sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Decoupage em Madeira

Olá!


Hoje vou mostrar meu primeiro passo-a-passo, mais conhecido na internet como PAP. Nossa, estou empolgada!


Mostrarei uma pequena caixinha de madeira. Olhando a lista de materiais dá a impressão que sai muito caro. Mas você tem que ver que esses materiais são econômicos e duram muito. Vc poderá aproveitar em outros trabalhos por muitas vezes. Eu garanto!

Material:
Caixinha de madeira
Imagem: em papel ou guardanapo
Pincéis
Tinta esmalte à base de água na cor branca 9para dar o fundo)
Tinta esmalte à base de água na sua cor preferida (vc também pode fazer a sua cor com pigmentos da marca Xadrez e tinta branca. Sai bem mais barato)
Lixa fininha
Tinta relevo Squizz dourada
Glitter dourado
Pasta Flex dourado médio da Daiara
Veniz fosco para finalizar.



Primeiro cumpra os quesitos iniciais necessários em qualquer decoupage em madeira: passe duas demãos de tinta branca. Eu uso a tinta esmalte à base de água da Coral - um galãozinho de 900ml, aqui no interior, sai por R$ 18,00. Nas capitais pode sair mais em conta. Dê duas demãos com intervalo para secagem.


Depois de sequinha, passe uma lixa bem fininha para tirar qualquer imperfeição e o trabalho ficar mais limpinho.




Depois de bem lixadinha, pinte com a cor desejada. Eu escolhi um tom creme bem suave. O famoso bege...rs. Dê duas demãos com intervalo para secagem.


Depois de bem sequinho, escolha a figura desejada. Eu escolhi um gatinho, por razões óbvias...rs



Cole a imagem escolhida na caixinha usando termolina com um pincel.. Muito cuidado para não rasgar.  Estique o desenho com o dedo enrolado num saquinho plástico. Depois finalize  passando mais termolina em cima da imagem, para garantir a fixação.
  
Depois de bem sequinha, eu usei tinta relevo para dar mais destaque à figura. Cada tubinho da marca Squizz - que não saiu na foto -, custa aqui R$ 3,00. Rende mais ou menos, então fica a sei critério fazer uso dessa tinta.




Como iniciante, caso vc erre na hora de passar (tem que apertar com firmeza, mas sem força), use um pincel pequeno para consertar.



Deixe secar muito bem, para garantir que não borre. No passo seguinte, dou um pulo de gato: uso a pasta flex ouro médio da Daiara. É um potinho pequeno, quase do mesmo tamanho de um de tinta pra tecido, mas rende muito, muito mesmo! Aqui na minha cidade custa R$ 11,00 em média, mas existem mais baratas no mercado. Tem cheirinho de cera de encerar o chão.




Pegue uma porção muito pequena e esparrame numa bandeja de isopor. Dê batidinhas com o pincel para garantir que não há grumos. Vá passando na caixinha com muita delicadeza, porque ela adere muito bem.



Passe também nas laterais da cainha, dando um pequeno efeito de pátina.



Depois desse processo terminado, não precisa secar. Em cima do gatinho, só pra dar um charme, coloquei um pouco de cola em alguns pontos e passei gliter dourado com o pincel. Mas muito pouquinho.


Depois da caixinha finalizada, não esqueça que tem que passar uma demão fina de verniz, para garantir o acabamento.

Olha aqui minha caixinha secando:





Espero que tenham gostado. É meu primeiro PAP, então me perdoem qualquer erro...rs

Beijos!





3 comentários:

  1. Uau! Adorei seu primeiro PAP...rsrsrs...e já vou aproveitando idéias...kkkk...oba!!

    Estou pintando uma caixinha para baralho, já dei as 2 demãos de base para artesanato, mas fico pensando em que usar para fazer um efeito diferente, daí surgiu esse seu PAP usando e apresentando para nós essa pasta...maravilha...eu não conheço muito ainda sobre pinturas...sou iniciante e muito...rsrsrs Adorei a idéia, colocarei em prática nesse final de semana.

    Bom sobre o link, pensei que falava sobre uma caixa de link que tem no meu blog. Tem a imagem da Sarah escrevendo, assim como no meu lay e abaixo o nome DEBORAH ARTES, o código que tem abaixo basta ser copiado e posto no seu blog em um gadget de html/java, assim fica a figura no seu blog. Confira lá no meu. Se gostar e desejar um para o seu, eu te envio um e-mail com um PAP(gostei disso...não conhecia também), explicando como fazer um link para o seu blog, escolha uma figura para apresentar o seu cantinho.
    Precisando de ajuda, estou por aqui!
    Virei sua seguidora e postarei seu endereço na minha lista de blogs.

    Sua palavras e forma de escrever, me faz lembrar de uma Amiga, madrinha de casamento e ex-chefe, que é doutora em língua portuguesa, ama Florbela e José Saramago. A forma de escrever parece ser típico. :)
    Fico encantada :) lendo.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Olá querida !

    Passeando pela net encontrei seu blog ... e AMEI !
    É muito lindo e criativo.

    ESPERO SUA VISITINHA, OK ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas eu não conhecia esta pasta flex sempre finalizo meus trabalhos com betume de judéia e adorei a dica de enrolar o dedo no saquinho plástico pois as vezes deixo de usar o guardanapo para não enrugar agora vou aproveitar a dica tenho muitos guardanapos lindos que estavão esquecidos bjs.e ficou linda sua caixa !

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo