íamos eu e meus irmãos correndo atrás do redemoinho, tentando catar o Saci...hehehe. Que delícia!

Minha mente fervilhava com tantas fantasias, quando um dia soubemos que minha avó se despedia lentamente de nós, visitada que foi pelo Alzheimer.  

A falta que ela me fez, aliada à curiosidade em querer encontrar um Saci, fez com que eu descobrisse um escritor que me abriu ainda mais a imaginação e me despertou em definitivo o gosto pela leitura: Monteiro Lobato. Depois de minha avó Eugênia, foi ele quem me contou as melhores histórias de Saci do mundo!

Muito obrigada, querida avó Maria Eugênia.

Muito obrigada, querido Monteiro Lobato.

Desejo que Deus tenha lhes dado um bom descanso, pois vocês fizeram minha infância muito mais feliz!

Desejo a todas que encontrem muitos Sacis peraltas por aí e que passem essa ideia adiante.

Feliz Dia do Saci a todas!







Visitem o site do Saci Pererê!






16 comentários:

  1. É mulher, você é porreta mesmo heim ... adorei, mesmo porque, como já disse no meu blog, não curto muito esta festa de Helloween, não entendo e não quero entender também ..... sou brasileira até nas entranhas kkkkkk
    Boa noite do Saci para voçê também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Silvana, engraçado que ontem teve a festa de Helloween, no Colégio onde meu filho estuda e ele me pediu para não ir, pois não era de Deus, e que ele não queria ver Bruxas, e claro que a Mamãe atendeu o pedido.
    Eu tbm não gosto desta terrível idéia de importar comportamentos e hábitos que simplesmente não existem em nossa cultura. Sou contra qualquer Festa das Bruxas.Nosso folclore é tão rico e tão pouco explorado. Duvido que a maioria dos adolescentes saibam quem é Curupira, Boitatá ou Saci, fazer o que né, se a população anda preocupada com a cultura inglesa.
    Nossa acho que nuca falei tanto, é que fico chateada.
    Beijokas amiga e um lindo Domingo, amanhã esta de folga?

    ResponderExcluir
  3. Olá flor...bom dia...lindo dia!!!
    Concordo com vc totalmente...viva o Saci.
    Nossa infância deve ter sido bastante parecidas - com avós nota mil - Dona Maria era uma "contadeira"(rsrsrsrs) de histórias. Lobato foi o herói da minha vida de leitora.
    Excelente domingo e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  4. (¯`v´¯)
    (¯`(●)´¯)
    (_.^._)
    Oii,amiga !!!

    A amizade surge quando aprendemos a
    admirar as qualidades de algumas pessoas
    que com sua simples presença
    conseguem nos fazer felizes...
    (¯`v´¯)
    (¯`(●)´¯)
    ´(_.^._)

    ... que bom que vc está presente !!! :)

    Até pq para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. ♥ ♥ ♥


    (¯`v´¯)
    (¯`(●)´¯)
    (_.^._)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil...
    Bem, eu acho que qualquer festa cultural é válida... seja o Halloween, seja nosso querido SACI... menino tão brasileiro!!!
    Adoro seus textos!!
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  6. Caraca Silvana, vc não vai acreditar, mas ía escrever sobre o Saci e de como odeio esse tal de ralouin que não tem nada a ver com a gente!
    É incrível...nossos pensamentos parece que correm em paralelo...que coisa!
    E Monteiro Lobato? Tenho a coleção toda e li e reli nãO SEI QUANTAS MIL VEZES NA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA...Pra mim ele continua sendo um dos melhores escritores de todos os tempos...è muita coisa em comum mesmo...e a inconstância nas artes, quequéesso...precisamos nos conhecer, menina...fora a política, acho que no resto somos praticamente "almas gêmeas"...hahahaha...
    Beijos querida e um maravilhoso final de feriado

    ResponderExcluir
  7. Mania que brasileiro tem de menosprezar o que é nosso, né? O nosso país é tão rico culturalmente, praticamente é único, ( me corrija se eu estiver errada, mas me lembro que questionei este tema junto ao professor de antropologia na epoca da facul), país que em cada estado tem uma cultura diferente, e tão rica, complexa, amo o nosso folclore, enfim , viva o saci!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiêêê...
    Aqui estou eu no trabalho (pois é, não tem mtos clientes então resolvi te fazer uma visitinha, hehehehe) qdo li a maravilhosa história da sua infância. Nossa, parabéns por ter tido uma avó tão dedicada e carinhosa.
    Eu cresci assistindo o Sitio do Picapau Amarelo, vendo o Saci, Emilia, Visconde de Sabugosa, todos personagens do mestre Monteiro Lobato, como era gostoso aquele tempo, pena ter passado tão depressa. :(
    Mais como vc tá amiga? mto trabalho?
    Bjos e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    Adorei!!!

    Eu tb não gosto nem um pouco desse halloween.
    Viva a nossa cultura brasileira!!!

    Eu já visitei o seu blog várias vezes, mas só hoje que li o seu perfil e me identifiquei muito com a sua história.

    ResponderExcluir
  10. É mesmo né?
    Brasileiro tem essa coisa de super valorizar as coisa de fora!!!!!!!!E eu concordo com você, nosso Brasil tem muita coisa boa pra ter que se "perder" aí nas histórias dos outros!!!!!!!!!!
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. It can, however, be pre-ordered, as its release
    date is in the near future. Stored energy printers. I thought it would be cool to make
    people laugh as I inquire into the things that fascinate me, like the trap of
    being human and, at the same time, divine.
    When it comes to bridging your skills gap in gaming
    world then you can do anything to prove yourself.

    In doing so, it becomes the only potential choice for best gaming PC under 500 bucks in the desktop category.
    For an in depth guide to the E8400 chip, I highly recommend reading
    this article: Final Thoughts on the Intel E8400. This was the
    time when broadband internet was still in its infancy and uploading the
    revised pages could be nothing short of tedious with a slow phone line
    connectivity. In fact the publicly owned Ecopetrol has seen an immense FDI surge in the past few years and in spite of being overvalued
    to some, the stock still is a good bet due to the growth potential
    it has. I was excited to see what they would come up with, since I already have two children.
    Therefore, you cannot afford to miss this
    incredible shooter game involving a series of killings.


    My site; Read the Full Piece of writing

    ResponderExcluir
  12. While it is one thing to have a social media profile on an online community like Deviant
    - ART, it is a whole other thing entirely to have fitted it with an effective SEO strategy.

    The objective is to arrange your passions as carefully
    as possible with your online promotion company. Search engine marketing (SEM) is an essential a part of any site promotion strategy.

    This will not only help you find the best service provider but will help you build an idea about the recent SEO market.
    If you simply copy the original manufacturer's description, you don't add value to your product and you certainly don't add your personal touch that can make you stand out from your competitors. Enough said. Instead, the developer should concentrate on the functions mentioned in this article first, as they are the basis for further extension of the Word - Press header file. Relevant keywords ought to be used in the alt tags. Isn't that something you and your business should
    be a part of. Be sure that the SEO outsourcing company you
    hire is capable of communicating properly. They want to know
    things about how to create effective copy,
    general marketing tips and maybe even stuff about social media.

    He has also mentioned each and every seo service.

    Effective SEO techniques for Bloggers aren't any different. An SEO strategy should combine a number of elements that work together to get results for you. Learn from other people's mistakes and experiences
    rather than destroying your own skills and wasting your
    time on experiments. Here are some examples of things that were once good moves that can now get you into
    trouble. Online Advertising and SEO Marketing. When a person enters a keyword into the search box of a particular
    search engine such as Google, there will be scores of results
    showing out which are a result of a search engine algorithm devised by that particular search engine.

    The website serves as a way for customers to find the business and be able to see what services are
    offered. Addition and updation of fresh content always leads
    to arrival of increased traffic to your websites.


    my page: http://gowake.com.au/?p=8

    ResponderExcluir
  13. Hello I am ѕo delighted I found уour web sitе,
    I rеallу found you by erгoг, while I ωаs looking on Goоglе for sοmething еlse, Anуhow I аm herе
    nοw anԁ wоuld juѕt liκe to say thanks for a tгemendοus post and a all гοund thrilling blog (Ι аlsο lοve thе
    theme/design), Ι ԁon't have time to read it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the awesome job.

    my page :: http://Hikuosu.tenkai.ws

    ResponderExcluir
  14. I was suggеsted thіѕ ωeb sitе by my cousin.
    I аm no longеr positіѵe ωhether this put
    up іs ωrіtten bу him aѕ no one еlse rеalіze ѕuch ѕρecial
    apρroximatеly my pгoblem. Υou're wonderful! Thank you!

    Here is my weblog ... payday loans

    ResponderExcluir
  15. Youг own repoгt оffers еstablishеd beneficіal tо mysеlf.
    It’s extrеmely educational and you're simply naturally extremely experienced in this field. You have got opened our face to varying thoughts about this specific matter with intriquing, notable and reliable content material.
    Feel free to surf my web-site ... Buy viagra

    ResponderExcluir
  16. Hello! This is mу fiгst commеnt here so Ι juѕt wanted
    to give a quick shоut out and say ӏ truly enjoy
    reading yοur posts. Cаn you recommеnd any
    оthеr blogs/ωebsitеs/forums that
    deаl with the same subjects? Many thanks!



    Fеel free tο surf to my blog; payday loans

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo