quinta-feira, 18 de março de 2010

Hojé é o Dia da Artesã! Parabéns a todas vocês!

Imagem de São José, padroeiro dos artesãos.



Olá Fofas do Artesanato!

Venho aqui homenagear e parabelizar a todas vocês, afinal hoje é o nosso dia!

Hoje é o Dia do Artesão!

E vocês sabem por que a data escolhida é 19/03? É porque hoje é o Dia de São José, o santo cuja profissão era a carpintaria.

Durante muito tempo, o carpinteiro foi um dos profissionais mais requisitados, pois do seu trabalho dependiam vários ofícios. Os móveis da casa, os carros de bois ou puxados a cavalos, as ferramentas agrícolas de madeira etc. Esse ofício sobreviveu ao progresso, mas o carpinteiro teve de se adaptar aos novos tempos, recorrendo a equipamentos automáticos e alterando as suas produções. As antigas ferramentas tornaram-se, em grande parte, obsoletas, ainda que muitas delas mantenham as feições dos séculos passados. De modo geral, as antigas oficinas evoluíram para pequenas ou médias fábricas, e o artesão se transformou em operário.

O mais famoso carpinteiro foi Jesus, que aprendeu a arte da carpintaria com São José, homem simples e trabalhador. Maria era noiva de José, quando o anjo Gabriel lhe anunciou a chegada de Jesus. José, assustado, pensou em deixá-la secretamente, sem contar nada a ninguém. E, depois disso, todos sabem o que aconteceu né? Ele criou Jesus como sendo seu filho.

Pouco se sabe sobre a morte de José, mas esse valoroso homem mereceu da Bíblia um valioso título: o de homem justo. São José é, também, o padroeiro dos carpinteiros e dos artesãos.

O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região. Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.

A modernidade quer que o artesão seja visto como um precursor do microempresário, que trabalha com a família para o seu sustento. Mas ele não pode ser confundido com um simples vendedor de rua, cujo tabuleiro está repleto de quinquilharias, pois seu valor social é outro.

Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.

Se quiser saber mais sobre o Padroeiro do dia de hoje, clique aqui.

Em homenagem a este dia lindo, em que todas nós criamos, encantamos e nos satisfazemos, trago alguns trabalhinhos que fiz para mostrar a vocês.

Acabaram de sair do forno! :O)




Toalha de rosto bordada em ponto reto.
Deu muito trabalho e é certeza que esse risco nunca mais bordarei em minha vida....hahaha




Penso em presentear minha tia Yvone com ela.
É que peguei raiva de tanto que me deu trabalho...rs
(nem toda artesã é isenta de ódio mortal pelo próprio trabalho...hahaha)



Pode não parecer, mas se usa uns 6 tipos diferentes de cores e é um sobe desce que dá mais vertigem que montanha russa...
Contagem demais, que nem ponto cruz, que já sepultei há anos...rs
Suei sangue pra terminar...affff...
E, não teve jeito, deixei alguns nós atrás...  :O(


Aqui minhas "paixonites combinetes"! 

Essas abóboras escândalo tão uma coisa...

E consegui achar um barradinho super legal!  :O)

Afff, adoro pintar abóboras, já fiz uns 25 panos de prato de abóboras...hahaha



Frutas num cesto de vime.
Iguais aos do barrado, claro...rs



Maçãs, cerejas e flores e tudo
Combinete...rs


"Moranguetes combinetes"


Mais furtas com flores!


Essa cesta de amor-perfeito achei que ficou mesmo linda...
Depois das abóboras, minhas preferidas...rs


Minha estante deu "cria"...hehehe
Coloquei mais uma ao lado daquela que já havia mostrado no blog.


Estou com muitas tranqueirinhas e caixas por fazer.
Nem tinha mais espaço...


Aqui tem organizadores que ganhei da Lourdes e da Simone.
Tudo certinho e no lugar (algo raro para uma aquariana desvairada)


Aqui o organizador que ganhei da Lourdes:coloquei nele todas as minhas fitas, que são muitasssss!


Perguntinha para as costureiras e arteiras de plantão:

Aqui no meu bairro eu pago R$ 3,50 para a costureira colocar cada um dos barradinhos dos panos de prato das fotos acima. Eu dou todo o material: viés, paninho e linhas. Ou seja, nesses panos de prato acima paguei R$ 21,00!!

A Simone, do Cantinho do Patchwork, quando veio me visitar disse que estou sendo "assaltada" e que ela paga apenas R$ 1,00!!!

Quanto vocês acham que custaria aí nas suas cidades? Estou mesmo sendo assaltada?

Obrigada!  :O)

*********

Presente Especial para vocês!


Em homenagem ao nosso Dia Especial, deixo com vocês um poema lindo que recebi da nossa amiga e blogueira Lourdes, do lindo Blog Na Onda Das Artes. Façam-lhe uma visita, pois além de muito hospitaleira, é uma grande artesã, repleta de ideias muito legais de reciclagem!

O poema é da Cora Coralina, uma sábia que se descobriu poetisa em idade avançada, para a sorte de todas nós...

Saber Viver - Cora Coralina


Não sei... Se a vida é curta


Ou longa demais pra nós,


Mas sei que nada do que vivemos


Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.


Muitas vezes basta ser:


Colo que acolhe,


Braço que envolve,


Palavra que conforta,


Silêncio que respeita,


Alegria que contagia,


Lágrima que corre,


Olhar que acaricia,


Desejo que sacia,


Amor que promove.


E isso não é coisa de outro mundo,


É o que dá sentido à vida.


É o que faz com que ela


Não seja nem curta,


Nem longa demais,


Mas que seja intensa,


Verdadeira, pura...


Enquanto durar

 
Foto de Cora Coralina



 **********

Queridas:

Recebam todas vocês meus parabéns pelo Dia da Artesã!

Que vocês continuem firmes na arte de criar, reciclar, recriar, encantar...

Enfeitem suas casas, encantem suas freguesas, distribuam suas artes pelo mundo!

E, para quem vive de vendas, não desanimem: nossa arte é mesmo linda e um dia receberemos o valor merecido por nossos trabalhos!

Força, Meninas!

Beijooooo











17 comentários:

  1. Silvana,

    Que post maravilhoso, lindíssimo!

    São José é um exemplo de homem correto, trabalhador, esposo casto e fiel, companheiro perfeito para a linda e doce Maria.
    Aprendi com meu querido padre Francisco (atualmente na Paróquia São Rafael, na Mooca - SP)que quando Maria concebeu do Espírito Santo ela estava com 14 anos de idade e José, seu noivo, estava com 23, não é verdade que José fosse um velho quando Jesus nasceu.

    Muito bonita sua avaliação do trabalho artesanal, sou uma admiradora desse talento que vocês tem de criar beleza com pequenas coisinhas, muitas vezes usando materiais desvalorizados, sucatas, e transformando em objetos novos, bonitos, úteis.
    Ah, se o mundo passasse por uma reciclagem nas mãos das artesãs que circulam nessa blogosfera, que coisas não iríamos ver totalmente restauradas, melhoradas, coloridas, embelezadas...

    Parabéns a todos vocês artesãos e artesãs!

    Sil, seus panos de prato ficaram lindos, adorei todos, não consegui escolher um favorito. Vc pinta quadros tb?

    Parabéns e beijocas,

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você tocou meu coração!
    Que homenagem linda Silvana!

    Parabéns para você também, querida.

    Hoje, a minha netinha Luiza também está de parabéns,completa cinco anos.

    Os seus panos de prato estão maravilhosos, você faz coleção, é?

    Sabe que eu nunca fiz pintura em tecido?
    Quase aprendi com uma amiga daqui, mas ela precisou ir embora de Peruíbe por não estar se adaptando ao clima, e, por problemas familiares.
    Foi com ela que aprendi o ponto cruz.

    Por falar em ponto cruz, menina, eu procuro riscos simples, nada complicado de prefêrencia que eu borde de uma só vez.

    Fala sério, se eu vou ficar fazendo um mesmo bordado durante semanas! eu hein...

    Adorei seu cantinho das artes, coisa de profissional mesmo.

    Sabe o que fiquei olhando?
    Os vidros de maionese pintados com fuxico aplicado, muito bonitinho.

    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Sil, parabéns pra você também
    Hoje seu post arrasou.
    Adorei conhecer melhor a história do artesão.

    Olha só, estão lindos os seus paninhos, mas aqui acho que pagaríamos uns 2,00 para pregar os barradinhos.

    Um xero grande!

    ResponderExcluir
  4. OI Silvana, eu sempre fico consternada quando leio a histórias dos santos! Acho tão bonito! Parabéns para todas nós, artesãs profissionais ou amadoras ou simplesmente curiosas, que gostam do faça-você-mesmo! A arte manual precisa ser muito valorizada!

    Lindos seus panos de prato! Menina, como você consegue achar o tecido certinho, com o mesmo tema das pinturas? É incrível! Beijocas e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sil e para todas nossas lindas artesãs blogueiras ou não. Aprecio muito quem sabe como você fazer arte com as mãos. E a poesia tocou meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo poema postado,é lindo!!!!!
    Aqui onde moro pagaríamos em torno 1,00 real para pregar o barradinho no pano de prato.
    Não sei se vc já tentou pregar o barradinho com o caseado do patch, mas se não tentou ainda, acho que vale apena tentar...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que delícia ver um pouco do seu lado artesã no dia de hoje!
    Parabéns para vc também!

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvana...Foi uma surpresa para mim tem encontrar, hoje num dia tão especial..dia de São Jose e Dia do Artesão...Te achei atraves do blog da Analu...Sabe fiquei surpresa que muitas das artesãs que sigo não sabiam do dia do artesão...Quanto ao seu post...parabens lindo...tudo...e o poema de Cora Coralina então nem se fala, eu a conheci pessoalmente...tive esse privilégio...Qto ao que vc descreve no seu perfil...hoje terminei de ler um livro...chama-se De volta ao meu lugar..da Vera Peirão...no site da Livraria Antroposofica vc pode ler a resenha...é lindo.eu recomendo pois assim como vc tb ao vir aqui para o interior estou refazendo o meu caminho interior...me achando...leia voce vai gostar...Qdo puder va ao meu blog...terei prazer em te receber...
    Namaste.

    ResponderExcluir
  9. Vc tem razão quanto ao tempo que vai gastar, mas 3,50 por pano é muito caro na minha opinião e vc acaba tendo que repassar esse valor - o que deixa o pano um pouco mais caro - ou tem que ter um lucro menor.
    Não sei se vc gosta de costurar, mas qdo minha mãe me ensinou, eu nem queria aprender... e agora faço algumas coisinhas bem legais (e olha que minha máquina é bem antiga... foi da minha avó...passou para minha mãe... e agora está comigo...rsrsrsrs).
    Se eu tiver outra idéia depois deixo outro recadinho.
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. OIeeeeeeeeee SIL!!!!!!
    As fotos ficaram escuras pq a mané aqui quis tirar contra luz hahahaha
    Tô sem tempo de entrar na Net, minha filha em épocas de provas e trabalhos, quando está em casa fica o tempo tirando dúvidas, e eu acabo sempre inventando né? pintei o corrimão inteiro(pintar ferro vc sabe é um SACO para lixar, arrumei o portãozinho dos cachorros e pintei(q estava podre), pintei a porta da cozinha e um pallet q estava aqui indo para o lixo (q vai virar mesa de centro)agora(daqui a puoquinho) hj vou envernizar os 3 últimos...eu só invento rs...e o solzão de hj acho q vou fritar lá fora rs...
    beijos (mas sempre q posso dou uma passadinha aqui viu!!??)

    ResponderExcluir
  11. Oi,Silvana.
    Parabens,querida.Cada vez que venho aqui tem muitas coisas boas e energia super positiva.Voce e otima,garota.
    Olha,quem pirou o cabecao fui eu,rsrsr,sorry,mas tinha tomado uns vinhos(coisa rara)e fiz um post maluco,agora ja corrigi.Voce esta na lista para concorrer ao colar de perolas.
    Beijo no coracao.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  12. Sil....sem dúvidas sou sua fã. Quanta coisa bancana você sabe fazer. Você é quase um bombril, mil e uma utilizadades incrível. E vejam só..Sil tbm é cultura.
    Lindos trabalhamos amiga. Sobre o custo de 3,50 eu não vou poder opinar...não faço idéia de quanto deve-se cobrar rsrsrs.
    Beijokas mil pra vc.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil, boas tardes!

    Fez muito bem em comentar, por que não? Concordo contigo e outras amigas, o que devemos reclamar é o fato de que o dinheiro não é utilizado como deveria, some misteriosamente...

    Opa, vamos ver se minha opinião coincide com a tua sobre esse próximo tema, vou aguardar.

    Menina, não sabia, ando por fora, há milênios deixei de comprar saco de lixo justamente pq uso as sacolas de mercado, vou procurar essas biodegradáveis.
    Olha, adorei sua correção bem dada em mim: estás de parabéns! De fato, sua argumentação tem toda a lógica, o cliente já paga o custo das sacolinhas, entonces, vamos investir em algo menos prejudicial - vou estudar bem esta lição, daqui a um tempinho venho te contar meus melhoramentos sobre ecobags,

    Não acho estranho, os santos foram pessoas comuns, com grandes dificuldades humanas, não é difícil a gente se identificar e admirar a força e a coragem de cada um, imagina, um dia todos seremos santos, eu creio.

    Gostei muito, mas muito mesmo, da sua confissão velada, "quase atéia", haha, isso é bom, tem uma chama de fé nesse teu coração delicado, eu já sabia, fé é uma coisa, religião é outra, né?

    Tu sabe que eu fazia muito isso tb no meu tempo de atéia rebelde sem causa? Gostava de entrar em igrejas vazias, sentava em um dos últimos bancos (não me achava com direito de ficar perto do altar), ficava olhando o Crucificado, me dava uma paz, um sossego, eu nem sabia rezar, ficava olhando a imagem de Jesus um tempão, depois saía tranquila.
    Até eu virar beata, foi um looongo caminho, rs

    Pode crer, há quem o classifique como hiperativo, não há consenso, mas que é fogo, é fogo.

    Sil, beijocas pra ti nesse último dia de verão,

    ResponderExcluir
  14. Oie,Silvana
    Que mega post,heim!!!
    Adorei seus panos de prato,que capricho.E que BEM você está fazendo a sua amiga,muito fofo isso.
    Adorei tudo hoje(como sempre)...Olha arrumei um emprego,obrigada pelo seu recadinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Sil,
    Ainda quero fazer um post sobre a questão dos Royaltes, mas ainda não achei a deixa, talvez agora me anime. Acho que mudar as regras do jogo depois de iniciada a partida também não dá. Não sou do partidoe nem simpatizante do atual governador do ES, Paulo Hartung (aliás nem sei se ele ainda é do PMDB pq muda de partido como quem muda de roupa). Mas de qualquer forma tivemos oito anos de mais transparência, contas saneadas, funcionalismo com pagamento em dia... Mas também poderia fazer um post dizendo "Nem tudo são flores no ES" pois na questão "Segurança Pública" coitados dos capixabas! Nesse link abaixo, vc pode ver a situação dos presídios mas só se tiver nervos de aço e estômago de avestruz. Fomos (o ES) denunciados na ONU essa semana.

    http://www.estadao.com.br/especiais/2009/11/crimesnobrasil_if_es.pdf

    Amiga, sabe fui militante dos Direitos Humanos durante quase toda a minha vida, membro do Grupo de Acompanhmento ao Legislativo, denunciei, trabalhei, dei minha cara a tapa, vi amigos morrerem por essa causa. Hoje, confesso, estou cansada e as vezes fico meio deprimida pensando que poderia usar o meu blog para denunciar, gritar, falar, e não somente mostrar florzinhas e tomates secos. Mas estou amando tanto isso, de poder falar o que eu quero, inclusive abobrinhas e fazer amigos tão legais e especiais como vc que já nem tô ligando. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil, tem selinho pra vc lá no blog, tá?

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Lindos os panos de pratos, adoro qdo encontro barradinhos "combinetes", o que as vezes não é fácil, pelo menos aqui em minha cidade,rsrsrs.

    Bjs♥

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo