quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Voltando devagarinho...





Um presente para todas vocês:

Tutu cuidando carinhosamente de um dos patinhos que nasceu na nossa chácara!

Um fofo, né?




Olá Meninas Queridas!

Nossa, quanto tempo, heim?

Em primeiro lugar quero agradecer o imenso carinho de todos os comentários que recebi ao longo de minha ausência. Todos muito afetuosos, com votos de estima, consideração, sorte, força... Votos de amigas que sabem verdadeiramente quão difícil é a situação neste momento da minha vida.

Fiquei tanto tempo ausente que, neste período, teve a campanha eleitoral baixíssima do Serra, minha candidata Dilma ganhou as eleições, teve Natal, Ano Novo, enchentes calamitosas no Rio... Foram tantos acontecimentos importantes que deixei passar sem comentar aqui no blog. Senti tanto por isso, pois quem me acompanha sabe que sou uma palpiteira de plantão...rs

Neste longo período meus peludos também aprontaram bastante: o Vuvuzela fugiu e fiquei 3 dias à caça até encontrá-lo (com direito a cartaz, anúncio em rádio e jornal, longas caminhadas de manhã até noitinha, equipe de amigas me ajudando); a Lola, uma lady sempre tão bem comportada, foi se aventurar na casa do vizinho e acabou 2 dias presa num quartinho de despejo; o Fiel adoeceu novamente do lúpus e, quando se recuperava, veio novamente a maldita doença do carrapato... Como veem, essa amante dos quatro patas passou bem apertada!...rs

Mas, enfim, lá se vão quase 4 longos meses, né?

Porém, minhas razões de ausência são sérias.

Minha mãe, desde o acometimento do AVC,  vive de altos e baixos constantes. Cuidar dela é muito difícil e cansativo, sendo que exige extrema dedicação e atenção aos mínimos detalhes.

Ela esteve em fase muito melhor, mas no momento encontra-se em grande sofrimento físico e psíquico, pois adquiriu uma úlcera vascular no tornozelo - algo comum em se tratando de acamados, mas distinto de escaras e erisipelas.

Esta ferida, digamos assim, tem-lhe causado imenso sofrimento físico e grande regressão nos avanços que já tínhamos conquistado, tais como: comer sem sonda, rir, ajudar no banho, sentar, reconhecer pessoas...

Atualmente voltamos quase à estaca zero. Ando enxugando gelo...rs

Mas a nossa dedicação parece que dará resultados, afinal hoje o médico nos disse, finalmente, que o prognóstico de fechamento da ferida é grande neste semestre. Isto mesmo que vocês leram: neste SEMESTRE. Uma ferida em acamado pode levar meses ou anos para fechar e cicatrizar.

Em todo este período de ausência, não foram poucas as vezes em que me perguntei "por que"? As crises existenciais vem e vão a todo momento e sempre caio na cilada dos "porques" e dos "ses". Por que comigo?, por que agora?, e se ela tivesse se medicado?, se eu tivesse ficado mais atenta?, se a correria fosse menor?, se a minha depressão não me turvasse tanto?...

São imensos os questionamentos e cobranças que faço a mim mesma.

Não digo que neste momento esteja resignada a este sofrimento, pois estes questionamentos ainda gravitam à minha órbita. Mas acho que estou aprendendo a lidar melhor com a situação e a ser útil sem fazer perguntas e me punir. As coisas são como são e tenho de lidar com elas e ponto final. Nada de lamúrias.

Também cheguei à conclusão de que este é o momento de me reconciliar com minha mãe. Sempre tivemos uma relação de extremo conflito, nunca nos demos bem. Nossa relação sempre teve momentos sazonais: épocas de boa colheita, épocas de entre-safra, épocas de seca extrema.

Por sermos tão diferentes em alguns aspectos e tão parecidas em outros, nunca me imaginei prestando cuidados a ela. Mas hoje cá estou, inteiramente absorta nesta tarefa.

Sei que chegará o momento de me desvencilhar dessa maior aproximação e cuidar da minha vida, afinal não posso viver exclusivamente para isso, como tenho feito nos últimos 4 meses. Terei de aprender a administrar esses cuidados com maiores intervalos de tempo ou à distância. Mas será complicado, pois não ando acertando com as enfermeiras.

Hoje vejo que as profissões ligadas à geriatria são as profissões do futuro, pois dificilmente se encontram bons profissionais nesta área, mesmo com a procura sendo muito grande e pagando-se muito bem. Se partirmos para a base da pirâmide dos cuidados, "cuidadora de idosos" e "enfermeiras/auxiliares domiciliares" nem pensar.

Quero abrir um capítulo à parte em meu blog, futuramente, para contar minha experiência com cuidadoras de idosos, pois ando sofrendo bastante e já tenho dois boletins de ocorrências em mãos - pra vocês verem cada tipinho que me apareceu...rs

Bom, mas cá estou também para dizer que sou muito grata a TODAS vocês, que me apoiam e me incentivam a continuar nesta grande batalha. Também digo que, devagarinho, estou retomando o blog, que tanto amo e que entrarei em todas vocês que aqui comentaram!

Neste longo período ausente, quero aproveitar para agradecer algumas pessoas que muito me confortaram e me animaram a continuar nesta batalha, em especial:


1 - Zenaide Storino, do blog Lata de Luxo: vocês sabem lá o que é receber presentes do outro lado do mundo, lá dos cafundós da Índia? Pois é, euzinha tive essa felicidade!...hehehe. Obrigada pelos lindos presentes, minha querida, e me desculpe a falta de contato. Amanhã postarei as fotos dos mimos, que estão sendo muito bem usados, pois minha mãe sempre amou insensos! Infelizmente, na correria de fim de ano, perdi o endereço, mas teus presentes já estão prontos e depois tricotamos pra vc me dar novamente o endereço para lhe encaminhar uns mimos. Zê, vc é simplesmente adorável...

2 - Elaine Canha, do blog Casinha de Taipa: estava eu quietinha no meu canto e lá vem presentinho fofo da terra do frevo e do Lula, feito pelas próprias mãos de uma doce pernambucana! Uma pernambucana encantadora, lutadora, que está dando a volta por cima em muitos problemas! Minha linda, teus presentes me encantaram. Os teus já estão prontos faz um tempinho, mas nunca encontro tempo pra mandar, escrever a cartinha... Mas até semana que vem pretendo fazê-lo.

3 - Giovanna Valfré, do blog Bordados e Retalhos: quando as nuvens negras se aproximam, lá vem minha lufada de vento me acariciar... Uma queridíssma que sempre me escreveu neste período de sofrimento, sempre me prestou apoio e carinho, mesmo estando tão distante. Muito obrigada, linda!

4 - Simone, do Cantinho do Patchwork: esta menina miguxa já conheço pessoalmente, um fofa, carinhosa, linda, meiga. Ela é muito mais do que se mostra no blog. Minha querida, muito obrigada pela linda cartinha e pelo charmoso cartão de Natal. Tuas palavras acalentaram meu coração e minha alma. Muito obrigada, de coração.

5 -  Lourdes Fiedler, do blog Na Onda das Artes: minha sobrinha Naira acabou indo para Peruíbe (cidade da Lou) e, por ela, acabamos fazendo uma troquinha de última hora. Nos falamos por telefone e ficamos com gostinho de "quero mais", pois ainda nem nos conhecemos e já fizemos duas troquinhas...hehehe. Lou, vc é minha querida da praia! Não vejo a hora que volte a mil com as postagens, tá?

6 - Neli, do Caprichos by Neli: outro dia (sabe nestes dias que a gente está beeemmm pra baixo?!) recebi um email tão querido, mas tão querido, que meus olhos marejaram... Uns dias depois, quando a tristeza ameaçava tomar conta de mim de vez, lá vem a salvadora da Neli, de surpresa, me telefonar e me apaziaguar a alma! Que santa mulher, que vida difícil ela teve e ainda encontra tempo para desperdiçar comigo, me telefonar, me escrever, me animar, me confortar... Como pode existir gente assim? Nos identificamos de cara e não vejo a hora de conhecê-la!

7 - Cínthia Branco, do blog Sobre Viver em Sinop: quando entrava com mais tempo nos blogues, a Cínthia sempre me chamava a atenção: divertida, inteligente, carinhosa, mãezona, esposona...toda grande de coração e de alma. Depois tive a sorte de ganhar meu primeiro sorteio com ela. Estávamos desenvolvendo uma amizade tão bacana! Aí teve esse cataclisma em minha vida, mas lá estava a Cí me escrevendo e me dando até telefone por comentário. As bolas de ferro que andam agarradas em meus tornozelos me impediram de chegar até ela, mas desta vez esta amiga não me escapará...hehehe. Muito obrigada pela deferência em teu blog, minha querida! Teus presentes já estão prontos e pretendo te mandar agora em fevereiro, com supresinhas e tudo...hehehe

***************

Agora deixo com vocês mais algumas fotos do meu cute-cute, do meu bebê, do meu fofo... o super Tutu!!

O Tutu sempre teve um instinto paternal bem aguçado: cuidou do Pitico e do Vuvuzela quando bebês. Lambia, pegava pela boca pra levar ao pote de ração e de água, ensinava a comer plantinhas, a caçar lagartixas...

O que eu não sabia é que ele cuidaria também de patinhos....hehehe


Este é um outro patinho



Aqui a ninhada toda - e ele lambendo um por um!!

Pode uma coisa dessas??


Ele e a filharada postiça...hehehe


Sete lindos patinhos!  :O)


Aqui eles indo embora, pois a mamãe pata os aguardava de volta.
E o Tutu ficou procurando os bonitinhos pela casa toda, tadinho...


Aqui a minha mãe com um dos patinhos.
O acariciou e o beijou... lindos, né?


E o patinho se aninhando nela...rs



Aqui novamente o Tutu com a filharada..rs


E aqui o Tutuzinho, com seu espírito de companheiro e cuidador, zelando pela minha mãe.

E com ela fica horas e horas!!


Lindos né?  :O)



E aqui as fotos mais lindas do dia:

Minha mãe com a neta Vitória, a minha Vivi.

Que criança de 10 anos chega correndo da escola e se deita com a avó acamada, que não fala, pra contar-lhe como foi o dia?? E ela larga qualquer brincadeira pra brincar com a avó! Nada pra ela é mais importante que ver a vovó sarar logo...


E a minha mãe já sabe a hora que ela chega da escola e vai se deitar junto,  dá até uma beirinha da cama pra Vivi, repuxando o corpo doído...

Lá ficam as duas, diariamente, a tertuliar assuntos secretos, que quando a gente chega, olham de cara feia, como quem diz: "dá licença que é só entre nós duas, tá?"...rs

E ela ri das histórias mirabolantes da neta! Chega a sufocar de tanto rir!

E, assim, avó e neta tentam reverter a peça que o destino lhes pregou: uma separação antecipada...




************

Queridas:

Muito obrigada pelo imenso carinho!

Desculpem-me novamente a longa ausência, mas sei que entendem minha condição.

Espero um dia estar à altura para retribuir tanto afeto e compreensão.

Lamento se deixei de citar alguém em especial, mas se for o caso, me retraterei, tá?

E me aguardem que tentarei visitar todos os blogues!

Tenham todas um excelente dia!  :O)

Beijoooo





18 comentários:

  1. Tô mto emocionada. Vc VOLTOU!!! Que bom. Tive mtas saudades das suas fotos, que falam por si. Saudades dos seus bichinhos. Tem horas que me pergunto, porque tanto sofrimento? Mas são fases que temos que passar p/ evoluirmos, é a explicação mais plausível e temos que aceitar, não tem o que fazer. Atualize sempre o blog, não desapareça de novo, hein!
    Fique com Deus.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. Sil,

    Minha amiga, que bom que você está de volta, sentimos muito a sua falta e estava deveras preocupada com seu sumiço. Imagino como deve estar sua cabeça, seus dias, mas tenha fé, nesses momentos é que vemos a força que temos, e isso é importante para tudo. Precisava saber de você, e quem me deu algumas informações foi a Neli, ainda bem.
    Obrigada pelas palavras carinhosas, só você para encontrar espaço no seu dia corrido e ainda nos emocionar.
    Agora (momento barraco): Faça o favor de não sumir mais, viu?!
    Grandes beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Sil , andei perguntado para um e outro , e fico fleiz que vc tenha voltado a nos dar noticias , nos momentos de sofrimentos perguntamos mesmo , mas não permita jamais se sentir só o invisivél do Bem te acompanha porque Deus sabe de nossas limitações e não nos desampara ! Fotos lindas sua historia com a mãe parece a safra da minha , paciência ! Que Deus te capacite cada vez mais e a sua mãe e todos que convivem contigo . Tem um post antigo no meu blog sobre o evangelho no lar http://janeladesonho.blogspot.com/2010/08/energias-beneficas-no-seu-lar.html, se possivél faça independente de religião necessitamos abastecer nossas energias .

    ResponderExcluir
  4. Silvana que bom que você voltou a dar notícias!

    Fico muito feliz por saber, que sua mãe está
    reagindo devagar,por tudo que ela passou,ela
    é uma guerreira.

    Ela está muito bem cuidada,e dou parabêns a
    você e seus irmãos pela grande luta.

    Silvana viva um dia de cada vez,não pense no
    amanhã,as coisas vão se encaixando,tudo isso
    vai passar.

    Que surpresa boa,você sempre postando coisas
    lindas, como as fotos do Vuvu,que coisa mais
    fofa.Fiquei triste pelo Fiel,mas ele vai se
    recuperar.

    Você fez muita falta aqui no blog,um grande
    beijo,que sua mãe se recupere dessa ferida
    logo.

    Muita força e muita luz com a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil

    Que bom que vc voltou! A paz esteja contigo!

    De tudo o que vc falou aí em cima, fico triste por vc andar se culpando (mas eu sei que a gente não tem controle com essas coisas às vezes), mas feliz por vc está aproveitando a oportunidade e se reconciliando com sua mãe. Ás vezes é só através das dificuldades que paramos para pensar nessas coisas importantes que vamos deixando em 2º plano durante a vida.

    Agradeço seu carinho e saiba que estou por aqui para ajudar e confortar.

    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Silvana, menina!!! Leio sua postagem com o coração apertado, pois já passei por percalços parecidos, cuidei de meu pai com Alzheimer, ficou assim como sua mãe, entrevado na cama. Faleceu há 2 anos e meio, com 89 anos. Somente a força que vem do Alto, para nos ajudar a cumprir essa fase da vida. Muita força menina, tenha fé, na vida tudo passa!
    Amei ver seu menino Tutu, o mais meigo gatinho que já vi!
    Carinhos em sua alma, sempre, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Silvana!

    Você não imagina como fiquei aliviada quando vi sua postagem.

    Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.

    Mas é importante não parar.

    Continue andando e fazendo.

    Valorize cada instante da sua vida com um coração agradecido e aceitação.

    Um pensamento de amor para você.


    E esses momentos da Lourdes com a neta Vivi? fiquei emocionada.
    Quanta ternura e dedicação...crianças são anjos de Deus.

    Agora, fala sério!
    O Tutu é um mestre, hein?
    Dei boas risadas vendo o danadinho cuidando dos patinhos.
    Ô coisa linda, cuidando de tudo e de todos.
    Como sempre, né.

    Pois é, amiga, ando sem inspiração para postar.

    Quando penso que vou colocar a casa em ordem, me aparece os cupins.

    Nesta 4ª feira precisei chamar a Descupinizadora, os caibros dos telhados estavam infestado.

    O negócio não pára, menina!
    Eu, hein...só quero ver quando tudo isso termina.

    Bom, o jeito é respirar fundo, e deixar acontecer.

    Querida, adorei comentar novamente no seu blog.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ai chorei com esse post, me emocionei mesmo. Mas amei saber notícias suas. Menina tenho tanta coisa pra te contar. Pode deixar que vou contando aos poucos. Enquanto postava hoje pensei, se a Sil estivesse visitando o meu blog ela iria gostar do tema que estou tratando. Quando terminei a postagem vejo sua volta. Fiquei feliz demais. Amei tudo aqui hoje e já estou sendo até repetitiva.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. OI Silvana, também fiquei afastada do blog, mas no meu caso por causa das férias e por não ter internet em casa, quer dizer, não tinha. Eu finalmente consegui comprar um computador e instalar a net aqui em casa, agora sou uma cidadã conectada!

    Lindos os patinhos e a dedicação do Tutuzinha em cuidar deles!

    Mas o que tocou meu coração, que me fez chorar, foi ver a cena da sua neta com a sua mãe, e o relato que você fez da relação das duas!! Juro, eu chorei! Achei a coisa mais tocante e linda do mundo! Sil, a vida é assim mesmo, todos nós temos o nosso destino. E sua mãe está cumprindo o dela, e pense que menos ela está cercada de carinho, tem a sua dedicação, o amor da sua neta, o carinho dos bichinhos... tem muito velhinho sofrendo e sozinho, vocês são pessoas especiais, pois estão permitindo à sua mãe viver estes dias difíceis cercada pela família. Enfim...

    Quando puder me faça uma visitinha, estou com saudades.

    Beijos e muita força em 2011!

    ResponderExcluir
  10. Silvana,que bom tê-la de volta!!!!!Vc faz muita falta aqui e senti saudadess♥
    Eu pensei muito em vc,mas não tenho seu e-mail...qualquer hora me passa ele?O meu é:professora1973@terra.com.br
    Amiga,vc deve estar passando por um processo de evolução e ainda que difícil com certeza,vc verá o quanto é forte.Fique com Deus e quando sobrar um tempinho aí corre pra cá,tá?Beijokasss

    ResponderExcluir
  11. Olá Silvana... fiquei muito feliz quando vi que tinha postado...
    Silvana esse momento que tem passado realmente não é nada fácil... mas saiba não cai folha da arvore sem permissão de DEUS... continue com fé que verá tua mãe caminhando pra cá e pra la se DEUS quiser... Que menina abençoada... ao lado da avó... chega a emocionar tanto carinho e dedicação que eu tenho certeza que ela tem sentido tudo...
    Agora seus bichinhos hem... tem aprontado... mas é assim mesmo somem, se escondem e nós ficamos atras... acho que todas somos iguais quando se trata dessas coisas fofas...
    E esse Tutu é um tutuzinho mesmo que dá vontade de morder... com esses patinhos então quanta doçura... acho tão lindo quando ele fica perto da sua mâe... quanto carinho...
    E o Fiel logo logo ele estará bem e trazendo alegria a todos vocês...
    Silvana nunca deixe o desânimo bater... pense logo em algo bom e tudo que tá acontecendo vai melhorar... tenha fé...
    E essas amigas que citou eu não conheço todas, mas as que conheço (virtual) a gente gosta logo de cara...
    Deus abençõe sua casa e toda sua família...
    Um beijo especial a você, sua mãe e a Vitória ( menina abençoada)...
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  12. Amiga... desde ontem estou tentando mandar este comentário, mas o meu computador está movido a lenha e não foi mesmo depois de 4 tentativas.. Fique com Deus, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Silvana, estava morrendo de saudades de você!
    Vamos por ordem:
    Espero que tenha um 2011 de paz e prosperidade!
    Desejo que sua mãe melhore, mas bem sei que será aos poucos, portanto paciência!
    Vou dar um conselho que eu ouvi quando meus pais (ambos hospitalizados e depois ambos com enfermagem em casa): É preciso aprender a desapegar, tem que retornar a vida ao mais normal possível. É difíil mas é preciso, voltar ao blog pode ser um bom passo.
    Desejo de coração que você encontre bons enfermeiros e cuidadores, antes de ir parar em uma Delegacia por agressão física, rs
    Legal, agora temos una presidenta! Gostaria de ter comemorado com você, portanto hip,hip,hurra!
    E por último, a semana passada lembrei muito de você pois postei um livro de Gabo.
    Bem vinda de volta!
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. Ola,minha queridissima e amada amiga Silvana.
    Em primeiro lugar quero te dizer o quanto estou feliz com o seu retorno.Entendemos como esta sendo dificil para vc passar por todas essas provaçoes,que naturalmente te deixam a beira da exaustao.Fico admirada com sua capacidade de gerenciar tantas coisas e ainda cuidar com carinho dos seus amados animais.A Vivi e um verdadeiro alento para sua mae,que menina maravilhosa,carinhosa e gentil.Estou torcendo para que os problemas enfrentados por sua mae,como essa escara,sejam logo amenizados para que ela nao sofra tanto.E o Vuvu,hein?Que danadinho,ainda bem que vc o reencontrou.E a Lola passou um aperto serio e o Fiel vai se recuperar,como sempre,pois o "menino"e forte e valente.Bem,minha amiga,logo a gente restaura os papos via e-mail,mas o importante agora e vc se cuidar e ter um tempo para vc por suas coisas e a cabeça em ordem.Grande beijo e benvinda.Carinho grande,zenaide storino.

    ResponderExcluir
  15. Amei amei amei todas as fotos, todas! Que momentos lindos, de bichinhos e de gente!
    Tudo na vida é fase Sil, tudo passa, tudo tem seu tempo, realmente não vale a pena questionar demais - apenas fazer o que tem que ser feito de acordo com o que o momento exige. Na hora certa tudo vai se encaixar, vc vai conseguir delegar um pouco essa função extenuante e viver um pouquinho para você. Seu post para variar é de uma sensibilidade única, você é mesmo muito especial, honesta consigo e com os outros.
    Eu me lembro da época em que meu pai ficou hospitalizado, toda essa função de cuidadora, feridas que não cicatrizam, melhoras e regressões... é uma barra.
    Que você continue com toda essa força e com esse olhos sempre abertos para as belezas da vida, nos brindando com estas fotos tão inspiradoras!
    Beijos
    Dora

    ResponderExcluir
  16. Oi linda

    Graças a Deus você mandou noticias,estes dias estava falando com a Cinthia sobre a falta de noticias.Graças a Deus esta tudo caminhando....tadinha da sua mãe,alias ...não tenho palavras,me emociona...nem posso escrever.
    Deusa

    ResponderExcluir
  17. Oieee,Sil querida,que bom que você voltou!
    A falta de notícias me fez imaginar muitas coisas,sempre que eu entrava no meu blog eu sentia sua falta e orava por vocês.

    Fico muito feliz em saber que está bem,e que apesar de a luta com sua mamãe continuar,
    Deus há de lhes dar a graça e força para cada dia.

    Não se culpe por nada,cuide da sua mãeziha enquanto ela precisar de você,sem se descuidar,pois além de ela precisar que você esteja bem,quando esta fase passar você precisa estar muito bem para receber o que Deus tem reservado para você,que com certeza são coisas muito boas!

    Os seus bichinhos continuam lindos!Tenha uma semana abençoada!

    Beijos.

    Edna Lúcia

    ResponderExcluir
  18. Oi queridona, que saudade desses posts enorrrrrmes rssss, que bom que está de volta, fiquei sem micro neste final de semana e estou te vendo só agora, estou muito feliz por sua volta, e por ver que sua mãe está bem, na medida do possível né querida, mas você está fazendo um grande trabalho, mime ela bastante, você nunca se arrependerá.
    Para variar ... seus filhos estão cada vez melhores né ??, o Tutu dá vontade de morder rsss, e esses patinho ??? se fosse o Wisky acho que comeria todos kkkkk, outro dia ele colocou em cima da minha cama uma lagartixa ... de presente pra mim rsssss, as vezes acordo e vejo a casa toda de penas, uma chacina total ... valha-me Deus !!!!
    Eu tb estou meio afastada do blog, me enchi um pouco dessa obrigação toda, mas estou voltando aos poucos tb, estou muito feliz por ter notícias suas e de sua mãe, vocês estão sempre em minha orações.
    Um grande abóbora a toda família.
    Beijokas

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo