domingo, 10 de janeiro de 2010

O que fazer num momento desses?






Olá Meninas Queridas!

Espero que estejam todas muito bem.

Eu sumi estes dias por dois motivos: um resfriado dos "brabos" me pegou de sopetão. O motivo é o de sempre: calor, suor, ventilador, gelado, banho frio e repeteco de tudo isso junto e misturado...rs

O segundo motivo é imensamente triste e me baqueou de vez...

Soube que uma amiga de infância e que é minha vizinha próxima está com câncer no fígado e no reto. Ela descobriu há um mês e o caso não tem solução, está bem adiantado. Ela está minguando, bem magrinha e abatida.

Nós fomos amiguinhas de infância e me lembro das vezes em que íamos ao clube do nosso bairro nadar e brincar. Brincávamos muito, conversávamos, ríamos a valer.

Depois passamos a nos ver menos. Na adolescência eu era "nerd" e, talvez por esse motivo, tenhamos nos distanciado um pouco. Depois fui fazer faculdade fora da cidade e nos separamos por alguns anos.

Ela virou uma moça linda, de corpo escultural e no bairro os meninos "quebravam" o pescoço ao vê-la passar. Mas, nem por isso, ela deixou de continuar sendo a mesma menina de sempre, simpática, simples, que me cumprimentava e parava para bater papo.

Sempre foi uma menina linda, alegre, cheia de vida, baladeira, festeira. Geórgia sempre foi sinônimo de vida.

Casou-se, teve a linda Giullia que hoje é uma mocinha de uns 15 anos, separou-se e namora há anos um músico bem conhecido da cidade. A baladeira tornou-se católica praticante e colaboradora da paróquia do bairro nas horas vagas. A típica moça de bem, muito trabalhadeira e honesta, que bravamente cria a filha sozinha.

A vida dela, depois de uns altos e baixos financeiros, estava se estabilizando, entrando nos eixos e os planos de futuro eram radiantes, sendo que incluía uma faculdade - sempre tão sonhada, mas que não pode ser alcançada com a morte precoce do pai, o maior provedor do lar.

Eu me pergunto por que isso agora? Por que essa doença tão vil surgiu nesse momento em que ela sossegava dos problemas? Por que em uma moça com menos de 40 anos? Jovem, cheia de vida, alegre, amiga, boa mãe, boa irmã, boa filha...

Não entendo estes desígnios que temos de aceitar, pois não há como lutar contra. A gente tem de aceitar e pronto! Sem negociação, sem adiamentos, sem possibilidade de acordo ou desistência.

Nesse momento minhas lágrimas impedem que eu traça um perfil digno da doce e batalhadora Geórgia.

Como disse Jules Renard: "Não é possível chorar e pensar ao mesmo tempo, pois cada pensamento absorve uma lágrima." 

Gostaria imensamente de ter a fé que a Geórgia tem, que encontra-se tranquila e falando sem sustos de um assunto desses.

Se eu tivesse essa fé, rogaria para que lhe concedessem uma chance a mais. Uma chance de ver sua filha se formar, se casar, lhe dar netos, lhe encher de orgulho...

Eu não sei o que fazer num momento desses: se devo visitá-la mais vezes, telefonar, me distanciar... Sofro pela insegurança de não saber ajudá-la, de não saber confortá-la. De simplesmente não saber como agir ...

Eu, que tanto já alcancei em minha vida, que tantos degraus subi, me enxergo infinitamente inferior a essa doce menina com sua fé inabalável.

Que o tratamento lhe seja digno, que a dor lhe seja mínima, que a fé permaneça irretocável, que o mundo lhe seja leve...

********

Eu me lembrei hoje a tarde de que um dia, quando éramos crianças, fomos eu, a Geórgia e outras meninas numa chácara na rua da nossa casa pedir autógrafo a um famoso cantor.

Devíamos ter uns 9 anos e ficamos de longe vendo o tal cantor famoso jogar bola. Demos risadas do péssimo jogador que era e nos emocionamos quando a primeira pessoa famosa do mundo nos deu a mão e nos beijou o rosto.

Voltamos alegres para casa com o autógrado do tal cantor nas mãos e tivemos assunto com as amiguinhas por um mês. Depois fazíamos rodinha de meninas para cantar as músicas dele que sempre estava em todas as novelas.

O cantor era o Fagner.






Tenham todas uma ótima semana!

Beijoooooooo!

12 comentários:

  1. Putz amiga como é esse doença é dura, mais acredito que Deus dará uma chance de vida para sua amiga. Cada um de nós temos o nosso tempo pré determinado pela passagem aqui na Terra, se Deus achar que ela já cumpriu o que lhe foi designado, recolherá para ficar do lado dos anjinhos do céu.
    Porém conheço pessoas que conseguiram se recuperar do câncer e que hoje usam a experiência para ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema.
    É duro para a familia e os amigos aceitar e ver a pessoa tão amada com essa doença, mais acredite amiga, Deus é maior que tudo isso!!!
    Tenha fé e ore muito por ela e pelo conforto de sua familia. Acredite!!!
    Bjos e tenha um ótimo começo de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi queridona, Deus as vezes nos prega cada peça né ?? Mas isso tudo é para que possamos crescer e cada vez mais aprendermos a ter fé.
    Tenha fé que tudo não acontece por acaso, tudo na nossa vida acontece porque é nosso destino, eu demorei muito para aprender isso, e cada vez mais tenho fé nas pessoas e em Deus.
    Reze muito para Madalena ... ela ajuda muito, e ajudará a Georgia também com toda certeza.
    Precisando, estou sempre aqui tá.
    Beijos mil
    http://meumundocordeabobora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Silvana, que susto, achei que era algo com o Tutu quando vi o título...e, no entanto, é algo muito triste, pois é com um ser humano, que como vc diz, é uma ótima pessoa, linda, cheia de razões pra viver...Olha, sem ser pessimista, mas sendo fatalista como vc sabe que sou...acho que as coisas acontecem simplesmente pq tem que acontecer...se for a hora dela, não há nada que impeça...mas sse não for, tb nada impedirá que ela sobreviva...afinal os ditos "milagres" estão aí e a toda hora a gente vê...gente desenganada que derrepente tem uma sobrevida de anos e anos...o prognóstico não é realmente dos melhores, pois no fígado, vc sabe como é complicado, mas se não é pra ela ir agora, não irá...Eu creio nisso, pode ser que a fé ajude nessas horas a dar energia positiva às pessoas e uma força extra...mas, que seu sofrimento, seja leve e breve...torço pela sua cura, vou pensar muito positivamente na Geórgia, pra que ela consiga sair dessa. Espero que sim, que sua hora ainda não tenha chegado.
    Desculpa amiga se não pude te consolar da maneira certa, sei que ter religião nessas horas funciona bastante, mas como não tenho, fico torcendo daqui.
    Boa sorte, ou como se diz na Itália, Auguri!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Silvana! Sei que deves estar abalada pela tua amiga, a dois anos passei a mesma situação com uma grande amiga, também cancer do estomago, depois de um ano apareceu no fígado , e lá se foi a Glória uma pessoa do bem. Amiga é triste, mais se pensarmos que apenas viajamos através da vida, que uns embarcam antes de nós.Visite tua amiga, fique do lado, deixe ela falar de suas dores, ampare, não precisa falar nada. Conforte tua amiga Georgia, com tua presença. Amiga muitos beijos e força para ti , poder ajudar tua amiga. beijocas Analú

    ResponderExcluir
  5. Ai Silvana, que triste. Mas acho que nessas horas um abraço é sempre um abraço. É aconchego, é calor, é amizade. Ainda que vc não possa fazer nada, vale o abraço. As vezes a doença afugenta os amigos e as pessoas se sentem muito sozinhas. Tenho certeza que vc encontrará um meio de levar um sorriso e carinho para sua amiga de infância.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga,que triste!!!
    Sabe,em dezembro faleceu uma amiga minha com cancêr no estômago,ela era uma pessoa também de muita fé,alegre,cheia de vida.Tinha planos de futuro que compartilhava com todos.Um dia sentiu dores no estômago,foi ao médico que pediu uns exames urgentes,na mesma semana foi marcada uma cirurgia que não deu resultado,pois quando o médico abriu e viu a situação somente fechou porque não podia fazer nada,estava tudo tomado por esta terrível enfermidade.Três meses,foi o que lhe restou de vida.Neste curto espaço de tempo vimos uma pessoa aparentemente saudável definhar dia após dia até a morte.Mas,sabe o que é mais surpreendente?É que enquanto ela teve forças ela animou à todos que a rodeavam com palavras de fé,com um sorriso...sempre declarando que Deus é soberano sobre todas as coisas,sobre tudo o que acontece.Ela deixou um filho de 13 anos,e enquanto estava viva confortou tanto este filho,que após a sua morte,ele chorou sim,está sofrendo a perda sim,mas consciente da soberania de Deus e crendo que sua mãe alcançou excelente lugar nos braços do Pai.E,tudo isso Sil,serviu para mim como uma lição em muitas áreas de minha vida,...viver mais intensamente cada momento,olhar o lado bom das coisas,não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje,principalmente com relação a Deus e aos nossos entes queridos.Porque não sabemos como vai ser o minuto seguinte das nossas vidas...
    Eu penso que num momento desse não devemos dizer nada,até porque...dizer o que não é mesmo.Mas visite sua amiga,dê seu carinho,sua amizade...tenho certeza que vai ser importante para ela.
    Mas,como para Deus "nada" é impossível,vamos orar por sua amiga,como fizemos com minha amiga Néia:oramos até o último instante;e quando ela faleceu,agradecemos e louvamos Deus pela vida que ela teve enquanto estava entre nós.
    Deus te abençoe,amiga querida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Silvana, nem sei o que faria numa situação dessas também. Juro!
    Só espero que você econtre a resposta dentro de si, e que Deus abençoe sua amiga. Espero que ela não sofra muito...

    ResponderExcluir
  8. Sil, que triste vou rezar para ela...
    E traga noticias tá?

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida Silvana,
    Situação sem saída fácil, sei como é, a maior parte de minha família padeceu desse mal, meus avós, meus tios, minhas tias, meu pai e até meu gato, vc sabe.
    Diria que o melhor que vc pode fazer é estar ao lado da sua amiga, conversando quando ela quiser, acompanhando ao médico se ela precisar, dizendo a ela do seu carinho e do seu pesar por vê-la doente, não esconda seu afeto e não se afaste nessa hora delicada, mesmo que a pessoa diga que está tudo bem, sabemos que não está.
    Quando vc se sentir demasiadamente angustiada, sente num cantinho, chore o quanto precisar, isso é normal, todos nós temos dificuldade de aceitar os limites físicos da vida.
    Bem, vc sabe, saudade fica com a gente, mas, quem sabe se Georgia vai ficar boa? Não perca as esperanças, para Deus tudo é possível.
    Desculpe, minhas ideias estão emboladas, sempre torço para a cura de alguém que está com câncer, eu acredito em milagres.
    Ter uma amiga como vc com certeza é uma grande alegria para a Georgia, esteja por perto, afeto é tudo.
    Um abraço com muito carinho e uma beijoca,

    ResponderExcluir
  10. Silvana amiga! chorei junto agora contigo!senti toda esta dor- uma amiga com uma doença destas, a gente se revolta mesmo! mas sabe o que eu acho que tu deve fazer - ir visita-la todos os dias, agrada-la, faze-la rir, conta tudo isto que nos contou, nao deixe ela sozinha, não deixe ela esquecer de ti! nem precisa falar mito não, só estando do lado - amiga é assim -é para estas horas tb- não se afaste dela não - mostre todo este amor à ela!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. olá
    imagino sua dor.
    mas sua amiga veio a este mundo com um proposito, talvez ela já o tenha cumprido,talvez não...
    mas todos ainda terão tempo de aprender com ela um pouco mais sobre viver e morrer.
    tive amigos que já se foram.
    eu nunca esqueci o que aprendi com eles...
    aprenda com georgia... ofereça apoio qdo ela precisar...vc terá algo muito bonito em troca, pois haverá momentos em que ela consolará vc sobre suas dores.
    e vc verá como são pequenas perto doque ela tem.
    bj e tenha fé.
    lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!! ando sem tempo para visitar os blogues preferidos, fiquei triste com oq escreveu, mas a única coisa q posso te dizer é q dê atenção a ela, lembre das coisas q viveram juntas, momentos alegres, a alegria é um grande remédio junto com a Fé, não desanime!!!

    beijo grande!!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo