quinta-feira, 18 de março de 2010

Sustentabilidade e Royalties

Pombinha com sacola plástica presa a uma das asas


Imaginem o que nem vemos, como nos oceanos...






Olá Queridas!

Venho aqui hoje para falar de dois assuntos: as sacolinhas de supermercado e os royalties cariocas...

O primeiro é que aconteceu algo magnífico, pois finalmente uma grande rede de supermercados no Brasil decidiu peitar o péssimo hábito do brasileiro de querer sacolas pláticas até mesmo quando compra uma agulha.

Rede Carrefour anunciou aqui que a partir dessa semana diminuirá, até a compelta extinção, a distribuição de sacolinhas plásticas. O prazo máximo de implementação total é de até 4 anos.

Em um Carredour em SP, já em fase se testes, as sacolinhas já foram completamente abolidas. No lugar delas estão sendo distribuídas sacolas oxibiodegradáveis, feitas em parceria com a BASF. A princípio a distribuição dessas sacolas é gratuita, depois será cobrada um valor médio de R$ 4,00: se vc não levar sua sacola ecológica terá de comprar uma ou levar os produtos embaixo do braço.

Essa sacola biodegradável do Carrefour suporta até 10kg de peso e se deteriora completamente na natureza em até 18 semanas. Não é mesmo uma maravilha? Em toda Europa é assim. Se forem aos supermercados de lá desembolsarão até 7 Euros por uma sacola!!!

Já precisávamos de atitude assim há muito tempo. Eu que tenho um pequeno mercado sei bem da resistência dos consumidores a mudança de hábito, afinal TODOS querem sacola plástica. Isso quando não decidem "reforçar" e colocar 3 sacolas para levar um refrigente de 2 litros. Uma falta total de conscientização... A razão principal disso? Usar a sacola de supermercado como embalagem para lixo. Uma vergonha!

Se você coaduna com as ideias de abolição das sacolinhas plásticas para salvarmos nosso planeta, aproveite para participar da promoção "Saco é um Saco", feita pelo Ministério do Meio Ambiente e lançada pelo Ministro Carlos Minc já faz um tempo.

Entre no site abaixo e ajude a escolher um slogan (frase) para colocar nas sacolinhas. Você concorrerá a viagens com tudo pago para o Pantanal, Fernando de Noronha e outros...

Clique aqui para participar e boa sorte!  :O)



Ministro Carlos Minc que nos ajuda a acabarmos de vez com as malditas sacolinhas plásticas!


***************




Os Royalties do Petróleo


Estou acompanhando como grande curiosa o caso da reação carioca à emanda que propõe a divisão igualitária por todfos os estados da União dos royalties do petróleo.

Para quem não sabe, os royalties são compensações monetárias que o estado receberá por conta da instalação de plataformas de retirada de petróleo. O dinheiro recebido deveria ser lançado em projetos de sustentabilidade e proteção do meio ambiente da região.

Quero, primeiro, deixar claro que eu concordo que os royalties devem pertencer ao estado de origem da retirada do petróleo.

Ocorre, porém, que a reação do governador e da população foi escandalosa ao fato. Isso porque está havendo uma mega paralisação por conta dos royalties, mas nunca vislumbrei nesses anos todos de profunda violência que acomete o Rio, tamanha união em prol de um objetivo muito melhor: a pacificação de favelas e extinção do tráfico. Ou mesmo tentar trazer de volta para o Rio as empresas e indústrias que de lá saíram por conta da violência.

Vocês podem até me dizer: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas eu não concordo...

Acho que o governador deveria reunir forças também para salvar o Rio da violência e, noutra oportunidade, ajudar a criar meios de fiscalização desses royalties que chegam aos borbotões.

Macaé e Campos de Goytacazes poderiam ser cidades lindas e livres de tantos problemas sociais e ambientais não fosse o desvio desse imenso dinheiro que chega.

Campos hoje tem 34% da população vivendo na linha de pobreza ou miséria. Isso deveria ser possível para uma cidade que recebe quase 1 bilhão em royalties? Ok, esse dinheiro é para o impacto ambiental. Então por que lá os lixões e esgotos correm desenfreadamente? Com todo esse dinheiro Campos poderia ser uma cidade modelo, um exemplo em sustentabilidade!

Estive em Campos em 1995 por conta de um trabalho e depois retornei em 2004. Minha maior surpresa foi ver como a cidade piorou!

Impossível não haver meios de se comparar IDH e royalties, por mais que digam que o dinheiro é para o meio ambiente. Porque todos sabem, inclusive os cariocas, que esse dinheiro não é usado para reverter malefícios  de portos instalados na linha costeira. Sabe-se lá pra onde vai essa grana toda... Para os bolsos de políticos como o Garotinho?

Macaé, que era uma vila tão lindinha, hoje sofre com a falta saneamento básico e os lixões escancarados ao seu redor... Sem contar as favelinhas que se proliferam... Não consigo entender esse jogo de royalties que não chegam em benefício da população.

E tanta discussão assim abriu margem ao surgimento de xiitas que passam a querer a secessão (separação) do Rio do resto do país... Vejam se é possível uma coisa dessas... Dizem que se o Rio se separasse seria uma Dubai!

Estava acompanhando uma discussão no excelente blog do jornalista Luís Nassif, quando me deparei com pérolas de ambos os lados: os que defendem e os que são contra rayalties.

Em ambas as linhas de defesa há imenso rancor e amargura, um bairrismo desnecessário e inimaginável para os dias de hoje.

Caso queiram comprovar o que digo, entrem aqui.

O que eu acharia correto é que nenhuma cidade deveria receber royalties que superasse sua arrecadação total em IPTU. Seria uma maneira de controlar melhor a enorme quantia de dinheiro que chegará às mãos de políticos que, via de regra, são corruptos.

E o governador Sérgio Cabral deveria criar meios severos de fiscalização desses royalties, juntamente com o governo federal. E, claro, haver cobrança e cancelamento para as cidades que não cumprirem metas rígidas de proteção ao impacto ambiental que sofrerão.

Outro maneira de se resolver a questão é distribuir os royalties, porém que a cobrança de ICMS sobre a venda de combustíveis seja feita na fonte, ou seja, nos estados produtores. A arredação seria infinitamente maior que os royalties! Uma saída pelo qual os cariocas deveriam lutar...

Não há sentido nenhum São Paulo cobrar ICMS sobre o petróleo que vem do Rio, certo? Acabemos de vez com essa hipocrisia!

Espero a opinião de todas vocês sobre o tema, em especial das minhas queridas cariocas e capixabas: Biula, Isadora, Lourdes (carioca de coração), Giovana (capixaba), Débora (capixaba)...

Opinem e não tenham medo de falar, afinal assim contribuimos com o crescimento do nosso belo país!  :O)



***********


Queridas:

Tenham todas uma ótima tarde!

Agora tirarei um pequeno cochilo, afinal não sou de ferro....hehehe

À noite farei todas as minhas visitinhas aos seus blogues, tá?

Beijoooooooooo









13 comentários:

  1. OI Silvana, puxa vida, dois assuntos instigantes, assim vc complica nossa vida de blogueira e comentarista de blogs, he he .Brincadeira.

    Eu acho que realmente no caso das sacolas plásticas alguma atitude tem que ser tomada! Comprova isto a grande tragédia das enchentes e alagamentos, que são causadas muito mais pela enorme quantidade lixo que são jogadas nas ruas, entupindo os bueiros. A população precisa se conscientizar a não jogar qualquer tipo de lixo nas ruas, pois as consequencias pesam sempre depois.

    Em relação aos Royalties, confesso que olhei com muita desconfiança toda aquela manifestação no Rio, e pensei como você! O Rio tem tanto problema os políticos empenhados nesta campanha, até fretaram ônibus e contrataram artistas... político discursando em palanque me deixa sempre com um pé atrás. Para mim passou a idéia que estão fazendo manifestação contra porque o dinheiro vai sumir do bolso deles!! Ou vc acha que não acredito que este dinheiro do petróleo ( que por sinal são cifras zilionárias) não é desviado e uma parte vai para as meias e cuecas? Infelizmente, se tem político fazendo campanha contra já penso que é para garantir sua "mesada". Achei foi uma vergonha aquela manifestação,e o povo é tão " gado" que vai atrás sem nem saber do que se trata, nem sabem o que são os tais royalties e quem se beneficia deles. Pois está claro para mim que o povo, a sociedade é quem menos se beneficia de qualquer destes recursos! É, estou revoltada e descrente da classe política. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Sil Amiga...
    Acredita que hoje fui comprar as tintas e tudo o que você me disse que precisava para fazer as latinhas... Mais acho que preciso usar umas 3x o primer, porque ficou branco bem fraquinho, acho até que estou passando mto pouco, o que você acha? Eu fica em clarinho mesmo???
    Não sabia que para tirar ele o pincel precisa usar água-ras, menina mais o primer gruda igual chicleta no pincel. hehehehe
    Estou aodrando a minnha aventura, graças a você que me explicou tudinho!!! Obrigada!!!
    Posso te mandar um e-mail com as fotos de como estão ficando as latinhas????
    Ai, ai, ai... tô com medo de estar passando pocuo primer e ficar feia. rs*rs*
    Bom amiga acho que já te enchi as paci~encias com essa coisa de primer, pintura, kakaka... me aguenta... kakakaka
    E quando quiser, qualquer que seka o horário pode me ligar ou então me mande um e-mail, estarei sempre aqui do outro ladinho para te ouvir e adorei conversar com você, sabe pq??? Além de tudo o que eu já disse que você é, especial, iluminada, cativante, etc, etc... você tem uma risada maravilhosa, contagiante!
    Bjos e tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  3. oiieee!!!
    Nao te abandonei nao!!!! eu sempre paso aqui e leio tudinho.... comentar já é outra historia :O
    A Meli esta melhorando.... depois de 3 injeçoes e uma semana de antibiotico e antialergico (que ainda nao começamos, cmeça amanha) tudo indica que ficara bem.... já veremos no fim do tratamento =)
    Sobre as sacolinhas plasticas, vou ter que te desmentir :o NAo em toda europa é usado sacos biodegradaveis.... na verdade o pessoal reluta muito aqui por usar sacolas destas, ou essas de pano... marcas famosas como Coca-cola por exemplo fazem campanhas, tu compra 4 coca- colas e ganha um bolsa bem bonita para as compras =P Eu sempre uso as minhas.... Hoje mesmo eu ri muito aqui em casa.... pq dei de "presente" uma para a minha sogra... e hoje ela foi de compras e levou a sua sacola da cocacola bem bonita (um dia coloco foto no blog) ai eu pensei "que bom, ela esta se rendendo....". Quando chegou em casa ela tinha colocado as compras em sacolas plasticas e as sacolasplasticas dentro da reciclavel rsrsrsrsrsrsrsrs esse povo é doido! E mesmo o carrefour aqui onde vivo, usam sacolas plasticas normais.... uma rede de mercados que tem aqui e ai no Brasil nao, resolveu cobrar 0,04 centavos por bolsa que se usa.... mas ai o pessoal deixou de comprar nele Oo....
    Sobre o assunto petrolio, sou sincera em dizer que nao tenho nem ideia... Aqui nao tenho muito contato com noticias do Brasil (só via internet) e ai acabo nao buscando nada e fico sabendo de pouco pelos meus pais :s
    Desculpe o comentario gigante!!!
    beijoooooo
    malu
    www.malukreando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, esses sacos são mesmo um saco!!! como diz a proganda, mas até q aqui no Pão de Açucar faz tempo q eles estão cortando as sacolinhas e agente ganha até desconto quando deixa de usá-las, e tem muita lojas q fazem isso tb, acho bem legal, mas vc sabe q quandon estive em ITU no reveillon, fui a um carrefour de lá e fui buscar minhas ecobags no carro para colocar as compras, todo ficavam me olhando com cara de UÉ, até a caixa falou vai levar aí? oxeeee rs... q gente mais atrasada!! rs... mas acho q com o tempo essa moda de ecobag pega! beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha Sil,

    Primeiro eu vou falar: Sou a favor dos royalties. Porém... Tb sou a favor de uma rígida fiscalização por parte do governador e a ajuda necessária pras cidades que estão em estado precário.
    E depois, nem me fale da violência, está impossível sair de casa aqui, meu vizinho foi roubado a menos de 1km de casa, e olha que nós nem moramos em comunidade, mas infelizmente o RJ todo mora perto de uma. Eu não digo que as comunidades tenham só bandidos ou traficantes, mas infelizmente as pessoas de bem que lá vivem nem podem denunciar nem fazer nada pois serão severamente punidas.
    Eu acho que muito mais que os royalties é a preocupação com a violência, nós estamos presos dentro de casa, se sair temos que sair com um cacareco de coisas na cabeça, como não ser assaltada, prestar atenção em tudo. É um absurdo mesmo.
    E isso causa o desemprego, porque qual fábrica quer ficar numa cidade tão violenta e poluída?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil.
    Sacola de Plástico: Tô Fora! Ate os garotos aqui de onde faco compras ja sabem: "no plástico". Fofos.Querida São muito, a gente vai fazendo nossa parte, ne? Mas a Maioria nao faz merda nenhuma para Conter A destruição desse Planeta Redondo cara e azul.To contigo nessa luta,.
    Agora essa droga de royalties e ja vao prejudicar o Rio e outros estados tambem.
    Putz.Beijo Storino fofinha.zenaide Grande.
    Ah, tem sorteio la no blog, ta da uma passada por la?

    ResponderExcluir
  7. Sil,sai tudo truncado.o que houve?

    ResponderExcluir
  8. oi si! ah como eu quero que de certo - aqui o carrefour já deixa umas caixa de papelão para acondionar as compras, mas eu sou um et fazendo isto- elas iriam para o lixo - e assim economizo sacolinhas e dou as caixas de papelão para associação daqui-
    aqui tem lojas que tu compra a sacola mas cada ve que vai comprar e leva a sacola ecologica deles gnha 5% em desconto, e tem uma ue achei legal eles te oferecem a sacola ou um desconto - adorei a ideia, é claro que todos vão querer o desconto - mas as sacolinhas contnam - tem gente que compra uma agulha e a atenedente nem pergunta se quer ou não e quando eu digo - nõ precisa sacola pois o trem já vem embalado elas enrolam num apel e ainda colocam numa sacola - nós vamos tudo ter que voltar no tempo que era retornavel, gerava menos lixo, refri retornavel, cerveja retornavel o leiteiro va ter que voltar, e tem cada embalaem - ue tdentro da embalagem tem mais outra embalagem - prá que? eu vejo qe apesar dos noticiarios e das divulgações, e de todos os programas sobre isto não adianta - o povo contina mal educado - acho que se eles botssem algo legal no BBB talvez copiassem ... bom nem vou entrar neste m´rito pq eu me proibi de ver o BBB etão vou respeitar quem o ve-
    quando eu começo com este asssunto sobre reciclagem e se eu falar o que eu acho desta roubalheira, o que eu aco que o aecio está fazendo com aquele palácio que ele construiu , vou ficar ate amanhã- por isto que me chamam de revoltada - eu não concordo e não aceito estas m... todas
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu já tenho minha ecobag, tb sinto saudades daqueles sacos de papel, usados antigamente, ou vanos usar as caixas de papelão que tem aos montes no supermercado, até porque servem p/ organizar um monte de coisas.

    Qto ao Rio de Janeiro, é totalmente "sem noção", até suas mazelas eles acham que pode ser ponto turístico, ser do tráfico dá status...
    Vc tem toda razão.
    E seu texto bem que poderia estar em qualquer revista de gde circulação, pois falou tudo e falou bonito!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  10. Ah! ia esquecendo....tem selinho p/ vc no meu blog,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil, presente!

    Vc manda, eu obedeço, não sei muito bem o que dizer, mas vamos lá...

    Sobre as sacolas, já uso várias bolsas dessas que os mercados estão vendendo, inclusive do Carrefour, porém, não vou mentir, ainda utilizo as sacolas plásticas que depois servem para usar na lixeira.
    Se não usarmos as sacolas de mercado vamos ter que usar os sacos de lixo daqueles que vendem em rolos, por isso pergunto, qual a diferença ecológica entre um e outro? Desculpe, penso que a campanha tem motivação capitalista, não ecológica.

    Quanto aos royalties, não me esquento muito com isso não, duvidiodó que essa grana seja aplicada como deveria, então resta saber agora se vai ser surrupiada por um estado ou por todos, dá na mesma.
    Agora, o governador do Rio é bufão, está sempre fazendo cena para todos rirem, mas não tem a menor graça, coitado.
    Na comunidade dos professores no orkut, muitos estavam lamentando que ele não tivesse morrido no incêndio que ocorreu por estes dias no palácio, tal é a simpatia que ele desperta na classe, a qual é sempre recebida com po.....s quando vai reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  12. Ola.
    Pois e,o pessoal ja ri quando vou pagar as compras e o menino que sempre me atende,ja diz sorrindo:no plastic!Verdade,vamos fazendo esse trabalho,vamos evitar as sacolas plasticas.Nao custa nada levar a sua propria sacola(de pano,hein?)para o supermercado,ta?
    Beijo grande,querida.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  13. Silvana tambem acho otima ideia essa, tenho tanta do dos animais que enfrentam essas coisas... ja cuidei junto com minha tia de uma rolinha que tinha linha no pé... estava sangrando e quase a mutilando, era de dar do, nos oceanos sem fala...

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo