domingo, 17 de outubro de 2010

Notícias da minha Mãe


Foto do meu pai e da minha mãe, Maria de Lourdes, no dia do casamento, em 1956



Olá Amigas!

Espero que todas vocês estejam muito bem.

Venho agradecer o imenso carinho que recebi de todas. Foram muitos comentários que, antecipo, não poderei responder - ao menos por enquanto. Peço que me desculpem, mas ando a milhão em pensamento e em afazeres.

Minha mãe teve alta da UTI no sábado à tarde. Ficamos aliviados, afinal o risco iminente de novo AVC sucumbiu.

Porém, o calvário mal começou para todos nós...

Minha mãe continua acamada, sem movimentos do lado direito. Agora sabemos que ela ouve e enxerga um pouco. O médico também disse que ela sente o pé direito, o que é bom para saber se houve uma lesão mais profunda.

Amanhã ela fará uma outra tomografia para termos certeza do tamanho da lesão no cérebro, pois como disse o médico, isso é bem demorado. Somente após uns 4 dias depois do AVC é que a lesão aparece na tomografia com maior nitidez. Esse tempo é necessário.

O médico disse também que dará alta nesta semana, pois há sempre um grande risco de infecção hospitalar, ainda mais em uma senhora de 72 anos.

Já corremos atrás de enfermeiras para o dia e para a noite. A enfermeira do dia é nossa vizinha, Ivone, mora em frente de casa, já é uma senhora de quase 60 anos, mas muito forte e bem disposta. E o legal é que ela sempre foi amiga da minha mãe, coisa de mais de 20 anos....

A enfermeira da noite, Maria, é ainda jovem, uns 45 anos. Também mora aqui no bairro e era colega da minha mãe, sempre batiam papo no nosso mercado. Ela já é cuidadora de uma idosa durante o dia e disse que dará conta do recado de cuidar da minha mãe durante a noite.

Neste primeiro emprego ela é registrada. Como não entendo da área trabalhista, não sei se devo registrar quem já tem outro registro em carteira. Alguém sabe me responder essa questão? Eu agradeço desde já a resposta de vocês. Amanhã correrei atrás disso...

Bom, minha mãe morava sozinha há muitos anos (era separada do meu pai). Mas, desde a sepração, sempre morou sozinha nos fundos da minha casa, uma edícula muito grande e confortável (uns 80 metros quadrados) e meu pai morava na frente. Uma separação "sui generis", pois eram co-dependentes...rs

Nestes últimos dias me enfurnei lá preparando a casinha para recebê-la. Gente, como é difícil mexer na intimidade de alguém - mesmos sendo nossa própria mãe! Descobri que ela guarda muitas coisas dos filhos, até alguns de nossos brinquedos de infância, meus primiros bordados feitos quando criança, minhas calcinhas infantis e até minha toalhinha de banho... Vimos convites de nossas formaturas, fotos, muitas roupinhas, muita coisa mesmo. Deu um aperto muito grande no coração saber de todo esse zelo que, mesmo com as limitações da idade dela, deixou tudo bem conservado e guardado.

Eu, minha cunhada Beth e mais uma funcionária (Lúcia), tivemos muito trabalho para dar conta de tudo: encaixotar o que ela não usará tão cedo, higienizar todos os ambientes, tentar adequar espaços para locomoção de cadeira de rodas, ajeitar o banheiro, guardar jóias e outros objetos de valor etc.

Agora vamos correr atrás de aluguel de cama hospitalar, assim como de cadeira de rodas e de banho.

Será muito triste ver diariamente minha mãe tão dependente, justo ela, sempre tão forte e resistente a tantas intempéries.

No primeiro dia em que vi a enfermeira colocando fralda geriátrica nela caí em prantos... A gente nunca quer imaginar isso de quem já foi um rochedo de Gibraltar, uma grande fortaleza, uma mulher que não pegava nem resfriado...

Mas nestes últimos dias vi uma coisa muito linda, e acho que ela também deve ter percebido: os 5 filhos unidos com o objetivo de dar o melhor a ela.

Eu e meus 4 irmãos estamos nos desdobrando, inclusive financeiramente, para darmos o melhor a ela.

Infelizmente sei que a vida dela nunca mais será a mesma. Haverá muitas limitações, as consequências de um AVC são desconhecidas até pelos médicos.

É muito triste saber que aquela mulher forte não voltará mais pra casa, que no lugar dela virá uma mulher totalmente dependente e vulnerável. Mas esses desígnios não competem a nós, pobres mortais. Temos de nos conformar.

O que fica são as lições dos exemplos de uma mãe forte e guerreira. Exemplos que nos confortam e nos dão força por um zelo maior ainda por essa brilhante mulher.

Queridas, muito obrigada por tudo, de coração.

Tenham uma ótima semana.

Beijoooo




Mais de 30 anos depois...
Foto dos meus pais, no final dos anos 80.





37 comentários:

  1. Oi amiga muita força meu anjo...estou orando para que ele se recupere...momento pois a gente sempre quer a felicidade dos amigos queridos,mas tambem tenho certeza que ela ficara bem, e Deus lhe dara , e esta dando muita força para superar est problema.
    beijão amiga

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida muita força e fê...
    Apesar de distante estou aqui pra tudo...
    Bjo bjo!!

    ResponderExcluir
  3. Sil,

    eu não estava sabendo de nada, minha amiga, me desculpe por não estar presente quando precisou, mas agora estou aqui para o que você precisar e tenho certeza que o melhor irá acontecer, que sua mãe ficará bem e que todos vocês encontrarão forças para lidar com isso de forma serena.
    Se precisar, estou aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi

    Que bom que ela está melhor na medida do possível. Quanto à dependência meu avô tb ficou com um lado do corpo paralisado, mas melhou muito com a fisioterapia.

    Que bom que a família está unida (principalmente financeiramente), pois nessas horas precisamos da ajuda de todos.

    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil eu ensino sim amiga vc fazer o que vc quiser...eu adr ensinar ,faço isto com carinho amiga...assim que vc estiver disposta nós combinamos..,ahhh vc tambem trabalha super bem..tem muito talento...eu te adimiro muito amiga....:)
    ps Sil se vc precisar de algo me de um toque viu amiga...eu vou até sua casa...
    abraço fc bem si

    ResponderExcluir
  6. Silvana,
    Muita força, viu.
    Como voce disse, o susto já passou, e agora é cuidar, porque tenha certeza que com fé, com fisioterapia e principalmente com muito amor,ela vai se recuperar.
    Meu pai também teve um AVC há muitos anos atras, na epoca, eu era muito pequena, e só me lembro do sofrimento da minha mãe.
    Ele se recuperou, porque começou a se cuidar, parou de fumar e de beber.
    HOjes, eles moram no Japão.

    beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana...bom dia!!
    Que bom que sua mãe já está em casa recebendo os cuidados e carinho da família - é o melhor remédio que pode existir.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  8. Sil , pense que é sua vez de retribuir tudo o que ela já fez por você.Acredite , sua força e bom humor vão fazer muita diferença na recuperação dela.
    Mil beijos e fiquem com DEus.

    ResponderExcluir
  9. Silvana, sei bem o que está passando. Eu era ainda uma adolescente quando vivi algo semelhante. Só quem passa, pode avaliar o tamanho do vazio que se forma dentro de nós.

    Que bom você ter um blog hoje, para desabafar um pouco. Na minha época, além de muito nova era a única filha entre 7 homens e não existia essa maravilha de blogosfera que mesmo virtual, você encontra apoio de centenas de pessoas. Tive que amadurecer no tranco.

    O melhor remédio no momento, é a união dos familiares, carinho e muito amor. E isso, pelo visto ela sempre terá de sobra, não é mesmo?? Amor de MÃE é INCONDICIONAL!!!
    Às vezes somos egoístas, e nos esquecemos disso no momento que elas precisam de presença de filhos. Participamos pouco de seus sonhos e lembranças, como disse sobre o carinho dela com coisinhas de filhos ainda bebês. Também com essa loucura de vida, muitos afazeres o tempo anda curto, teríamos que ter 48 horas por dia.

    Amiga, um grande beijo para vocês, e que sua mamãe tenha uma recuperação bem legal e rápida. Se depender dos aparatos que estão montando, com certeza ela terá! Vamos fazer uma corrente, torcer juntos!!!

    Bjos: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  10. Olà Silvana graças a DEUS sua mãe esta melhorando na medida do possível... amiga quando ela vier pra casa e começar a fazer fisioterapia vai melhorar muito... rtenha certeza ja vi muitas pessoas ficarem sem seguelas... e a união dos irmãos com certeza é muito importante pra ela...
    Fiquem com DEUS...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi minha querida!!

    Você também é uma fortaleza!!

    Não é facil cuidar de todos esses detalhes,
    no momento tão dificíl,que bom que vocês
    estão unidos neste momento de dor, o amor
    e o carinho, são muito importantes.

    Que lindo éla ter guardado todos esses anos,
    as roupinhas,os objetos de vocês, nesta hora
    vemos o amor e o carinho da nossa mãe.

    Sil não esquecam do colchão casca de ovo,ele
    evita feridas no corpo.

    Com a graça de Deus,logo ela estará boa,pensamentos positivo.

    Sil nas farmacias tem um oleo com o nome de
    Sommacare é para passar na região das costas
    e no local das fraldas,ele hidrata a pele e
    evita feridas.

    Um beijo bem grande no seu coração.

    Muita força e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Ola Silvana,


    Muita força. Espero que a sua mae se recupere logo!Gracas a Deus vc conseguiu pessoas para ajuda-la. Imagino o carinho da sua mae guardando cada pecinha dos filhos!

    Fiquem com Deus.

    Beijos

    Mi

    ResponderExcluir
  13. AMIGA, UMA NOVA ETAPA COMEÇA E TENHO CERTEZA QUE VC VAI CONSEGUIR VENÇ-LA, CONCORDO COM O COMENTARIO DE UMA AMIGUINHA, O SEU CARINHO E BOM HUMOR SERA FUNDAMENTAL P/ A RECUPERAÇÃO DA MAMI, BEIJOS, CONTE COMIGO!!!

    ResponderExcluir
  14. Querida Sil, desejo de coração que vcs e seus irmãos tenham muita saúde para retribuir todo o carinho que sua mãe dedicou a vocês, agora ela é a filha e vocês, os pais. Assim é a vida. Fico feliz em ver que você não está sozinha, que os irmãos estão unidos. Isso é muito importante, e com certeza essa união é fruto da educação que sua mãe deu a vocês. Muita força para todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi queridona, estou muito feliz por sua mãe voltar pra casa, apesar de tudo, ela está ai pertinho de você né ?? que bom, estou muito preocupada com você, tenho pedido muito para minha linda Madalena te ajudar e dar muita luz para sua mãe.
    Tenha força, seja paciente, amiga e filha. Ela vai precisar muito de você.
    Vejo que está fazendo tudo que pode, e é isso que importa para ela, ter você ao seu lado.
    Um grande beijo e não se preocupe em responder, todas nós entendemos muito bem isso.
    Fique em paz e muita luz.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, passei pra saber as notícias e continuo aqui na torcida para que tudo caminhe bem.
    Boa semana cheia de paz e prosperidade.
    Xeros

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga...A única que coisa que podemos desejar ,é força para vcs cuidarem da sua mãe e que Deus dÊ a ela muita saúde e forças para se recuperar,pois é um momento delicado para todos...Para vocês da família e pra suas amigas blogueiras,como como digo,somos uma família e estamos juntos nessa sua luta...Amor,carinho e paciência é fudamantal na recuperação...E quanto a enfermeira,o que eu sei é que quando trabalhar mais de 3 vezes por semana,tem que registrar...Mas conversar com alguém entendido do assunto...Beijos e que as bençãos dos céus estejam sobre vossas casas...Beijos....

    ResponderExcluir
  19. Sil, tem um lado bom disso tudo que é de vc ter oportunidade de reconhecer a sua mãe. Vai ser um tempo dos papéis se inverterem. Deus sabeo oque faz Sil. Tenha força amiga. No final tud vai dar certo e vcs vão se adequar à nova realidade. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Querida Sil.
    Felizmente sua mae vai poder,enfim,voltar para casa.Ela nao esta voltando nas melhores condicoes,como vc e seus irmaos desejavam,mas pelo menos ela estara junto aos que ela ama.Meus olhos se encheram de lagrimas o ler a sua descoberta dos "tesouros" guardados por ela:sinal de amor incondicional pelos filhos.Achei tao lindo,todas as coisinhas que ela guardou durante tanto tempo,isso so mesmo uma mae faz.Amiga,seja forte,porque tempos mais dificeis virao,mas vc e guerreira e vai se adaptar e saber dar o melhor para sua mae.Desejo de todo coracao que sua mae tenha o conforto e carinho que merece.Grande beijo e muita Paz no seu coracao.Com grande carinho,sua amiga Ze.

    ResponderExcluir
  21. Sil, continuo aqui orando por vcs.
    Sei que não é fácil, mas Deus te dará forças.

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  22. Amiga Sil,eu não estava sabendo de nada porque dei uma sumida da net,desculpe a ausência.
    Estou rezando por sua mãe e torcendo muito tbm.Força amiga, precisando estou aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sil, boa noite!

    Fico muito aliviada pelas boas notícias, graças a Deus sua mamãe vai se recuperar em casa, aos pouquinhos mas vai.

    Parabéns a vocês, filhos, pela conduta madura e amorosa, isso fará toda diferença, podem crer; infelizmente na minha família não é assim.

    Olha, lendo seu relato sobre as coisas que sua mãe guarda com tanto cuidado e vendo o sorriso dela ao lado do marido, sabe o que penso? Que mesmo separada dele, no fundo continuava apaixonada.

    Que o Senhor conceda a melhor recuperação para a sua mãe e que todos vcs sejam fortalecidos para a superação dessa fase!

    Um beijo e um abraço apertado,

    ResponderExcluir
  24. Oi Sil, me desculpe, não pude vir visitar seu blog antes, o trabalho está me ocupando muito, final de ano é assim mesmo. Então somente hoje fiquei sabendo o que aconteceu com sua mãe. Não podeira deixar de passar aqui e deixar umas palavras de apoio e consolo. Sei muito bem o que você está passando, pois vivi esta situação com o meu pai. Ele sempre foi um homem forte, independente, o AVC o deixou totalmente dependente de nós. Mas não perdemos a força e o amor, sempre ficamos ao lado dele, na medida do possível fizemos tudo para deixar a vida dele mais confortável e tranquila. Que Deus dê a sua família (principalmente para você) muita força neste momento, pois sua mãe vai precisar muito de vocês! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Ah, se precisar de ajuda, conselho, pois já passei por isto, fique a vontade para me mandar um email: casadejuntados@gmail.com.br.

    A primeira coisa que vocês devem ter cuidado é com as escaras. Procure sempre movimentar sua mãe na cama, não deixe ela na mesma posição por muito tempo, nem na cama e nem na cadeira. FAça ela tomar sol moderado, é ótimo para a pele. A escara é uma infecção da pelo muito perigosa e é ocasionada pela fricção constante da pele em um mesmo local, quando o paciente fica muito tempo em uma mesma posição. Espero poder te ajudar no que for precisa. Beijos

    ResponderExcluir
  26. vou repetir o email, digitei errado, não te br no final: casadejuntados@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Sil querida...
    Me deu um nó tão grande na garganta quando li da sua mãe e do Fiel, me desculpe pela ausência, acabei me acomodando e deixando um pouco de lado os blogs que tanto amo e as amizades verdadeiras que fiz. Me desculpe Amiga! =0(

    E sua mãe, como está? Amiga é dureza tudo o que está acontecendo nesse momento, mais penso que nem uma folha da árvore cai se Deus não tiver o seu designo para isso. Nada acontece por acaso, as vezes o que vemos como uma forma de martilio é exatamente o contrário, é a purificação do espirito em Cristo. Imagino como deve estar sendo dificil para todos, principalmente pra vc querida, que mora do ladinho da sua mãe.
    Sil seja forte, vc sempre esteve em todas as minhas orações, os anjos do céu nunca te abandonaram. Acredite e tenha fé!!!
    Amiga qualquer coisa que vc precisar basta me dar um telefonema, ok??? Não moro tão longe assim e estou de férias, posso ajudar no que vc precisar. =0)
    Quero saber tbm do Fiel, o que aconteceu com ele?? Está bem???
    Sabe o que andei percebendo, vc é a fortaleza ai na sua casa, é ao alicerce, parabéns Sil!!!

    Beijos e me mantenha informada. =0)

    ResponderExcluir
  28. Sil, é muito bacana como vc consegue ver o melhor de uma situação por mais dolorosa q seja. Muito lindo essa união de vc e seus irmãos. Força flor! Graaande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Pocha vida... parabéns pela força por está indo em frente!!! Sou mais uma que estará orando por vc e por sua mãe, que Deus de forças a vcs!!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Silvana, que bom amiga saber que tua mae vai pra casa, isso é bom sinal.
    Pensa bem: se nem os médicos podem afirmar como vai ser apartir de agora, podemos esperar tudo,nao é mesmo? inclusive uma recuperacao dos movimentos, e de qualquer outro dano, é assim q devemos acreditar, q toda bencao é possivel.
    Fé querida, e o mais importante, é q seja como for, ela tem o amor da familia, e vai sentir esse carinho como ela puder, tenho certeza.
    Nao entendo muito de AVCs, mas entendo muito de gente, e podes acreditar, que a forca de tua mae ainda nao acabou, continua em todos vcs, e é isso q vai faze-la voltar a lutar e ser feliz.
    Beijos mágicos

    ResponderExcluir
  31. Sil,espero que esteja tudo melhor por aí.Beijosss

    ResponderExcluir
  32. OLA Sil,
    muito obrigada pelo carinho que teve ao passar em meu Blog.
    Sinto muito por tua mãe e torço pra que logo logo ela melhore.
    Vai ser bom pra ela poder contar com duas enfermeiras amigas, a confiança só aumenta não é?
    E você, está melhorzinha?

    Beijos e qualquer coisa conta comigo!

    ResponderExcluir
  33. Olá Silvana.

    Primeiramnte sinto muito pela sua mãe, sei que é difícil,mas Deus está sempre conosco , pode acreditar.
    Acabo de conhecer seu blog, e já o li quase todo, me identifiquei muito com vc, sua forma de pensar, seu blog é MARAVILHOOOOSO!
    Concordo com vc quando fala do nosso presidente, e estou com Dilma.Também amo animais, e sobre o post sobre a programação da tv ser péssima, concordo com vc, enfim amei todo o blog e já sou uma admiradora sua.

    Espero que sua mãe melhore, e que vc e sua familia tenha muita força neste momento.

    Beijos.Fique com Deus.

    Adriana.

    ResponderExcluir
  34. Silvana,

    Tem momentos que me calo...mas você está nos meus pensamentos, viu amiga?

    Muita força para você e seus irmãos.

    Estou na torcida para que a sua mãe melhore.

    O amor e união dos filhos é fundamental neste momento, é um santo remédio.

    Receba todo meu carinho.

    ResponderExcluir
  35. olá, lamento essa fase de sua vida e desejo que vc tenha a força necessária para enfrentar essas dificuldades . a vida , realmente é uma cx de surpresas ...estarei por aqui torcendo e rezando para que tudo se ajeite da melhor forma possível e q a união de vcs seja cada vez mais forte pensando sempre no bem estar de sua mami . bjs LIN

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo