segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Meu pé de manga

Eu moro bem ao lado do mercado da minha família, que, como já disse, tem mais de 40 anos.

Graças a diversos fatores, a venda aumentou muito e estamos em vias de fazer uma pequena mudança, aumentar. Temos um terreno nos fundos muito bom e isso - o aumento - será inevitável.

Tenho grande apego a esse terreno, pois lá temos pés de frutas que meu pai plantou. Mangueira, bananeiras, limão cravo, pitangueira. Tudo plantado desordenadamente, mas teve as mãos dele e isso me comove.

A mangueira está muito frondosa e linda. É uma das únicas árvores grandes e frutíferas no bairro, portanto tornou-se ponto de passagem e alimentação para diversos pássaros, assim como a pitangueira.

Despedir-me dessas árvores é inevitável, assim como será inevitável meu sofrimento por não ver mais os pássaros que tanto aprendi a amar. Por antecipação já me encontro agoniada, entro lá e fico olhando, tirando fotos para guardar - e muitas vezes as lágrimas surgem. Sou assim mesmo, apegada às plantas e animais.

Todas as manhãs coloco comidinha (milho e quirera) para as rolinhas, que vem aos montes. Também aparecem sabiás, pássaro preto, bem-te-vi e beija-flor (que adora o néctar da trepadeira lágrimas de cristo). Eu os chamo de "pepolinos" e eles já sabem quando coloco as comidinhas, ficam de plantão.

Vejam as fotos e imaginem a dor que sinto ao pensar em derrubar essas árvores...

Meu pé de manga, que está carregadinho para nos presentear:








Pitangueira (em casa) e pé de manga, ao fundo:




"Pepolinos" aos montes tomando café da manhã (perdo delas, o limão cravo)







Maritaca encantadora furtando nossas pitangas deliciosas e docinhas. Foto tirada hoje, num desses momentos de muita sorte:





Casal de maritacas se preparando para mais uma refeição na pitangueira:





Tristeza é pouco para o que está por vir. O que será desses doces pepolinos?

Nós todos crescemos e os empurramos cada vez para bem longe. Nós os expulsamos...

Beijooo



5 comentários:

  1. Oie Silvana! Já estou te linkando agora tá? Sorry flor.
    Bjo bjo.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    desculpa a demora é que minha vida anda uma loucura,rsrs.
    Minha querida bem vinda a blogosfera e será uma honra fazer parte da sua lista de blogs, fique a vontade.
    Depois volto com mais calma para conversar-mos, beijos.
    Adorei sua visita, volte sempre, pois a casa é sua.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu uso primer para pet mesmo nas bolinhas de gude. O único problema que acho é o peso da gude na tampa.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Eu li a sua historia e fiquei lembrando d todos os pes d arvores q tinham no meu quintal e q eu vivia em cima e hj qndo vou visitar meus pais essas arvores nao existem mais...e uma pena mesmo...boa sorte p/vcs!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita a sua história, pois na casa de minha avó tinha umas árvores frutíferas.
    Saudades!!!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo