sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Votar: um dos maiores atos cívicos!




Olá Malunguinhas!  :O)

Ando em falta novamente com vocês, sei disso...

Mas a via crucis por aqui continua intensa...Este ano é de intenso calvário pra mim...rs

Vou apenas pincelar rapidamente dois assuntos que, depois, falarei mais amiúde para todas vocês.

Lembram-se da reforma no meu banheiro? Afff, que bomba reforma com a  gente dentro. Quase pirei com encanador, pedreiro e sujeira, mas a maior loucura foi descobrir que a árvore da calçada da minha casa invadiu meu banheiro....hahaha

Bom, a intrusa está fadada ao sacrifício, tamanha a ferocidade de suas raízes (ela é um ficus). A atrevida caminhou por mais de 20 metros até atingir meu banheiro! Depois mostro as fotos da danada.

Outro lance, desta vez mais triste ainda, é o Fiel. Ele está com uma grave pneumonia e por muito pouco não sucumbiu. Em um dia estava bem, comendo, feliz e brincando. E 24 hs depois vomitava, arfava e só queria dormir. Com a correria da reforma e eu trampando a milhão, ele ficou com os pedreiros pra lá e pra cá, tomou chuva, ficou na farra.

Fui esperta, percebi que ele estava mal e o levei rapidamente ao médico que, no raio-x, detectou que um dos pulmões estava completamente tomado pela pneumonia. Ficou 2 dias internado e agora está em casa, convalescendo e tomando muitos antibióticos pra se recuperar. Voltou a comer a gororoba apenas hoje, e também arrisca a brincar um pouco... Mas quase me botou louca... Depois mostro as fotos dele pra vocês.

Outro fato importante é que meu irmão que mora na Europa está vindo pra cá na semana que vem. O cara tem TOC, uma irritante mania de limpeza, e não pode ver poeira nem pelo de gato em canto nenhum que  começa a surtar...rs.

Imaginem euzinha - dona de 7 gatos, com casa em reforma e cão doente - em campanha militar pra "desinfetar" a casa pra receber o neurótico por limpeza? Não que eu seja porquinha gente, mas é ele que tem problemas, falando sério... Até minha mãe já está mais efervecente que a pororoca só de pensar na vinda dele, todos por aqui se estressando pra saber do que que ele falará mal dessa vez. Ele entra em casa e antes de nos cumprimentar passa o dedo nos móveis pra saber se tem pó....hahaha

Estas duas últimas semanas, portanto, foram de stress, choro, assepsia, irritação, cansaço, saco cheio... Cruz credo, que não me venham mais desses dias turvos!!

Bom, mas vamos falar de um dos dias mais importante para nós, brasileiros: o dia de escolher nossos governantes pelo voto!

Mesmo com a correira e o cansaço que me acomete hoje (de dar cãimbra até nos fios de cabelo), não poderia jamais deixar de comentar em meu blog sobre as eleições que se aproximam.

Meu voto é declarado e aberto a todos que aqui me visitam: voto em Dilma Rousseff e os demais representantes seguem na mesma linha do governo atual.

Mas, independente de quem seja seu candidato, não deixe de aparecer nas urnas e votar conscientemente.

Eu lhes peço encarecidamente: não anulem nem deixem em branco seu voto, pois isso é imiscuir-se de participação e jogar no limbo não apenas o seu direito de escolher nossos dirigentes, mas também toda a nossa história de luta pelo direito ao voto.

Para lograrmos êxito de chegar até aqui, votando e escolhendo livremente nossos candidatos, muitos brasileiros morreram, foram torturados ou exilados. Muitas famílias até hoje choram seus mortos sem direito a, sequer, saber onde eles foram enterrados.

Essas pessoas que perderam suas vidas para termos essa livre escolha que hoje exercemos, ficariam felizes em saber que escolheremos nossos candidatos sem pressão alguma, sem troca de dinheiro por voto, sem nenhuma afronta à ordem constitucional vigente.

Todas as leis aprovadas na Constituição de 88 e suas modificações subsequentes estão sendo seguidas à risca, sem alarde ou turbulência que possam fazer tremer nossa Carta Maior que, consequentemente, poderiam colocar em risco nossa democracia.

Mas para chegarmos até aqui foi uma longa caminhada, temos pouco mais de 20 anos de democracia plena.

Eu me lembro, como se fosse hoje, as primeiras vezes em que meu pai foi votar, logo depois de um imenso período de ditadura em que sonhava no dia em que poderia escolher seus representantes.

Para ele o voto era algo tão supremo, tão especial e tão importante, que neste dia ele seguia passos litúrgicos com seus pensamentos borbulhantes: acordava ansioso mas alegre, se arrumava todo, colocava sua melhor calça social, a camisa especial, passava a colônia de barba preferida e, orgulhosamente, colocava no bolso da camisa o seu título de eleitor.

Seguia à pé para o local de votação com sua colinha num papel e, até à porta da escola, ficava calado, reflexivo e com um leve sorriso nos lábios. Até hoje tento imaginar o que se passava em sua cabeça, os anos de espera por aquele momento, o medo que tinha da ditadura voltar, a vingança em cima dos milicos...

A votação durava poucos minutos - mas que para chegar até ele levou mais de 20 anos -  e somente quando saia da escola o transe acabava e trocava palavras com conhecidos ou com a gente mesmo... Saia feliz, orgulhoso, satisfeito, realizado e respeitado! Saia de lá um cidadão completo!

Esse orgulho que ele sentia foi minha maior herança, pois é o mesmo que sinto hoje. Votar para mim é um dos atos cívicos mais importantes da minha vida. E o faço com tremendo orgulho e responsabilidade!

Portanto, queridas, pensem bem antes de anular ou votar em branco. Igualmente, pensem bem antes de votar em aberrações políticas como Tiririca. O Congresso deve ser formado por grandes homens, que pensem em nosso país - e não em palhaços, que deveriam ficar restritos ao circo.

Escolham seus candidados com parcimônia, responsabilidade e muito cuidado, façam suas colinhas e não se esqueçam de levar um documento com foto.

Dia 03/10/10 será um dia muito feliz, independente de quem seja o vencedor nas urnas. O maior vencedor neste dia maravilhoso que se aproxima será você, será a sua liberdade de escolha, será a democracia!

Viva a democracia!

Viva o Brasil!





Dicas para escolher um bom candidato:


Dicas especiais e de grande valia para se escolher um candidato que não fará você se arrepender do voto:


1- O candidato deve ter Vida Limpa e não só a ficha limpa (vários processos em primeira instância juntos, passagens pela polícia, enriquecimento duvidoso,… tudo isso dá indícios de que o candidato não é lá essas coisas). Candidato bom apresenta sua vida, sua história e não compra votos, direta ou indiretamente;

2- O candidato a deputado deve ter uma vida profissional, de trabalho, currículo de quem já lidou com equipes, teve chefe na vida durante anos. Quem sempre foi “boa vida” vai ser muito mais difícil ser sensível aos problemas do povo; Veja o currículo profissional dos candidatos;

3- Veja se suas propostas são coerentes com suas atividades políticas (caso já tenha exercido algum cargo público). Candidato que faz propostas, mas na vida atua de outro jeito, não merece o seu voto;

4- Candidato que gasta demais nas cidades da região. O abuso do poder econômico pode não parecer ilegal perante a lei, mas é visível aos olhos de todos. Não há como levar a sério um candidato gaste 2 milhões numa campanha, se a soma do seu salário líquido durante os quatro anos de mandato não vai chegar a 700 mil reais. Ele vai te roubar depois;

5- Candidato que na sua declaração de bens, quase não tem nada em seu nome, ou quando declara, é só valor venal do imóvel… desconfie. A lei é falha, pede apenas a declaração do que está em seu nome, mas se todos sabem que moram em mansões ou coberturas de alto padrão e vivem com gastos bem acima se comparado com o capital declarado, é fria. Ele já começou pedindo seu voto com mentiras. Fuja desse tipo de candidato.




**********

Queridas:

Novamente falhei nas minhas visitas e retornos, portanto deixo em aberto as promessas para visitá-las. Digo apenas que, na medida do possível, tentarei retornar todos os adoráveis comentários que recebi.

As dicas sobre o Tutu foram valiosas, mas diante dos últimos acontecimentos e aliado às chuvas, deixei para tosá-lo somente na próxima semana.

Muito obrigada, de coração, por todos os comentários!

Uma boa eleição a todas!  :O)

Beijooooo



10 comentários:

  1. Oi querida, q saudade do teu blog.
    Nossa! que sufoco que passaste, hein? E o Fiel, melhorou?
    Espero que a visita de teu irmão traga muita alegria e recompense o esforço de preparar tudo para recebe-lo.
    Parabéns pelas dicas p eleição, embora muitos ainda ignorem o poder de um voto, acredito que essas nos trarão um pouco mais de esperança.
    Beijos mágicos.

    ResponderExcluir
  2. Sil,

    Que saudades, bom saber que você está bem, tinha ficado preocupada.
    Domingo será de festa, pois se as coisas correrem como planejamos teremos a primeira mulher no posto máximo, e uma mulher excepcional como a Dilma!
    Beijos e cuide bem dos seus bichinhos e melhoras para o Fiel!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Aff, de novo apertei alguma coisa aqui e sumiu o que estava escrevendo...
    Vou me resumir, rs

    Não se preocupe com visitas quando vc está assoberbada de compromissos urgentes, principalmente cuidar do Fiel, estás certa em priorizar essas questões.

    Segunda-feira será dia de São Francisco de Assis, vou pedir pelos seus lindinhos.

    Ficus consegue derrubar casa, manda cortar mesmo.

    Sobre as eleições, eu não anulo nem voto em branco, nunca fiz isso. Ainda não consegui resolver em quem votarei para presidente, não gosto de nenhum dos candidatos, daí minha dificuldade para decidir.

    Dia de eleição tb penso muito no meu pai, nós votávamos na mesma seção, íamos juntos, o nome dele ficava logo acima do meu na folha de votação.

    Quem sabe o teu irmão das Oropas fique mais ocupado em matar as saudades do que em patrulhar as poeirinhas, rsrs, diz pra tua mãe dar uma prensa nele, bronca de mãe, sacomé...

    Sil, que esses próximos dias sejam mais leves, que tudo melhore!
    Bom final de semana, beijocas,

    ResponderExcluir
  4. Menina, você deu uma sumidinha, né?
    Mas está explicado. rs
    Espero que seu irmão consiga ficar numa boa aí, sem aperreios.
    E Tutu, só desejo prosperidades.

    Ah, e quanto ao voto, o meu será totalmente consciente.

    Valeu Sil!

    Bom final de semana e bom voto.

    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Nossa como as coisas estão corridas por ai.Mas que bom que temos um post novinho e ainda por cima falando de um tema tão importante.É uma pena que nem todos pensem como você,saem por ai disperdiçando seus votos,votando no mais bonitinho,no mais famosinho,no mais palhaçinho,é triste mas é a realidade que vivemos.Vamos exercer nosso direiro de cidadão.

    Espero que o Fiel melhore rápido.
    Beijos para você,saudades.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, querida fiquei muito chateada esse ano com tantos ataques a candidata dilma. Sofri muito com isso. Meu voto é dela apesar das decepções como PT.Sei do que estou falando pois sou filiada e militante desde o s 17anos. Mas gostaria muito de enviar para seu e-mail um texto do meu filho sobre as eleições. Bjs querida

    ResponderExcluir
  7. Menina que bom que está de volta!!

    Fiquei triste em saber que o Fiél está doentinho. Que bom que ele melhorou.

    Olha eu votei na Dilma,só espero que éla
    faça um bom governo,principalmente na
    área da saúde,que está à desejar.

    Muito mais emprego,a tão sonhada casa propria
    porque os juros estão muito alto.

    Sempre votei no PT,mas muitas coisas tem que
    ser mudadas neste país.

    Adorei as dicas sobre o voto consciente, então vamos aguardar...

    Um beijão não demora para voltar.

    Mande notícias da turminha.

    ResponderExcluir
  8. Ola, vim aqui através do blog da Cintia e achei seu lindo texto.Perdi meu pai há dois anos e ele era igualzinho ao seu, sentia o maior orgulho de votar, mesmo quando não precisava mais (maior de 75) ele ia e sempre dizia que era importante para não perdemos nosssas liberdades democrática.
    Abs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. CONVITE VIP
    Olá, querida Silvana
    Passa amanhã em meu Blog... no dia 01/10, sexta feira próxima passada... estive
    oferecendo um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
    Não teremos dia nem hora para acabar a festividade...
    Não falte à festa, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
    Abraços fraternais

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ola,Silllllll !!!!
    Garota,que saudades grandes de vir aqui.Amiga querida,nao sei o que rolou na minha ausencia,mas pelo tom das amigas vc deve ter dado uma sumida,alias,a gente entende e SEMPRE espera seu retorno.Sil,foi meio punk a estadia no Brasil,com muitas coisas para resolver e pouco descanso,alias como sempre.
    Ir ao Parana,ao Rio e ficar pouco tempo na minha casa,so o tempo suficiente para resolver os "pepinos" que se acumulam.Querida,foi uma maratona...aff...
    Em dezembro,eu espero(mas nao acredito muito),
    que a estadia no Brasil seja mais light e sem tantos atropelos,mas vamos ver,ne?rsrsr.
    Meu anjo,o meu filho ficou encarregado de enviar os brindes do sorteio do blog e o seu,nao se preocupe,esta tudo acertado,ta?Eu nunca esqueco de vc e de sua amizade sincera.
    Espero retomar nossas conversas e dar continuidade a nossa amizade.Grande beijo e fique na paz de Deus.Com grande carinho,zenaide storino.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo