terça-feira, 20 de outubro de 2009

Café com Bolo e Leitura

Fofas de Plantão!

Quase não apareço! Ufa, que correria!

Aqui deu uma chuvinha ligeira, ameaçou frio e bateu uma vontade grande de comer um bolinho! :O)

E vendo o blog Café com Bolo, da doce Glorinha, resolvi fazer umas postagem com esse tema!

Tem coisas que combinam mais que chuva, café e bolo? Só se estiver com um bom livro do lado pra melhorar! E eu estava...hahaha

Fiz um bolo de frutas bem rapidinho, com laranja, ameixa, gengibre, suco de maracujá, maracujá com sementes, canela, uva passa... Affff... uma mistureba que ficou muito boa!  :O)

Ahhhh... mas o bolo foi apenas uma desculpa para falarmos de mais livro. Um indicação e tanto a todas vocês!

O livro da vez? Nossa, arrisquei um muito antiguinho, que também estava naquela minha lista de livros a ler e conhecer.

Chama-se O Leopardo, de Giuseppe Tomasi - mais conhecido como Lampedusa. Lampedusa foi Príncipe de Lampedusa e Conde de Parma. Escreveu este livro em pouco tempo (menos de uma ano), mas o havia concebido décadas antes. Exatos 25 anos arquitentando em sua mente as artimanhas do livro e, depois de pronto, morreu em poucas semanas não chegando mesmo a alcançar seu lançamento. Uma tragédia, mas que deu ao mundo um grande livro...

A história se passa na Sicília e procura traçar um panorama social do local durante a segunda metade do Século XIX e começo da época moderna, exemplificado pela decadência de uma grande família aristrocática e seu chefe, o Príncipe de Salinas. Este príncipe testemunha a progressiva delapidação do seu patrimônio imenso de terras, sendo que é assaltado por administradores inescrupulosos e consumido pela improdutividade, pois passou a dedicar-se ao ócio. Presencia o esvaziamento da nobreza e sua progressiva substituição pela classe burguesa em ascenção.

Com grande clarividência, temperada de uma ironia amarga, o príncipe de Salinas entende que os dias de realeza estão contados e que a marcha da plebe rumo ao poder será inevitável. Ele presencia isso com espírito tolerante e condescendente, mas sem pensar em abandonar seu posto altaneiro e solitário de observador da história.

O livro, comparam alguns críticos, se assemelha a Guerra e Paz, de León Tolstói (eu concordo, guardada a maior genialidade do russo), e já foi filmado pelo genial Luchino Visconti em 1963. Nos papéis principais estão: Burt Lancaster, Claudia Cardinale e Alain Delon. Este filme está disponível em DVD e indico que o aluguem, pois será um grande conhecimento a mais em suas vidas. É fidelíssimo ao livro e às concepções de Lampedusa.

A história mundial prova que todas essas mudanças de classe social podem se transformar em grandes livros - e este é um deles.

Lamento muito que Lampedusa seja um grande esquecido, que poucos se lembrem dele.

Como veem, o bolo foi mesmo mais uma desculpa para indicar esse livro que é tudo de bom!

Boa leitura!  :O)





















Espero que tenham gostado da dica!

Um ótimo dia a todas!

Beijooooo



10 comentários:

  1. Olá Silvana,

    Com certeza, você está em ótima companhia!

    Faz um tempinho, que não leio um bom livro, o último que li foi Caim & Abel -Jeffrey Archer, adorei, tanto que já o li duas vezes.

    E por falar em tempo, estou um pouco longe do blog e não soube do Tutuzinho.
    Me parece ser o mesmo problema que o Fluke teve nos olhinhos.
    Mas ele já está bem, não é?
    Beijos e boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Menina! quando eu leio, me tansporto, sinto o cheiro da grama, o sabor do chá, vejo e sinto a descrição do mobiliário, do lugar...
    Adoro apalpar um livro nas mãos, senti-lo...é uma loucura doida eh eh eh...
    Quantas vezes vi o dia amanhecer, e eu lendo, sem querer parar para ir dormir, ao contrário de muitas pessoas, um bom livro me tira o sono.
    Ler é vida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, seja bem vinda ao Luar Encantado, sera sempre bem vinda!

    ps: Que amigos lindos seus gatinhos e cachoros!

    ja estou a te seguir!

    ResponderExcluir
  4. Silvana que bolo delicioso, adorooooo bolos e esse cafezinho então, parece tudo tão delicioso, hummmm
    Faz tempo que não leio tbm, sabe Silvana eu tenho um sério problema começo fazer 10 coisas ao mesmo tempo e só termino 1,5 (rsrsr)mas eu preciso mudar, beijos querida e adoro vir aqui no seu cantinho!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, quanto à dúvida do fogão, já assei bolo, frango e peixe, até agora está tudo bem, não me preocupo se vai ficar grudando quando sair, porque não pretendo tirar, mas até hoje a cola não está melando(se é esse seu medo!)Bom, em tudo na vida temos que assumir as consequências de uma nova opção, se por ventura acontecer algo, eu conto no blog, com certesa, ok!
    Beijos no coração...
    Dani...

    ResponderExcluir
  6. Oi Fofa de plantão!
    Este post está uma maldade só...rsrsrs porque a gente só pode olhar o maravilhoso bolo e ficar com água na boca! É possível mandar um pedaço pelo correio???rsrsrs. Eu adoraria receber e aproveitaria para ler um livro bem interessante.
    Beijoquinhas.
    PS: Vc viu como me referi a vc no post dos selinhos???? Talvez nem se lembre mais que me deu um selinho fofo. Está lá no post.

    Bye bye!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana! Adoro seus comentários! E quanto mais longo, melhor!
    Conheço O Leopardo, apesar de ainda não ter lido, já o filme, comecei a ver várias vezes, às vezes já pego no meio,outras, acontece algo que me faz parar....Mas a célebre frase de Lampedusa:Tudo deve mudar para que tudo permaneça como está, é mais atual do que nunca, não é?
    E obrigada, pela "doce" Glorinha...e pela homenagem do café com bolo...vc é que é uma doçura e conhecê-la foi muito bom pra mim...E realmente, não tem coisa melhor que ler com um café com bolo do lado....
    Quanto a seu irmão, diz pra ele ficar por lá mesmo...se eu fosse solteira, me candidatava a fazer companhia pra ele...hehehe...brincadeirinha...
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  8. Hummm,esse bolo com frutas e especiarias me deu água na boca...e o livro parece muito bom!
    Tudo bem querida?Que bom que você gostou dos desenhos,tenho mais alguns com temas de Natal...logo eu posto.
    Há,a minha princesinha tem dois anos e meio e se chama Juliana.
    A nossa Juli,nosso xódo...visto que já tenho uma filha,Aline de vinte e sete anos que já me deu dois netinhos.Um menino,o Bruno que tem sete anos,e uma menina,a Lívia que tem
    seis anos.E ainda tenho mais um filho,o André
    que tem vinte e um anos.Me sinto muito abençoada,pois aos trinta e nove anos,dezove anos depois de ter o André,Deus me deu a graça de ter a Juliana,no meu segundo casamento,e aí já viu,né...ela é xódo de todos aqui,até dos meus netinhos,que a1iás são sobrinho dela,kkk.
    Amiga,outra hora eu volto,tah...Gosto muito de vir aqui... sempre me identifico ou aprendo alguma coisa com você.
    Deus te abençoe,beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sil,
    Fez um bolo desses com cafezinho, e nem me chama?Rsrsrsrs....
    Ó esse bolo está roubando a cena!!!!!!
    Quanto ao livro, em síntese, parece-me ótimo!!!!!Faz tempo que não leio um bom livro!!!!!!!!E obrigado pela dica, mas minha concentração agora se voltou pra esse bolo...
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Silvana obrigada pela dica de leitura. E esse bolo que vc fez? Deve ter ficado muito bom. Bjs

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo