domingo, 24 de janeiro de 2010

Haiti e as Mazelas Históricas





Olá Amadas!

Sei que estou atrasada para falar do Haiti, mas a correria diária não me permite a atualização que eu gostaria no meu blog. Tem sempre alguma coisa acontecendo na minha vida e, imediatamewnte, quero passá-la a vocês. E aí as pendências surgem...rs

Claro que estamos todos muito arrasados com essa tragédia do Haiti, não dá pra ser de outra forma.


Tenho lido reportagens de todo tipo e me deparei com uma, em questão, que muito me chamou a atenção e, portanto, trago para vocês opinarem.


É uma reportagem em que a competente jornalista Heloísa Vilela entrevista a embaixatriz brasileira no Haiti, Roseana Kipman.


Alguns alunos da Unicamp que estavam fazendo um trabalho no Haiti desancaram a falar mal da embaixatriz e eu fiquei com o pé atrás nessa questão... Eles disseram que ela recusou-se a ajudá-los logo após o incidente, o que sempre achei improvável. Disseram mais: que ela era "patricinha" e pouco afeita a ajudar ao próximo.


Então eu me perguntei: por que uma mulher patricinha e pouco afeita às mazelas sociais ainda estaria no Haiti uma semana depois do terremoto? E mais: as reportagens no Brasil confirmavam que ela havia feito o reconhecimento dos corpos de Zilda Arns e do secretário da Onu Luiz Carlos da Costa. Em meus devaneios já pensava: se fosse ela mesmo uma perua já teria picado a mula para a República Dominicana no dia seguinte! Afinal de contas a mulher que os rapazes da Unicamp descreveram não seria capaz de reconhecer corpos esmagados ou em adiantado estado de putrefação...


Enfim, para resumir o caso, em sua reportagem Heloísa Vilela, de certo modo, "desmascarou" os rapazes da Unicamp. A conclusão a que se pode chegar é que esses caras queriam aproveitar a tragédia do Haiti para se prostrarem de vítima na mídia brasileira - mídia que já é um lixo total. Obviamente a nossa imprensa comprou a briga dos rapazes para, assim, ter como falar mal da atuação do Lula no caso Haiti. só que, uma vez mais para a desgraça deles, caíram numa grande cilada...rs


O relato da nossa embaixatriz sobre as desgraças do Haiti antecedem muito o ocorrido e, deixo para vocês, algumas dessas declarações que são, no mínimo, chocantes:

Violência contra mulheres

“Os homens engravidam várias mulheres ao mesmo tempo. As mulheres gostam da gravidez porque esse é o único momento em que elas não apanham. Elas vivem apanhando dos maridos, mas quando estão grávidas ficam nove meses sem apanhar. Por isso, quando falamos para as mulheres que elas precisam evitar a gravidez, elas retrucam que é o único momento em que não apanham. É impossível fazer um controle de natalidade no Haiti.”

O abuso contra as crianças

“Não são apenas as mulheres que apanham dos homens. As crianças também sofrem muito com esse tipo de violência. Há uma imposição grande por parte do sexo masculino e isso se reflete em violência. A situação das crianças aqui é sempre ruim. Foi sempre assim. Os pais não tem o mínimo de cuidado com os filhos. Essas crianças que perderam os pais no terremoto vão ter duas alternativas: ir para orfanatos ou ficar nas ruas e se transformarem em bandidos.”

Mais sobre o sofrido Haiti, por Roseana Kipman

Roseana Kipman dá aulas de português aqui no Haiti. Mas ensina muito mais aos brasileiros, que chegam aqui com visões pré-concebidas do país. “Essa historia de que eles estão queimando corpos porque são violentos, esse monte de coisa que estão falando lá no Brasil, não é nada disso… Eles aqui acreditam que quem morre sem uma parte do corpo vai voltar na próxima vida sem aquela parte. Por isso, eles queimam o corpo”.


Pra mim, em particular, ela esclareceu algo que vinha me embatucando desde que botei o pé em Porto Príncipe. Em dez dias de trabalho, entrevistei várias pessoas que perderam tudo, inclusive os parentes. Mães sem filhos, filhos sem pais, etc. E nesses dias todos, vi apenas uma mulher chorar, desesperada.


A embaixatriz esclareceu. Disse que esse aqui é um povo sobrevivente. Que já passou e ainda passa por muitas privações. O índice de mortalidade infantil é muito alto. “Ninguém pode ficar se apegando a uma criança que pode morrer”. É, como repetiu dona Roseana, uma questão de sobrevivência. Outro exemplo? As pessoas comem, em media, um prato de comida, dia sim, dia não. E os mais fortes são os primeiros a comer. As crianças ficam para o fim. Um homem forte pode salvar uma criança. Mas alimentar a criança que não vai poder salvar a vida de um adulto forte não faria o menor sentido.


E por aí vai. A lista é longa. Olhar o país com um filtro que já veio pronto, no momento de uma tragédia como esta, não vai permitir a ninguém compreender o que se passa, já se passou e ainda vai se passar no Haiti. Falar de violência quando os haitianos retiram mercadorias das lojas que ruíram e que as retroescavadeiras começam a limpar é, no mínimo, um erro de interpretação.


Ao lado dessas lojas, barraquinhas vendem de tudo. As feiras, nas ruas, estão abarrotadas de produtos. Se houvesse violência e vandalismo, todos os vendedores seriam atacados. E nós, obviamente estrangeiros, também. Andei no meio dos chamados saques. Nunca me senti ameaçada. Nunca senti medo de ser assaltada ou tratada com brutalidade. Conheci um povo pacífico, que sorri fácil quando a gente chega perto.


Dona Roseana Kipman não é daquelas otimistas ingênuas. Ela diz que o Haiti já passou por três furacões no ano passado e agora um terremoto. “Que será que vai acontecer no ano que vem?”, ela pergunta. Eu tento uma saída positiva: vai ser ano de reconstrução. Mas ela me corrige: “Vamos ver. Deus é um cara divertido!”.


****


Bom, depois de uma entrevista como essa, só posso agradecer  à competente Heloísa Vilela todo o trabalho que está fazendo por lá. E, é evidente, agradecer o imenso trabalho da nossa embaixatriz que, esclareço, não é paga para isso. Embaixatriz não é cargo de governo, ela é apenas a esposa do embaixador Igor Kipman e não precisaria fazer todo esse lindo trabalho voluntário. Se faz é porque tem um imenso coração...


E, aos rapazes da Unicamp, espero que um dia sejam homens de verdade e passem a relatar os fatos em toda sua magnitude e não apenas vislumbrando o próprio umbigo.


O relato da nossa embaixatriz deixa claro porque tem tantas crianças assim no Haiti: é um problema de ordem social severa! Os homem batem, descem o cacete nas mulheres e nas crianças! Na visão deles as mulheres são seres inferiores, assim como as crianças.


Um país com essa dimensão de problemas sociais que grande parte do mundo desconhece dificilmente entrará nos trilhos sem uma intervenção externa brusca. É um trabalho lento que, talvez, surta resultados.


O importante no momento é ajudar aquele povo como um todo e, depois, tentarmos estratégias mais eficientes de igualdade social. Afinal, um país em que a miséria assola quase na totalidade, fica difícil exigir dos homens uma postura diferente, que não seja a da sobrevivência. Primeiro temos de fazer com que a fome acabe e que essa luta desenfreada pela sobrevivência seja extirpada. Depois profissionalizar essas pessoas dando-lhes condições de sobreviverem com emprego e dignidade.


Somente depois disso é que conseguiremos fazer com que alguma igualdade de sexos chegue por lá... Infelizmente, essa é a realidade atual que, demorará muito, será modificada.

E nós, mulheres, continamos a ser alvo de agressões milenares...









***********


SANDY-CES


Eu li essa semana que passou que a cantora (?) Sandy, da antiga dupla Sandy e Júnior, por meio de seu twiitter, desceu a lenha no governo Lula por encaminhar US$ 15 milhões de dólares de ajuda aos haitianos. Disse que esse dinheiro deveria ser empregado na ajuda aos desabrigados das enchentes.


A cada dia que passo chego à conclusão que o descaso humano não tem limites! Quando a gente acha que já viu de tudo nessa vida, vem essa cantorazinha de 5a. categoria dar opiniões sobre o que desconhece. Nascida e criada a pão-de-ló e sob os mimos de holofotes de todo o Brasil, mal sabendo se expressar, chega à sábia conclusão de que os haitianos não deveriam ser ajudados pelo Brasil...


A ajuda inicialmente determinada pelo Brasil equivaleira, para cada brasileiro, doar de sua renda R$ 1,50 - isso mesmo, mais barato que um bombom. Alguém aqui se recusaria a doar essa quantia para salvar vidas no Haiti? Eu, não!!


E mais: os mortos do Haiti, se se confirmarem em 100.000, equivaleria a mais de 2 milhões de brasileiros mortos ao mesmo tempo! Será que para a Sandy fica assim tão difícil fazer essas contas? Já que desconhece a palavra solidariedade, será que não estudou matemática na escola?


A Sandy que só diz sandy-ces confirma o que eu já suspeitava há algum tempo: que o twitter está se tornando, infelizmente, um antro de pequenos burgueses a palpitar sobre o que desconhecem. São vários! De Luciano Huck, passando por Fiorela não sei o que, Fernanda Paes sem Leme e outros boçais de baixo escalão.

Palpites e piadas infelizes, como a do humorista Rafinha, do CQC, que escreveu em seu twitter: "terremoto no haitchimmmm...kkkk". Será que não tem capacidade e simancol de fazer piadas com outra coisa que não seja a desgraça alheia?


Ok, o país é livre e cada que manifeste a sua opinião como bem entender. Porém, pessoas públicas como eles deveriam saber o peso diferenciado do que pensam. E, se desconhecem tratados internacionais de ajuda humanitária e números matemáticos, calem-se, para o bem do nosso país! Parem de influenciar maleficamente adolescentes em formação de caráter!


Ao invés da Sandy-ce ser infeliz a esse ponto, por que não fez como os artistas americanos que se reuniram para fazer shows num mega-evento que arrecadou U$ 30 milhões de dólares?? Por que não usou seu twiiter e sua influência para angariar fundos aos desabrigados do Haiti ou das enchentes?

Sabe por que? Porque lhe falta bom senso e solidariedade, porque só sabe cantar em criança esperança para aparecer na Rede Bobo, porque o seu mundo se resume ao próprio umbigo e porque lhe sobra arrogância. E porque se acham muito inteligentes e espertos... Pobres de espírito, infelizes de alma... grrrrr.

Nojo, muito nojo dessa corja...

Alguém aí passe o balde pra eu vomitar, por favor... blergh!





**********



Fofas de Domingão!  :O)




Por enquanto é isso: apenas meu desabafo pessoal sobre os últimos acontecimentos.


Minhas conclusões sob a ótica da nossa embaixatriz e meu atroz repúdio às sandy-ces daquela maluca...


Beijoooo e um excelente começo de semana para todas!







15 comentários:

  1. Nossa amiga muito bom ler tudo isso q vc postou hj. Não dá prá ficar de olhos fechados. Na empresa em q trabalho uma funcionária sugeriu q coletássemos o q pudéssemos para doações. Foi duro ver e sentir os olhares de "o q eu tenho com isso?". Infelizmente tem muita gente por aí q ainda pensa q o mundo gira no seu umbigo. bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi silvana!
    Muito interessantes e pertinentes as suas colocações.
    No meu post de hoje, faço uma alusão a você...rsrsrs. Passe lá pra ver.
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  3. Silvana a minha dona gostou muito de ler o que escreveste,ela manda dizer que o baú foi todo forrado a papel
    Eu gostáva de ter um dos teus gatinhos nos meus amigos!!
    Muitos ron..rons para ti e bjs da minha dona
    Kika e Graça

    ResponderExcluir
  4. Sil eu concordo com vc e inclusive sinto vegonha de reações como as dos estudantes da Unicamp, faculdade a qual é muito concorrida e apenas os mais preparados conseguem ingressar, sendo assim, devendo conter no mínimo conhecimento de todos os fatos e pensar com cárater.
    Mas tenho que discordar dos comentários sobre a Sandy, eu a conheço e sou fã e seu comentário foi mal interpretado e distorcidos por alguns meios de comunicação, eu acompanho o twitter e o que ela disse é que na sua visão, a tragédia no Haiti estava tendo uma maior repercursão pela mídia, deixando de lado tragédias que estavam e estão acontecendo no Brasil, mas não que estivesse boicotando a ajuda encaminhada ao Haiti ou mesmo questionando, inclusive em seu twitter ela colocou um link que ensina como ajudar as vítimas caribenhas.
    Bom eu acho que gosto não se discute e cada um gosta e respeita quem acha que deve.
    Bjokas muitas!!! Sempre é bom ler seus textos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!!!

    A Pretinha é SRD, ou seja vira lata rs..., mas é linda né? eu peguei ela na rua com umas 100gr no máximo era tão miuda, eu tinha 12 anos farei 31 na quarta feira só fazer as contas tá velinha né, nossa ela era tão pequena faminta, q quando fui dar comida a ela dá primeira vez quase me atacou rs...toda arrepiada fazendo FFFFFFFF para mim hahahaha
    putz as letrinhas vou tentar mudar, eu acabei esquecendo vou lá agora pq tá letra de formiguinha né?
    beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Tauana!

    Adoro vê-la aqui em meu cantinho! :O)

    E me dói muito criticar a Unicamp, pois é uma das faculdades onde me formei. Mas a verdade é que muitos de lá acham sabichões...rs

    Qto à Sandy, acho que você não entendeu a gravidade das palavras dela, que foram:

    "- Tudo bem que a quantidade de vítimas foi bem maior no Haiti do que a de vítimas de catástrofes aqui no Brasil; mas tenho ouvido muuuito [sic] mais notícias de gente se mobilizando para ajudar o Haiti do que eu vi acontecer por aqui. Será que isso é justificável?"

    Ela falava a respeito das 50 vítimas das enchentes em Angra. Sei que catástrofes não devem ser comparadas, mas morreram mais de 100.000 pessoas no Haiti! Ser humano é ser humano em qualquer lugar, qualquer país. São vidas que se perdem... Qdo ela disse isso desconhecia que as vítimas de Angra foram muito bem amparadas, inclusive com aluguéis por 6 meses.

    Se a personalidade pública não tem melhores bases ou fundamentos para emitir determinada opinião, deve se calar. Ela é uma pessoa pública e o que fala ou escreve tem grande peso e influência. Ela já é uma mulher de 26 anos e deveria ser melhor orientada por seus agentes, pelo menos.

    Para os que não leram, a íntegra do que ela escreveu se encontra aqui:

    http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/sandy-acha-que-brasil-da-atencao-exagerada-ao-haiti-20100114.html

    Mas, como vc bem disse, cada um tem a sua própria opinião que, aqui no meu blog, será sempre respeitada.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Olá Silvana!!!Muito interessante teu blog, vc escreve muito bem :) e vi que temos algumas coisas em comum como ter o hábito da leitura e cuidar de bichinhos.Adorei seu interior adentro e já virei sua fã rsrsr e vou linkar seu blog para ficar mais fácil de aparecer por aqui sempre.Beijokasss e adorei começar a semana com uma nova amizade :)

    ResponderExcluir
  8. Olá! Vim agradecer a visita e o elogio para meu netinho. Amo tb os animais de paixão.Sou solidaria e rezo por todas as vítimas dessas catástrofes. Choro nos noticiários. Procuro ajudar doando alimentos e roupas,mas, sei que é muito pouco.Infelizmente o ser humano(generalizando, claro que existesm muitas excessões)Acredita que o poder está no dinheiro e por ele agride a natureza. O único poder real que existe é o do amor, só ele transforma as coisas. Diante da natureza não somos nada.Na sua fúria não sobra pedra sobre pedra. Ela sinaliza que quer amor e cuidado. Matam e retiram parte da vida dela e assim revoltada e indignada ela devolve. Infelizmente tantos inocentes morrem. Triste, muito triste. bjão

    ResponderExcluir
  9. Amiga você estava afiada. A-D-O-R-E-I o seu post sobre tudo, mesmo sendo um assunto tão trsite é hora das pessoas começarem a se conscientizar, digo por mim mesma, porque sempre ajudo minha mãe nas caridades, mais nunca parte de mim a iniciativa. :(
    Obrigada por mais essa Sil.
    Sobre a Sandy eu tbm tinha visto em uma revista sobre o que ela escreveu e achei um absurdo, porque claro que as pessoas que perderam tudo na enchente tbm merecem ter ajuda, mais eu não tenho nem como imaginar o sofrimento dos Haitianos, muito duro!!!
    Amiga, você viu o e-mail que te mandei???
    Bjos e tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  10. Querida fiquei boquiaberta com essa sua postagem, achei muito boa a forma que abortou toda essa triste questão. Você viu ontem uma reportagem do Fantastico sobre os orfãos do país? antes o numero chegava a 400mil orfãos, agora o numero é incalculável(muito triste).
    Fiquei boba quando li,o infeliz comentario da cantora Sandy, pessoas publicas deveriam ter muita cautela no que dizem, pois o peso de suas palavras é muito grande, sem contar o comentario maldoso que o comediante Rafinha Bastos fez, adoro CQC, mas depois disso ele caiu bastante no meu conceito.
    Também concordo que os artista brasileiros deveriam se mobilizar num ato de solidariedade ao invés de perderem tempo falando asneiras nas redes sociais.

    ...

    obrigada pela visita e por ter se tornado seguidora do meu blog, é um grande prazer para mim.
    que legal que você tem um fusquinha, também espero ter o meu, quem sabe no ano que vem se passar no vestibular.
    sinto muito pelo seu pai.

    mil beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, sumi não. Só não dá as vezes pra postar os recadinhos. Ora por causa da tristeza (vc sabe não consigo me conformar com o fato do meu filho não querer mais falar conosco), ora por causa da correria das féras> Vc sabe, muito sono pra colocar em dia, artesanato pra fazer, comidinhas gostosas pra cozinhar, praias, passeios....Mas tô sempre por aqui. Adorei essa postagem sobre o Haiti. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Silvana,
    Realmente é de cortar o coração o que aconteceu no Haiti!!!!O que me orgulha ser brasileira, é a garra, coragem e fraternidade a qual nossos voluntários tem dedicado aquele povo, e esse povo merece e tem de ter toda e exclusiva atenção agora, para recomeçar a vida de novo!!!!!!
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzana,
    Muito bom esse seu post sobre o Haiti. Fico feliz por você ter gostado do meu post sobre os gatos. Eu tenho um casal de gatos siameses e um câo vira lata, eles são uma comédia. Mais adiante contarei no meu Blog a minha história sobre a vinda dos gatos em casa quando eu morava em Guarulhos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Amiga querida, que trsiteza com esse país né?? eu choro toda vez que vejo alguma reportagem é muito triste..

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Siiillll, depois da uma passadinha no meu cantinho, coloquei algumas fotos das minhas tentativas de costurar... Frustação total. kakaka
    Você sabe costurar??? Poderia me dar algumas dicas.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo