quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fla x Flu dos intelectuais: Nobel de Literatura





Mário Vargas Llosa, escritor peruano


Olá Queridas!

Vocês estão todas bem? Espero que sim!

Aqui muita chuva e calor ao mesmo tempo. O Fiel está melhorando, mas ainda tem vezes que, quando dorme, seu peito canta mais do que cuíca. Fico impressionada com a respiração ofegante dele.

Nessa de ficar doentinho, já se adonou da casa...rs. Ele, bem manhoso, faz o que quer de mim - sou mesmo uma molenga, não tem jeito...rs

Amanhã vou levá-lo ao veterinário pra saber se está se saindo bem e talvez tirar outra radiografia.

Meu irmão da Europa está pra chegar, acho que nesse fim de semana, e estamos todos afiando os nervos de aço, pois pra aguentar os ataques de limpeza dele só tendo paciência...kkkkk

Não sei se acompanham, mas hoje saiu o vencedor do Prêmio Nobel de Literatua 2010. Foi Mário Vargas Llosa, escritor peruano.

É um escritor interessante, com boas sacadas e sabe fazer muito bem análise de outras obras. Como não entendo os critérios do Nobel, fica para vocês discutirem se ele é ou não merfecedor desse prêmio.

Como eu prefiro o Gabriel García Marquez (escritor colombiano) e, pra quem não sabe, entre leitores de Llosa e García Marquez rola um tipo de jogo Palmeiras x Corínthias ou Fla x Flu. Quem  gosta de um escritor jamais vai conseguir apreciar plenamente o outro.

Como eu AMOOOO Gabriel García Marquez (autor de "100 Anos de Solidão" e Nobel de Literatura em 1982), sempre foi difícil pra mim apreciar as obras do Vargas Llosa com totral isenção. E reconheço que isso é uma falha minha.

A guerra entre os dois escritores é de cunho político e seus leitores passaram a adotar a mesma postura, excluindo um ou outro, de acordo com sua ideologia pessoal. A coisa entre eles é tão punk que já trocaram até socos e pontapés num evento literário no México, em 1976 - bafão total! E desde então nunca mais se falaram.

Vargas Llosa, que já foi da esquerda, tem hoje uma posição política de extrema ou ultra-direita, é contra patriotismos e governos que atentem muito mais para a população pobre e humilde. Defende com unhas e dentes o livre mercado e a privatização de estatais, e que empresas se estabeleçam acima ou além do Estado. Como a maioria dos intelectuais no mundo defendem políticas de apoio aos mais humildes e necessitados, Vargas Llosa só poderia mesmo passar a ser execrado pela classe de escritores de todo mundo. Além de ser tachado de "vendido", pois mudou de ideologia com o passar dos anos.

Foi candidato a presidente do Peru e tomou uma grande surra nas urnas. Depois desse episódio, ao invés de continuar lutando por seu idealismo político, preferiu se mudar de mala e cuia para a Espanha, onde conseguiu a naturalização espanhola (mas sem perder a peruana).

Escreveu obras muito interessantes, cuja leitura recomendo, como algumas de cunho autobiográfico: A Cidade e os Cachorros (muito premiado), Tia Julia e o Escrivinhador e A Casa Verde.

Curto muito um escrito do Vargas Llosa elogiando Os Sertões, de Euclides da Cunha. Tive de ler na fakul e descobri que ele tem uma visão completa da obra, dizendo inclusive que ela é essencial para entender as mazelas sociais do Brasil - grande visão! Excelente análise, de fazer babar.

O livro Conversa na Catedral (escrito em 1969) é uma obra imensa e é para quem deseja mesmo conhecer a sociedade peruana. Considero meio que revanche com García Marquez com 100 Anos de Solidão (que relata o nascimento das Farcs e foi escrito em 1967). Mas isso é devaneio meu, coisa de torcedora fanática, então podem riscar...hehehe

Vargas Llosa é crítico ferrenho de governos como Evo Morales (Bolívia), Hugo Chavez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) - todos governos semelhantes ao do Lula, cuja tendência é mais de ajuda à população carente e fortalecimento de empresas estatais. Por suas posições de ultra-direita travestidas de neoliberais, ainda não entendi porque está demorando tanto pra descer a lenha no governo Lula...hahaha

Aqui eu brinquei bastante, mas a verdade é que Mário Vargas Llosa é um grande escritor e vale a pena ser lido. Li muitas obras dele e nunca me arrependi de nenhuma e acho que há pelo menos uns 20 anos ele merecia o Nobel. Se gostam de posições firmes e de conhecer seus países vizinhos, leiam Llosa (mas nunca se esqueçam de ler também o García Marquez, tá?...rs).

Foi muito importante para a América Latina ter mais um escritor ganhador do Prêmio Nobel.

Quem sabe agora vem um Nobel da Paz por aí? Talvez para o Lula....hehehe




E aqui os dois grandes inimigos, no ringue dos ganhadores do Nobel.

Qual seu escritor favorito??



Mário Vargas Llosa - peruano - Nobel 2010



X





Gabriel García Marquez - colombiano - Nobel 1982





************

Queridas:

Tenham todas um ótimo dia, sem muita chuva e com muitos preparativos e planos para o feriadão delicioso que se aproxima!  :O)

Depois mando mais notícias, inclusive com fotos dos meus bebês de 4 patas - fofíssimos!!

Beijoooo


*********


Ih, Gabriel García Marquez fez malcriação depois que soube que o Nobel foi para o seu arqui-rival Vargas Llosa....kkkk








16 comentários:

  1. Sil,

    Sou apaixonada pelo Gabriel, desde Crônica de uma morte anunciadas, já leu? Adoro de paixão. Esse outro aí, kkk, não conheço e também não estou a fim de conhecer, direitosos bastam os que já conheço. Outro que é paixão antiga, que amo é o Galeano, Livro dos Abraços, é uma coisa divina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sil, mexeu no vespeiro!
    Sou macaca de auditório do Vargas Llosa, e amo de paixão Gabo. Dá para explicar: Gabriel é mais visceral escreve com paixão e por paixão. Mario é mais celebral sabe onde quer chegar e escolhe cuidadosamente o caminho a seguir, tanto que a Academia Sueca não escolheu um livro, como o Nobel de Gabriel, no caso do Mário escolheu o conjunto da obra e a contribuição a língua espanhola.Entendeu? rs
    Quanto ao bafão entre os dois foi muito mais prosaico que sonha a nossa vã filosofia: foi mulher! Como dois bons latino-americanos.
    Quanto a orientação política dos dois o que mais admiro é que em seus romances eles só retratam o cerne da questão, maus governos, pobreza, coronelismo e etc... Ambos mereceram o Nobel!
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Oi Jussara!

    Pois é, disseram na época que o motivo teria sido a Patrícia, que estava com o Gabo. Mas a grande verdade é que foi por razões políticas - ambos já confirmaram isso em entrevistas distintas.

    Estão criticando a indicação dele por ter sido pelo conjunto da obra pois, neste caso, ele não seria merecedor (e eu concordo plenamente).

    Não tem jeito, minha paixão é mesmo o García Marques. Deixo o Vargas Llosa consigo, pois já li muito dele, nem há mais o que me apeteça entender e apreciar desse conservdor...rs

    Adoro teus pitacos por aqui! :O)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. OI querida, já ouvi falar dos dois mas confesso que nunca li nada deles... É, apesar de ler muito eu não sou lá muito culta ou inelectual... Mas também não leio sub-literatura - certos autores de best-seller, se é que vc me entende rsrs
    Me lembrei de vc quando vi isto aqui
    http://link.eml.keepsakeneedlearts.com/s/ve?eli=w979330&si=4374355484&cfc=3html

    Melhoras para o Fiel!
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Sil, gosto dos dois, mas claro que Garcia Marquez está uns pontos na frente. Adorei Travessuras de Menina Má de Vargas Llosa. Achei fantástico o seu post o Nobel desse ano. Ficoi bem informativo e até engraçado. Adorei.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sil,
    você tem razão é quase como discutir futebol! Torcida de cá e de lá, mas pelo menos esse ano nós conhecemos o ganhador do Nobel , não é uma romena desconhecida que escreve em alemão e não tem tradução no Brasil (2009).
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tenho que abrir meu coração ... rssss
    Nunca li nenhum dos dois, pode malhar ;;; eu aguento rssss, mas não é minha praia "ainda", quem sabe um dia me encante.

    Beijokas nos filhotes todos ... o Wisky manda uma ronronada para todos.

    ResponderExcluir
  8. Sil,
    voltei, no link abaixo uma entrevista da Maria Rita Kehl

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4722228-EI6578,00-Maria+Rita+Kehl+Fui+demitida+por+um+delito+de+opiniao.html

    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Oi, Silvana,

    Fiel tá melhor? Tadinho dele, não deixa ele pegar chuva não...ainda mais com todo esse pêlo...

    O própolis é um poderoso antibiótico natural, previne e trata pneumonia.

    Coloque 15 gotas na água dele.

    Eu estou aderindo ao própolis para cuidar das feridinhas do Fluke por causa da alergia que ele tem.

    O própolis é tudo de bom.

    O babador era da Luiza, o Pedro não usa de jeito nenhum.
    Coisa de menino...rs.

    Que legal! mais uma casinha para você visitar , e daqui a pouco bebês para cuidar.

    Dê meu beijo na Lu e no Emerson.

    Beijo para você, querida, bom feriado, e se cuida tá?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!

    Sem o menor problema, não li nada desse cara.
    E o Nobel da paz tb já foi divulgado, um prof chinês pró-democracia e que ainda está preso.

    Quanto aos famosos escritores mencionados, deixando todas as questões literárias e políticas de lado, fala sério, o Mário dá de 1000 a 0 no Gabriel, kkk

    Que bom que o Fiel já está melhorando, legal!

    Excelente feriadão pra vcs, muitos almoços e papos em família!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  11. Sil Dusséu , eita mulher que sabe tudo.
    Com 8.396 coisas pra fazer ainda tem tempo de futricar a Gangue do Nobel...
    kkkkkkkk
    Muitos beijos pra você e meu carinho pros peludos.
    Fala pro Fiel que eu to torcendo por ele.
    Mil beijjos e um lindo fim de semana prolongado pra todos aí.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom saber que o Fielzinho está melhorando.

    Ah... essas nossas crianças peludas... como dependem de nós.

    É da natureza do cachorro dormir no chão puro, não devemos interferir.

    Eu acostumei o Fluke a fazer tudo no tapetinho, e hoje, o bichinho procura um paninho até para vomitar, pode? rs.


    FEVEREIRO!

    Então a lua de mel será em Peruíbe? eheheh...

    Quero ver as fotos, quero ver....

    ResponderExcluir
  13. Sil,

    Fiz uma post declaração de voto, kkk, não fiquei sabendo nada de fraude, me conte mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Silvaninha,

    Nossa, teu mano não pode vir aqui em casa, rs

    Menina, eu tava falando do visual dos caras, hahaha

    Ah, tua mãe é um barato mesmo, fiquei com pena de vc, crente que tinha acabado o serviço mas teve que voltar pro lerê lerê...

    Vai descansar, Sil, pra vc acordar bem lindinha e revigorada!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  15. Sil,
    Gabo postou no twitter "estamos quites", não é o máximo!
    bjs
    Jussra

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil!Adorei seu post amiga, aliás sempre gosto! Eu só li Garcia Marquez, O amor nos tempos do cólera e de níver ganhei Cem anos de solidão,que está na fila para ser lido.
    Quanto ao Vargas Llosa ( como se pronuncia esse Llosa???) não li nada dele ainda, será que devo??
    Estou aqui torcendo pelo Fiel.Beijoss amiga.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo