sábado, 19 de setembro de 2009

Bolo de maçã e canela feito com azeite extra virgem

Oi meninas!

Aqui na minha cidade está meio friozinho. Chove bastante e a temperatura muda rapidinho. Até tentei pintar minhas caixinhas de decoupage, mas com esse tempo não seca de jeito nenhum! e eu não gosto de usar o secador.

Decidi fazer um bolinho pra tomar com o café da tarde.

Eu ainda não disse, mas eu e minha família somos proprietários de um mercado na cidade. É o mais antigo da cidade e foi fundado pelos meus pais: tem 43 anos! Muito tradicional e conhecido de todos.

Como em todo mercado, sempre tem frutas que ficam machucadas. E hoje tinha umas 4 maçãs e assim a gente não vende, nem tem vontade de comer né? Se elas não vão pra centrífuga, aqui viram bolo!

A receita é MUITO fácil e não requer experiência de chefe de cozinha.

Um dos segredos atuais dos bolos é substituir a margarina (se vocês soubessem do que ela é feita nunca consumiriam) ou manteiga por azeite, sabiam? Meu irmão mais velho é médico mora na Europa há muitos anos e lá só fazem bolos com azeite puro extra virgem. Foi com a esposa e sogra dele que aprendi. Não precisam se preocupar, pois não fica gosto nenhum diferente e a alta temperatura do bolo não chega a provocar a quebra do DNA, portanto ele conitnua sendo "gordura saudável". Nas frituras o azeite já perde esse efeito.

Voltando à receita, vamos aos ingredientes:

2 xícaras  e meia (chá) de farinhas de trigo
2 xícaras (chá) acúcar refinado - se quiser use uma de refinado e uma de mascavo
1 xícara de (cha) de azeite (ou margarina ou manteiga, se desejar)
1 xícara (chá) de água
2 ovos grandes ou 3 ovos médios
1 colher de (chá) de canela - se quiser pode colocar um pouquinho mais, fica a seu critério
3 maçãs picadinhas (eu coloco com casca e tudo)
1/2 xícara de (chá) de uva passa (se desejar)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Misture todos os ingredientes, deixando o fermento por último.
Coloque em forma untada (com manteiga) e enfarinhada. Cubra, se quiser, com granola, linhaça ou aveia.
Leve para assar em forno a 180o. por mais ou menos 30 minutos (até dourar ou fazer o teste do palito).

Meninas, vocês não tem noção: fica uma delícia! E é ideal para comer com o café da tarde!









Aproveito a oportunidade para mostrar mais um dos meus trabalhinhos: a toalha foi pintada por mim...hehehe. Mas foi em 1900 e bolinha... :)

A xícara laranja foi presente de casamento da minha mãe (casou-se em 1956!!) O pires branco de florzinha também é de 1956. Lindos, né?

Detalhe, eu sei que a vasilha atrás não é própria para bolo, mas eu adoro ela porque tem uma tampa óitma, melhor que da minha boleira....hehehe Temos de improvisar, certo?

Beijos em todas!

5 comentários:

  1. Olá Silvana.
    Desculpe por nao te responder.Não foi essa minha intenção.
    Infelizmente tenho andado com meu tempo muito apurado.
    Boa iniciativa do blog. e lindos os gatos... embora não seja muito a minha praia...
    Ah e prefiro o Brad Pitt... rsrs ele usa sling rsrs.

    Como vc ve, estou postando de um pc emprestado - por que o dono ja foi durmir - a 1h da madruga.

    Bom domingo p ti. bjs
    Irma

    ResponderExcluir
  2. Oi Irma!

    É um imenso prazer tê-la por aqui. Apareça sempre que puder.

    Eu sei que vc prefere os cachorros! Acompanho seu blog há um tempinho.

    Eu já gosto dos dois.

    Tb tenho um vira-latas (enorme!) e um collie. Chamam-se Tony e Fiel.

    São lindos e na próxima semana farei uma postagem especial com eles. Quero mostrar minha "família" inteirinha!...hehehe

    O problema dos cachorrinhos é que cheiram mal e não são muito limpinhos. Meus gatos são educadíssimos e muito limpos, só fazem as necessidades em local prórpio, na areia comprada.

    Eu adoraria ter um cão pequeno, como o da Ruby (meu canto, minha prosa) ou o da Margareth (margaretss.com.br). Mas em casa todo mundo adora cachorros enormes e dentro de casa não rola. Meu quintal é pequeno. Só o collie tem uns 40 quilos!

    Depois vc os verá!

    São lindos de doer!

    Beijo grande em vc e nas menininhas!

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana,
    é a primeira vez que vejo bolo com azeite...
    Salvei a receita, qualquer hora dessas me atrevo!
    Bjs,
    Giovana

    ResponderExcluir
  4. Olá, Silvana!!!

    Seu blog é bem legal, adorei!

    Já que você mencionou, poderia explicar de que é feita a margarina, por favor?

    Muito obrigada e abraços!

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Meninas, perdoem-me a demora em responder!

    Gi, faça a receita, pq vc vai amar!

    Ana, te respondio lá em cima, no outro post.!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo