terça-feira, 29 de setembro de 2009

Decoupage em Vidro

Olá meninas!

Hoje as postagens estão em ritmo de fábrica...hehehe

Agora mostrarei a vocês minha nova descoberta: a decoupage em vidro. Muito fácil de fazer.

Eu fiz a decoupage com estilo craquelê, aquele quebradinho de superfície que dá um charme todo especial a qualquer peça!

O prato utilizado é um da linha "cristal", que não tenha desenhos, relevos, nervuras. Todo lisinho, tá? Vc vai trabalhar a parte de trás do prato.

Temos que ter em mãos a figura, o kit craquelex da Acrilex (R$ 8,95 e dá pra fazer de 8 a 10 pratos - vem com vidros no. 1 e no. 2), a pasta flex Daiara dourada e pincéis.

Limpe bem o pratinho com um paninho com álcool. Isso é importante.

Escolha e recorte a figura. Retire as películas do guardanapo. Escolhi as flores preferidas do meu pai: hibiscos!





Agora, nesta parte, não tome café, não trema, não respire muito forte: pegue um pincel largo e passe em todo o prato o vidrinho no. UM do kit craquelê. Em seguida, rapidinho, mas não muito pra não rasgar o desenho, cole a figura ao contrário, pelo avesso, entendeu? Lembre-se que teremos de ver o prato do outro lado!



Foto em close, para vocês não errarem!



Lembre-se de colocar a figura com MUITO cuidado, pois é fininha e pode rasgar. Ajeite-a. Passe o verniz no. 1 delicamente por cima dela e leve para secar muito bem (leva uma meia hora no máximo). Aqui a foto do prato seco.



Depois de bem sequinho vc vai usar o verniz do vidro no. 2. Com um pincel largo, passe em todo prato uma quantia que não seja pouca, mas que não deixe escorrer! Na foto ao fundo poderá ver a demão que passei e o prato já secando. Nem muito nem pouco! Qto mais passar, maior o craquelado.




Feito o craquelê no. 2, deixe o prato secar por uma hora ou mais! Depois de bem seco, pegue um pincel e passe a pasta Daiara dourada em todo o prato.







Depois de passado a pasta, pegue um retalhinho descartável e passe em toda a peça para retirar o excesso. Vc verá nas fotos seguintes o trabalho finalizado e como a pasta penetra em todas as reentrâncias do craquelê, dando um visual lindo!




Foto do prato e mais um pano de prato que fiz e 1800 e bolotas, qdo ainda se usava muito o estêncial. Como não sei fazer crochê, o barradinho eu dava para uma vizinha fazer pra mim.










Espero que tenham gostado. Ainda há  a possibilidade de pintar o prato de qualquer cor antes de aplicar o craquelê. Mas eu dei preferência à trasnparência, para ficar mais leve. Depois farei um pintado e mostrarei a vocês.

Se desejar, finalize com o ultraverniz. Eu não o fiz porque, segundo li, o craquelê aguenta bem, nem precisa. A pasta tb é valente. Fica assim mesmo.

Espero que gostem e façam para vender ou presentear. O custo final sai em torno de R$ 4,50, sendo que o prato custa R$ 2,30 - mas poderão conseguir mais em conta em suas cidades. Poderão vender por bem mais!

Beijoooooooooo








18 comentários:

  1. NOSSA! FICOU LINDO AMIGA!
    PARABÉNS E ME FAÇA ALGUNS! ACEITA ENCOMENDA?
    BEIJINHOS

    ANGELICA

    ResponderExcluir
  2. Tava falando com a Angélica e disse que tb adorei o seu prato, amiga.
    Vc tem muito talento viu?
    E o projeto social vai sair do papel - e da cabeça?
    Beijooo

    Cacau- de Brasilia

    ResponderExcluir
  3. Nossa que trabalho lindo!!
    Parabéns!! Adorei!
    Quanto aos bichos da horta nem me fala, ainda bem que aqui não dá, senão eu já teria desistido. Eu também moro em apartamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oi Silvana

    Demorou mas apareci e adorei seu blog , desculpe a demora , aqui em casa estou sempre correndo .
    Agora vou bater ponto aqui...rsrsrs

    bjs
    Tânia Silvia

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana,

    Acho lindo este trabalho. Tenho algumas peças que ganhei de presente, e tinha muita vontade de fazer os meus... agora já posso tentar! Obrigada pelas dicas preciosas. Abs, Sandra.

    ResponderExcluir
  6. Menina, o melhor passo a passo de prato que ja vi na vida.
    todos que tinha visto antes nem me animei a fazer mas com esse super passo a passo me aguarde....
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Amiga, estou boquiaberta nesse belíssimo trabalho! Ficou maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
    Eu estou com vários potinhos das papinhas da nestle, tenho pena de jogar fora. Queria aproveitar para algo. Daí pensei em fazer decoupage em vidros, mas ainda não consegui criar algo para esse potinhos. :(

    Se tiver alguma dica me diga.

    Sobre esses pratos, pensei agora nesse momento: fazer com guardanapos natalinos para colocar na ceia de natal e ano novo, ficará lindo!!! Amiga faça també, ficará 1000!!

    Vou pesquisar por aqui os pratos, e esses materiais, ficaria na cor dourada também. já que o motivos natalinos prefiro tons vermelhos...nossa estou anciosa com a ideia. Farei uma surpresa na ceia deste ano se der certo o plano. Viva!!

    Amo o natal, é uma data especial para mim...

    Beijos amiga e parabéns!!! Amei esse prato, vou copiar esse pap para mim!

    ResponderExcluir
  8. Veja bem...não aguentei apenas contemplar belo trabalho...levei para um post no meu blog divulgando você. Espero que goste.

    Beijos....

    ResponderExcluir
  9. OI Silvana, seu prato ficou lindo! Eu já conhecia esta técnica, inclusive fiz alguns trabalhos também. Coloquei tudo no blog, depois, se tiver curiosidade, pode pesquisar. Eu tenho outro blog também onde coloco todas as minhas artes, lá é mais fácil de encontrar as peças: http://asartesdacasa.blogspot.com beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, andei sumida né?
    mas sempre que dá venho aqui conferir o que andas fazendo e adorei essa ideia do prato, ficou lindo.
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu nunca consegui fazer um craquele decente!!!
    Mas fiquei animada!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu trabalho, parabéns!
    Até me animei a tentar fazer uns para o meu enxoval.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amiga!

    Passei para avisar que deixei um selinho para você com muita admiração no meu blog, é o Miss Manitas Mágicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Silvana!! Menina...Estou encantada com tanta coisa legal!! O PAP do prato,adorei!! E tudo mais,quero seguir seu blog para ver as novidades sempre,td bem? Sou nova nessa 'coisa' de blog,mas se puder dá uma olhadinha no meu,tá bom?
    Beijosss!!!!!

    ResponderExcluir
  15. oi silvana! desculpa a demora em responder, estou meio enrolada, meio às avessas, mas já sou tua seguidora! adorei teu prato ,lindo!
    vai lá em casa prá conhecr outra pessoa mara, que iz um post prá ela, tenho certeza que vc vai adora-la!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. oi silvana agora que li seu coments sobre o meu trabalho numa ong - lá eu era voluntária- pq fazer uma ong dá um trabalho danado- ate´participei de uma ong fi=ui das fundadoras , era diretoa, mas olha é dificil trabalhar - o ser humando é diverso - e deu muita complicação, agora fui convidade para participar d uma outra ong - estou toda entusiasmada , que é o que eu queria, trabalhar tb que nem vc com mulheres com baixo auto-estima, sem perspeciva de vida, e jovens prá tirar da marginalidade!mas isto demora!
    espero que vcs tenham sorte!é um lindo trabalho, já que o governo deveria fazer isto, ou pelo menos nos reembolsar não e mesmo?
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Silvana, tem selinho para você lá em casa.
    E esse pap hein? depois venho com calma para ver.
    Tchau!!!

    ResponderExcluir
  18. Lindo,adorei este prato,eu também estou a aprender, a trabalhar com decoupage,porque depois de umna festa de talentos fiquei encantada,com este artezanato,e quero aprender muito sobre esta arte,obriga pela ua experiençia,um beijo. de Alice

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo