terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tente Outra Vez



Foto de São Luís do Paraitinga - SP




Olá Queridas!

Espero que estejam todas bem, curtindo muito as férias, os filhos, os dias de folga, o respectivo companheiro etc...

Venho falar de um assunto que muito me entristeceu nos últimos dias: as enchentes em São Luís do Paraitinga.

Para quem não conhece, São Luís do Paraitinga fica encrustrada no Vale do Paraíba, interior de SP. Uma cidadezinha histórica com pouco mais de 10 mil habitantes, fundada no século XVIII. Casarões centenários, ruas lindas e limpas, paisagem exuberante, filhos ilustres (entre eles Oswaldo Cruz!!).

Há pelo menos 10 anos sonho em morar nessa cidade. Sabe aquela sensação que você tem que pertence ao lugar mesmo tendo estado lá poucas vezes? Uma sensação boa, de aconchego, de abraço... inexplicável! E foi assim que me senti quando passei por lá por acaso, voltando de uma viagem ao Rio. Eu me apaixonei e me vi ali, naquelas varandas antigas, vendo as pessoas passarem, envelhecendo com paz e sabedoria...

Sempre digo ao meu irmão que se ganhar na mega sena e sumir do mapa, é lá que estarei: entre as montanhas, vales, rios límpidos, cachoeiras, fazendas antigas, povo bom e ordeiro, clima ameno, 30 minutos de Ubatuba, apenas 2 horas de Sampa, praticamente dentro da Serra da Bocaina...

E lá em Paraitinga estarei dançando no carnaval de rua mais lindo do Brasil: um carnaval que só toca marchinhas antigas, onde axé, funk e outras nojeiras do gênero não são permitidos. E caçando Sacis, afinal lá é sede nacional dessa lenda folclórica! E dançando nas grandes comemorações regionais da cidade: em congadas, catiras, cavalhadas, fitas, caranguejo, sabão, viuvinha, divino, reis... etc!

Ao menos para mim, que sou tão ligada a valores regionais e à natureza, esse lugar teria tudo para ser classificado como "perfeito"!

Mas no Ano Novo a chuva devastou essa pequena cidade. Uma cidade histórica sucumbiu com a cheia de mais de 10 metros do Rio Paraitinga. Teria tudo para ser classificado como mais um fenômeno da natureza, não fosse o fato de que isso nunca aconteceu antes em mais de 300 anos de história.

Agora começam a surgir as especulações: dizem que a Sabesp errou ao abrir comportas próximas a SP, jogando um turbilhão de águas no Rio Paraitinga. Outros dizem que o INPE avisou a Defesa Civil de SP que essa tragédia aconteceria com pelo menos 3 das de antecedência... e nada foi feito. A cidade não foi avisada e toda uma história se perdeu nessas águas.

José Serra, uma vez mais, se esquiva do assunto e diz o mesmo que Sérgio Cabral diz no Rio: choveu mais que o esperado. Todo ano a mesma ladainha a rezar e nada é feito.

Hoje a lindíssima cidade de Atibaia, que fica a 70 km de SP, foi inundada: descobriu-se que outra comporta da Sabesp foi aberta para evitar alagamentos em Sampa. É quase inacreditável que um governo desses tenha tamanha irresponsabilidade!!

E a minha linda São Luís do Paraitinga está lá, ao léu, em carne viva, sangrando, com seus monumentos centenários abalados ou completamente destruídos. A Defesa Civil levou 3 dias para chegar ao local, não por impossibilidade técnica, mas por incompetência desse governo irresponsável. Uma desídia fenomenal, cruel, que joga por terra toda uma história de séculos.

Mesmo com tanta desgraça, tenho esperanças de que minha São Luís do Paraitinga se reerga, se recomponha, receba a ajuda que merece e a atenção que lhe é devida e que nunca teve. Que este governo espúrio do PSDB tenha um lampejo de dignidade e lhe conceda a ajuda merecida.

Na Europa cidades inteiras foram destruídas em várias guerras e conseguiram se recompor mais belas ainda! Estou certa de que com a minha São Luís do Paraitinga será assim!

Vejam algumas fotos dessa cidade maravilhosa:



Interior da Igreja Matriz, que ruiu com as enchentes




São Luís do Paraitinga: um monumento à beleza!



Centro da cidade enfeitada para o carnaval de 2008



Centro da cidade repleto de turistas


Carnaval de rua de 2008: apenas marchinhas e sem baderna!




Fogão à lenha com as panelas típicas da região


Sim, eu estou certa de que a cidade irá renascer como Fênix: ainda mais linda e mais bela!

Afinal, como disse o maluco beleza Raul Seixas, tente outra vez!!

TENTE OUTRA VEZ

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...





Quem desejar ajudar ou saber mais sobre a enchente que devastou a linda São Luís do Paraitinga, clique aqui.



**********

Meninas:

Tenham todas um excelente dia!

Beijoooo

13 comentários:

  1. Eu amo esta cidade! E estou tão triste e revoltada quanto vc!
    Lógico que as mortes em Angra nos chocam e entristecem. Mas é revoltante saber que o Governo do Estado poderia ter evitado o desaparecimento de uma cidade tão linda e tão importante, mas nada fez...
    E este senhor quer ser presidente do país.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o Sérgio Cabral no fim do ano passado assinou um decreto permitindo novas construções naquela área da Ilha Grande, no fundo tudo é interesse financeiro, eles querem é faturar, eu não confio em nenhum político, do vereador ao presidente da República, sorry.
    Que linda cidade, o povo de lá provavelmente vai arregaçar as mangas e botar tudo em ordem de novo, esperar que governantes consertem seus próprios estragos é ingenuidade.
    Sil, o que posso dizer do Rio de Janeiro?
    Cidade de natureza tão linda, mais maltratada, impossível, é triste.
    Beijocas,

    ResponderExcluir
  3. OI Silvana, fiquei triste tb com tantas desgraças acontecendo, nossos governos estõa mal nessa historia, e todo ano se repete a mesma coisa.
    Enfim, vim desejar um feliz ano novo e agradecer pelas visitas , estou em falta com muitas amigas , não dá mais tempo para ficar só no blog infelizmente. Olha vou viajar dentro de alguns dias , mas depois passo por aqui, espero que a cidadezinha que tanto ama consiga se reerguer !!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiêê Sil.. eu não conhecia essa cidade até ver na TV a enchente alagando tudo por lá. Foi muito triste, as pessoas perdendo tudo, o patrimônio histórico indo literalmente para o ralo.
    Mudando um pouquinho de assunto, fiquei esses dias sumida porque estava de folga e aproveitei para dar uma adiantada nos meus trabalhinhos, os seus presentes já estão quase todos prontos, é que estou bordando todos a mão, já que ainda não consegui mexer na máquina de costura. hehehehe
    E o Tutuzinho???? Espero que esteja tudo bem com ele e com todos os outros seus animais.
    Espero noticias... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga não conheço essa cidade, mas as imagens reflete tuda a beleza de mais um cantinho do nosso Brasilzão!!!
    É triste o descaso do governo com as cidades desse nosso país que eu amo tanto... cidades inteiras sendo levadas pelas enchentes... famílias inteiras sendo levadas pela chuva!!
    É o que eu sempre digo, vamos cuidar do mundo para que o mundo cuide da gente.
    Bjokas com saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Puxa Silvana, lamento muito o que aconteceu, assim como o que está acontecendo no Rio, aqui no sul, e no planeta todo, né?
    A cada um de nós que nos importamos, e pranteamos com essa desordem, social, ecologica e natural da vida, cabe apenas fazermos nossa parte e não deixar que este episódio seja de ordem natural ou não (sem comentários, né?) seja esquecido.
    A esta cidade meu carinho e solidariedade, com os votos da reconstrução rápida e sólida.
    Beijos mágicos

    ResponderExcluir
  7. Vamos torcer , o povo brasileiro é forte... acho que é isso o que os nossos governantes pensam também a nosso respeito... afff, tô cansada de ver o povo levar "rasteira", beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga saudades de vc do blog esses dias assando no MS quase morri de calor meu Deus... passei pertinho da sua cidade, na Rodovia Marechal Rondom e não é que lembrei de vc...
    Ai a cidade de São Luis assim me entristece muito..pertinho de mim é muito triste..e cade os politicos??? o povo brasileiro é quem esta ajudandando..

    beijão amiga

    ResponderExcluir
  9. Muito muito triste mesmo essa estória...quanta coisa bela indo com as águas e, pior, quanta gente morrendo sem necessidade...deixar as encostas de Angra dos Reis serem tomadas pelas favelas, sabendo que aaquilo é uma cobertura fina em cima de uma pedra lisa igual sabão...é um descaso sem fim....já nem falo da pousada da Ilha Grande, pois o Ibama é quem não deveria ter permitido a construção...mas e as favelas, que aqui no Rio a cada dia nasce uma, dez, mil?
    Voto... pobre dá voto, quanto mais melhor, quanto mais gente, umas em cima das outras melhor...quanto mais gente nas grandes cidades pra votar nesses incapazes, melhor...cambada! Não escapa um! A começar pelo seu presidente...lá na Bahia...lá ficou...enchendo a cara na praia...Lindo país esse nosso!
    Bem ,chega de políticos de M....vamos à Itália...minha filha morou lá e ama os italianos, assim como eu...brasileiro lá fora está mal visto mesmo, até em portugal tratam os brasileiros meio mal, acham que estão tirando o emprego do povo...e estão mesmo, aliás, a Europa está cheia de gente de países pobres tentando a vida por lá...fazer o que? temos que aguentar a xenofobia deles, mas eu fui bem tratada, no geral, só um ou outro foi grosseiro.
    Mas eu adoraria conhecer meus parentes por lá, ainda tenho essa esperança...
    Beijos, querida, com certeza, essas cidades renascerão das cinzas, como sempre, para serem pisoteadas novamente por essa corja...Infelizmente aqui é assim...

    ResponderExcluir
  10. Oieeeeeeee SIL!!! passei para deixar um oizão, cheguei em casa na segunda e já cheguei debaixo d´agua, essa cidade tá um caos e a zona leste??? o o subprefeito falou q ia pedir ao papai Noel falar com S. Pedro não mandar mais chuva, essa a providência q ele iria tomar!?! enquanto as famílias naquelas condições a mais de 1 mês, enfim...tanta coisa triste acontecendo tantas vidas perdidas e tanta indiferença...
    Bom querida!!! beijos 10000 para vc e Feliz 2010!!

    ResponderExcluir
  11. Oi queri! Muito triste tudo isso. Mas é a natureza respondendo por tudo o que temos feito com ela. Fiquei muito emocionada quando vi um rapaz desta cidade dizendo que a população iria se unir e reconstruir tudo de novo. Bem como vc colocou. Tente outra vez. A positividade do rapaz me emocionou muito. Recomeçar sempre! Mas manda notícias do Tutu né... vc naum falou mais dele... como está nosso gatão charmoso???? Saudadinhas... bjusss e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona, queridona, poderosa, minha escritora favorita ..... pronto, agora acho que estou de volta, esse final de ano foi muito chato para mim, meio que hibernei, sabe como é ??? Tenho que pedir desculpas pela falta, mas tudo já passou e 'EU VOLTEI, AGORA PARA FICAR...".
    Seu presentinho já está em casa, quero ver se consigo ir até o correio ainda essa semana e te mando OK, não é retribuição não viu ... mesmo porque não conseguiria retribuir o presentão que você me deu, mas é simples e de coração.
    Sil, há uns 5 anos atrás eu fui passar um final de semana com mais 2 casais de amigos e a minha amiga Margareth em São Luis do Paraitinga, ficamos num hotel muito bacana (não me lembro o nome, mas ficava num morro...), fomos exclusivamente para assistir a um festival de "Músicas de Quadrilha" ... olha só que barato, adoramos a cidade, e principalmente o festival, você não tem noção como foi legal .... a hora que eu vi na TV o que havia acontecido quase cai das pernas, cheguei a chorar de verdade, aquelas casinhas coloridas em volta da praça da igreja ... não dá nem para acreditar né ??
    Mas tenho fé que esse povo vai reerguer a cidade muito rápido, gente muito boa.
    Me aguarde querida ... voltou aos poucos kkkkk
    Beijos enormes.
    Muito sucesso em 2010.
    Estaremos sempre por perto OK.

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!
    Vim retribuir a visita e adorei seu cantinho!
    Já estou seguindo!
    Bjuu
    Pri

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo