quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"A Arte de Perder"


Capa do livro biográfico de Lota e Bishop


"A arte de perder não é nenhum mistério;/ tantas coisas contêm em si o acidente/ de perdê-las, que perder não é nada sério".

Elizabeth Bishop (1911-1979), in "One Art"




Olá Fofas de Plantão!

Estão todas bem? Espero que sim.

Faz tempo que não falo de livros por aqui, né?

Estava relendo uns poemas esta semana e me lembrei do centenário de nascimento de uma das maiores poetisas de língua inglesa do século XX: Elizabeth Bishop.

Eu sempre admirei mulheres fortes, que marcaram seu tempo de alguma forma, seja na arte, no comportamento, na inovação da escrita. E é atrás da biografia e da história de vida delas que muitas vezes vou: Madame Curie, Ágatha Cristhie, Simone de Beauvoir, Tarsila do Amaral, Pagu, Silvia Plath e muitas outras.

Para quem não sabe, Elizabeth Bishop nasceu nos EUA em 1911 e foi vencedora de um dos prêmios de literatura mais importantes do mundo, o Pulitzer. Um grande feito para uma mulher com um histórico de vida tão sofrido: criada sem os pais (a mãe morreu em manicômio), educada por parentes frios e severos, portadora de grave doença respiratória, discriminada por sua opção sexual (era lésbica assumida). Tudo isso levou a se tornar alcóolatra e, posteriormente, depressiva.

A vida dela não foi fácil e, para esquecer tantos apuros do passado e do presente, resolveu, no início dos anos 50, fazer uma viagem à América Latina. Desembarcou no Brasil e aqui ficou por mais de 15 anos. Morou em Petrópolis, Rio e Ouro Preto.

Aqui no Brasil manteve um relacionamento amoroso de 15 anos com uma famosa paisagista e urbanista, a Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mais conhecida como Lota de Macedo Soares.

Lota de Macedo Soares foi muito famosa na época, uma das responsáveis pela construção do Parque do Flamengo, localizado na cidade do Rio de Janeiro e que é o maior aterro urbano do mundo.

Deste  namoro com Lota e também com o Brasil, Bishop teve uma de suas fases como escritora mais produtiva, pois quando recebeu o prêmio Pulitzer ela já morava há 5 anos no Brasil. Em seus poemas sempre há pinceladas do nosso país, da história daqui, do seu amor com Lota, de sua perda.

Infelizmente, o relacionamento de ambas não ficou bem resolvido. Por volta de 1966 Bishop rompe com Lota e retorna aos EUA. O motivo seria o fato de Lota não conseguir se recuperar de uma grave depressão.

Em 1967, ainda separadas, Lota resolveu viajar para Nova Iorque para se encontrar com Bishop. No mesmo dia em que chegou, abalada com seu relacionamento com Bishop, sua companheira encontrou-a caída na cozinha com um vidro de antidepressivo nas mãos. Lota suicidara-se.

A morte de Lota marcou para sempre a vida de Elizabeth Bishop, que a ela dedicou inúmeros poemas.

As posições políticas de Bishop e Lota no Brasil são discutíveis por diversos aspectos - afinal ambas eram amigas do Carlos Lacerda, que viria a apoiar a ditadura.

As opiniões de Bishop sobre o Brasil também eram sempre ambíguas: num momento morde, noutro assopra. Elogiava a beleza e deprezava nosso provincianismo.

Mas, inobstante tais observações que faço, a leitura de Bishop, com olhar atento e apurado, é sempre um deleite. Diria até que deveria ser uma leitura obrigatória, tamanha a singeleza de seus versos. Aliás, Bishop chegava a levar anos para terminar um poema, com o fim de encontrar a sonoridade e a rima perfeitas. Uma poetisa única, sem dúvidas.

Como muitas leitoras não sabem inglês, deixo com vocês um poema lindíssimo, já traduzido, feito para a companheira Lota e com referências claras ao nosso Brasil:


Uma Arte



A arte de perder não é nenhum mistério


tantas coisas contém em si o acidente


de perdê-las, que perder não é nada sério.


Perca um pouco a cada dia. Aceite austero,


a chave perdida, a hora gasta bestamente.


A arte de perder não é nenhum mistério.


Depois perca mais rápido, com mais critério:


lugares, nomes, a escala subseqüente


da viagem não feita. Nada disso é sério.


Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero


lembrar a perda de três casas excelentes.


A arte de perder não é nenhum mistério.


Perdi duas cidades lindas. Um império


que era meu, dois rios, e mais um continente.


Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.


Mesmo perder você ( a voz, o ar etéreo, que eu amo)


não muda nada. Pois é evidente


que a arte de perder não chega a ser um mistério


por muito que pareça (escreve) muito sério.


(Elizabeth Bishop; tradução de Paulo Henriques Brito)



Foto de Elizabeth Bishop no Brasil:

(com gatinho no colo e tudo...hehehe)





Foto da companheira de 15 anos, a brasileira Lota de Macedo Soares:






Agora vocês me perguntam: ué, o que faz a foto da Glória Pires faz aqui nesta postagem??

A nossa Glorinha interpretará o papel de Lota no cinema. O nome do filme? "A Arte de Perder", numa referência ao poema que Bishop dedicou a Lota.

O filme está previsto para ser rodado ainda neste ano, com direção de Bruno Barreto. Para o papel de Elizabeth Bishop estão sendo cotadas as atrizes Amy Irwing e Jodie Foster. Eu gostaria que fosse Julianne Moore , pois eu a adoro.

Vamos aguardar e torcer para que seja rodado logo, pois será um grande filme!

Glorinha, nossa Lota de Macedo Soares:


Capa de um dos livros de Elizabeth Bishop



***********

Queridas:

Tenham todas um excelente final de semana!

Curtam suas famílias, suas casas e seus livros!

Aproveitem para colocar a leitura em dia, que tal?

Beijooooo





78 comentários:

  1. Silvana que história intrigante dessas duas.
    Fiquei curiosa e vou procurar mais.
    E esse filme, não perco por nada!
    Muito feliz com sua volta.
    Xeros e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Silvana,

    Muito legal as informações que você nos trouxe a respeito dessas duas mulheres formidáveis que "marcaram seu tempo" e da obra de Lota de Macedo e Bishop. Vou procurar ler. Tenho dois livros na "fila" (rsrsrs)

    Um grande abraço, querida!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana tudo bem?

    Espero que sua mãe esteja bem.

    Olha não fique triste com seus irmãos,você
    e o Anderson suas cunhadas e o outro irmão e
    suas sobrinhas fazem por eles.. O mundo da muita volta os filhos vão ser os pais de
    amanhã seus filhos poderão fazer o mesmo.

    Nossa agente aprende muito com você,achei
    super-interessante menina vou querer assistir
    o filme.

    Um otímo final de semana que Deus ilumine a
    todos com muita força e muita paz.

    Um beijão amiga.

    ResponderExcluir
  4. Amei demais da conta o poema, vou copiar!
    Vc já viu minha labradora Wicca lá no blog? Estou tomando uma surra com ela, aprendendo muito, aprendendo principalmente a perder: a perder mais horas do dia limpando a casa, a perder as coisas que ela rói, a perder meu tempo ensinando e educando rsrsrs Tão diferente de gato... Comprei os dois livros do Cesar Milan, encantador de cães, e isso salvou minha vida. Agora me relaciono bem melhor com a danadinha, tem sido uma lição de vida.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oieee,como está,Sil?E sua mãe?Espero que estejam bem!

    Interessante essa história,o filme deverá ficar muito bom também!

    Querida,tenha um lindo e abençoado final de semana!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana!

    Hum... será um grande filme, sim!
    Eu acho que vai ser a Amy.
    Adoro assistir a filmes biográficos.

    Um dia destes eu assisti um sobre a atriz Natalie Wood.
    Que mistério a sua morte, não?

    O Flukinho já comeu todos os ossinhos que você mandou.

    É massa acrílica que eu uso para colar as conchinhas.

    Tire umas férias e venha pra casa da Lurdinha, que ela te ensina como fazer,rs...

    Por aqui o pessoal tem o hábito de chamar pelo diminutivo, é Cecinha, Mariazinha, Cidinha, Lurdinha, vizinha, e por aí vai...um barato.

    Boa noite, querida.
    Tenha lindos sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil querida,estou fazendo um sorteio de um layout de patchwork,quer participar?Você pode usar ou presentear alguém,passa lá no meu blog pra ver.
    Bom final de semana!
    Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
  8. Amiga , vamos marcar esse encontro aqui em Prudente e assim chamamos todas da região!!O que vc acha? Já falei com Janne ( janela de sonho), vc conhece mais alguem da região??Beijos!!!♥

    ResponderExcluir
  9. Minha querida e amada Silvana.
    Me perdoe por essa falha.Mil desculpas,minha amiga,por nao falar do seu niver.Estou tremendamente atarefada por aqui,mas isso nao e desculpa,sorry.Fiquei mesmo alheia porque a memoria ja nao ajuda tanto e tenho que estudar com mais afinco(estou fazendo 2 cursos) porque senao nao lembro mesmo das coisas,isso esta um caso serio...Mas,minha querida,te desejo tudo de bom,sei que a vida nao tem sido facil para voce,mas quero mesmo que voce tenha dias melhores,que seu fardo nao seja tao pesado e que a vida te sorria com suas melhores cores e matizes.Enfim,minha querida,te desejo tudo de bom e melhor,estou sempre de ca torcendo mmmuuiittooo por voce.Me perdoe pela falha e desejo de coraçao tudo de melhor para voce.Um grande beijo e muitas felicidades.Com carinho grande.zenaide storino..

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil!Segui seu conselho e coloquei a leitura em dia, já estou na página 385 do livro rsrsrs e quero muito trocar figurinhas com vc a respeito desse livro!
    Beijoss e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sil!Acabei de acabar o livro e vim correndo aqui lhe contar.Estou sem palavras para expressar o que foi essa experiência de leitura...acho que estou revoltada com o Melquíades, por que ele não preveniu José Arcádio?????????Se morássemos perto,vc teria que me aguentar lamuriando sobre essa história kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil, boa noite!

    Passando pra dar um oi, um abraço e uma beijoca, tá?

    Com carinho,

    ResponderExcluir
  13. Olá, Silvana!

    Vim te dar aquele abraço.

    Por aqui, as coisas voltam ao normal.

    Semana que vem recebo a turminha pra passar o carnaval.

    Vamos todos, inclusive as crianças, sair no bloco da Estação da nossa cidade.

    Vai ser um barato, rs...já estou nos preparativos.

    Amanhã vou pegar as fantasias (camisetas) do bloco.

    Saia Rodada é a música que vamos cantar no desfile.

    Vai ser bonitinho, a minha netinha Luiza adora saia rodada, eheheh...

    Olha que curioso! esse ano não está tão quente como no verão passado.Ótimo.

    Podemos aproveitar melhor os dias.

    Bom, querida, tenha uma linda noite e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  14. Silvaninha, oi!

    Mais fresquinho por aí? Aqui refrescou bem, até demais, logo quando tem feriadão, aff, esse São Pedro troca tudo, rs
    Espero que os clientes deixem vcs fecharem o mercado um pouquinho, todo mundo tem direito ao descanso momesco, não é?
    Fique bem!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz em ver que voltastes a postar...sentir sua falta e fiquei preocupada com seu sumisso. Que bom que aos poucos Deus tem lhe dado vitórias.....que ele dê muita força para seguir no caminho. Acredite, torço de coração.
    Beijokas mil pra vc.....

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!

    Vim te dar uma beijoca, smack!

    ResponderExcluir
  17. OI Silvana!

    Saudades não some não! Você faz falta,fiquei
    tão contente com a sua volta.

    Como está a sua mãe? Nos de noticías,eu sei
    que o seu tempo deva ser corrido.Não é facíl
    cuidar do seu comercio e da sua mãezinha.

    Estou com saudades um beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  18. Olá Silvana como estão...
    Vi que estas lendo bastante... estou lendo um livro que se chama Marnie... comecei agora...
    Tenha uma boa semana...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!

    Está tão fresquinho aqui, amiga!
    Delícia!

    Vamos aproveitar esse tempinho pra pintar as janelas e portas da casa.
    Agora com tudo nos lugares fica mais fácil encararmos os pincéis...rs.

    Estamos aqui, ok?

    Dê meu beijo na Lourdes.
    Te cuida, querida.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Sil , cadê você quero ter noticias suas ,
    como vcs estão ...
    saudades some não !! Fica com a gente ! bjimmm
    meu email è ;
    janeladosonho.janne@hotmail.com
    fica com Deus e a espiritualidade amiga

    ResponderExcluir
  21. Oi, Silvana!

    No meu último comentário, eu disse que ia pintar as janelas...kkk.

    Que nada, por enquanto nada de pincéis...rs.

    Estes dias tem feito muito calor, não dá pra ficar lá fora pintando grades e portas.

    Mas... no momento estou firme na costura.

    Amiga, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Silvaninha, bom dia!

    Querida, desejo que vcs tenham uma Páscoa bem tranquila!
    Às vezes parece que a vida é só calvário, mas sempre há de chegar o domingo de Páscoa.

    Beijo pra ti,

    ResponderExcluir
  23. Passando para deixar um beijo e dizer que vc faz falta por aqui tá?Beijãoooooooo

    ResponderExcluir
  24. Querida amiga e companheira de vida.Estou com saudades,claro,mas tambem aflita com seu simiço e falta de noticias.Por favor nos de uma simples noticia,pequena que seja,mas nos deixe mais tranquilas.Sinto tanta falta dos seus posts falando dos seus amigos animais,da sua rotina,da sua vida enfim.Torço para que tudo esteja bem,pois acompanhei sua luta com sua mae e tambem encontrar pessoas que cuidassem berm dela,enquanto vc cuida de tantas coisas.Amiga querida,desejo tudo de bom para vc e tenha certeza que daqui de longe meu coraçao e minhas oraçoes estao com voce.Muitas saudades e desejo grande de felicidades para vc e sua familia.Com imenso carinho da sua amiga.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  25. Ola,querida Sil.
    Em primeiro lugar quero dizer que estou com saudades imensas de vc,dos seus posts variados e ricos.Depois quero que saibas que do lado de ca a preocupaçao aumentou muito,preciso saber de vc e do que acontece em seu cotidiano.Nao e mera curiosidade,acredite amiga,e preocupaçao mesmo.Por favor de um sinal de que vc esta bem,ou de que nao esta,como esta seu cotidiano e sua luta diaria com tantos problemas enfrentados a sua revelia.
    Amiga do coraçao,sempre penso muito em voce e meus pensamentos,palavras e oraçoes estao te acompanhando.Grande beijo e que Deus abençoe vc e sua familia.Carinho grande.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  26. Sil, Cade vc??? tô sentindo sua falta!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  27. Sil, aparece!!!Por favor!
    Beijoss♥

    ResponderExcluir
  28. Oi Silvana!!! Quanto tempo!! Ainda se lembra de mim??? Eu andei sumiiiida. Minha longa ausência tem motivos... mas agora, aos pouquinhos estou voltando à blogosfera! Eu não estou comentando nos blogs de ninguém, mas passei aqui para ver como estao as coisas para você, para a sua mãe. Parece que as coisas foram se encaixando, não é? É assim mesmo, a gente se adapta a tudo. Estou com um novo blog! Muitas coisas mudaram aqui em casa, quando puder me faça uma visitinha no http://casadejuntados2.blogspot.com. Vou ficar muito feliz!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Oi Silvana,
    Li um livro de contos da Elizabeth Bishop (não consigo me lembrar o nome agora) e já a citei no meu blog. Os poemas dela eu conheço pela internet, mas adoraria ter o livro. O relacionamento dela com a Lota foi bem conturbado e não acabou bem.
    Adorei encontrar referência a ela por aqui.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou achando tudo muito fofo! Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc me visitar e tb me seguir.
    Tem sorteio de um livro no blog, adoraria que vc participasse.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.


    http://www.gosto-disto.com/2011/09/sorteio-do-livro-felicidade-giveway.html

    ResponderExcluir
  30. Oiiii !!!
    Mandei e-mai e fotos...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  31. Querida
    Um livro que me interessou de ler...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  32. Oi, Sil, estás aí?

    Trago meu abraço de fim de ano, desejando tudo que vc desejar de melhor!
    Beijocas em todos aí,

    ResponderExcluir
  33. I always used to read post in news papers but now as I am a user of web so from now I am using net for content,
    thanks to web.

    my page he has a good point

    ResponderExcluir
  34. I really like what you guys are usually up too.

    Such clever work and coverage! Keep up the excellent works guys I've included you guys to my own blogroll.

    my website - More About The Author

    ResponderExcluir
  35. Amazing blog! Is your theme custom made or did
    you download it from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design. Appreciate it

    Also visit my web blog; excellent yellow lab golden retriever mix stuff

    ResponderExcluir
  36. It is appropriate time to make some plans for the longer term and it
    is time to be happy. I have read this submit and if
    I may I wish to suggest you few attention-grabbing issues or advice.

    Perhaps you could write next articles relating to this article.

    I desire to read even more issues approximately it!

    My web blog - Golden Retriever Adoption

    ResponderExcluir
  37. I think everything said made a great deal of sense.
    However, think about this, suppose you added a little information?
    I ain't saying your content is not good., however what if you added a post title that grabbed people's attention?

    I mean ""A Arte de Perder"" is a little plain. You ought
    to look at Yahoo's home page and note how they create post titles to get viewers to open the links. You might add a video or a picture or two to get readers interested about what you've got to say.
    In my opinion, it might bring your website a little livelier.


    Visit my homepage; our website

    ResponderExcluir
  38. Fantastic post but I was wanting to know if you could write a
    litte more on this subject? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit more. Bless you!

    Here is my web page :: Recommended Site

    ResponderExcluir
  39. Thanks for one's marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you're a great
    author.I will ensure that I bookmark your blog and will eventually come back later on.
    I want to encourage you to continue your great posts, have a nice day!


    Also visit my site; Important site

    ResponderExcluir
  40. I drop a comment when I like a article on a site or
    I have something to contribute to the conversation.
    It is a result of the passion communicated in the post
    I browsed. And after this article ""A Arte de Perder"".
    I was excited enough to post a comment :) I do have a
    few questions for you if you don't mind. Is it only me or do a few of these remarks come across like coming from brain dead people? :-P And, if you are writing at other places, I would like to keep up with you. Could you list the complete urls of your community sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    Here is my web site - Check My Site

    ResponderExcluir
  41. Excellent article! We are linking to this particularly great content on our website.
    Keep up the good writing.

    Feel free to surf to my page discover more here

    ResponderExcluir
  42. Hmm it looks like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying your
    blog. I as well am an aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for beginner blog writers? I'd certainly appreciate it.


    My homepage ... Visit This link

    ResponderExcluir
  43. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate
    you penning this post plus the rest of the website
    is also very good.

    my web site: click for golden retriever mix puppy info

    ResponderExcluir
  44. Very good blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
    I'm hoping to start my own site soon but I'm a little lost on
    everything. Would you recommend starting with a free platform like Wordpress or go for a paid
    option? There are so many options out there that I'm completely overwhelmed .. Any recommendations? Bless you!

    My site: helpful hints

    ResponderExcluir
  45. Hey there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to look
    it over. I'm definitely loving the information. I'm bookmarking and will
    be tweeting this to my followers! Excellent blog
    and outstanding style and design.

    Feel free to surf to my weblog ... awesome black goldendoodle facts

    ResponderExcluir
  46. A motivating discussion is worth comment. I do think
    that you need to write more on this subject matter, it might not be a taboo subject
    but usually people don't speak about such subjects. To the next! Kind regards!!

    Feel free to visit my webpage - clicking here

    ResponderExcluir
  47. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything. However
    think of if you added some great visuals or videos to give your posts more, "pop"!
    Your content is excellent but with pics and clips, this website could definitely be
    one of the very best in its field. Amazing blog!



    Take a look at my web page ... Helpful English Golden Retriever Puppies Details

    ResponderExcluir
  48. Everyone loves it when individuals get together and share thoughts.
    Great site, keep it up!

    Feel free to visit my webpage good tiny goldendoodles material

    ResponderExcluir
  49. Hello, just wanted to tell you, I enjoyed this blog post.
    It was funny. Keep on posting!

    Also visit my webpage - Terrific Labrador Golden Retriever Puppy Content

    ResponderExcluir
  50. Hi, everything is going nicely here and ofcourse every one is sharing facts, that's actually fine, keep up writing.

    my webpage: terrific golden retrievers health issues information

    ResponderExcluir
  51. Hello there, You've done an incredible job. I'll certainly digg it and personally
    recommend to my friends. I'm confident they'll be benefited from this web site.


    Also visit my web page: read More here

    ResponderExcluir
  52. Howdy superb blog! Does running a blog like this take a great deal of work?
    I've very little knowledge of programming but I had been hoping to start my own blog soon. Anyways, should you have any recommendations or tips for new blog owners please share. I understand this is off subject but I simply had to ask. Appreciate it!

    Also visit my blog post ... fantastic miniature goldendoodles facts

    ResponderExcluir
  53. As the admin of this web site is working, no question very shortly it will be famous, due
    to its quality contents.

    Also visit my blog ... impressive buy golden retriever stuff

    ResponderExcluir
  54. Very good post! We are linking to this great article on our website.
    Keep up the great writing.

    Here is my website Recommended Site

    ResponderExcluir
  55. Can I simply say what a relief to uncover somebody who really understands what they are discussing
    on the web. You definitely understand how to bring an issue to light
    and make it important. More people must Check This Out and understand this side of your story.
    I was surprised you're not more popular since you certainly possess the gift.

    ResponderExcluir
  56. Does your website have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like
    to shoot you an email. I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it grow over time.

    Also visit my site labrador retriever golden

    ResponderExcluir
  57. I loved as much as you will receive carried out
    right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.

    nonetheless, you command get bought an edginess over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably
    come more formerly again as exactly the same nearly
    a lot often inside case you shield this increase.



    My web-site Check My Site

    ResponderExcluir
  58. naturally like your website however you need to test the spelling on several of your posts.
    Several of them are rife with spelling issues and I find it
    very bothersome to tell the reality then again I will definitely come again again.


    Also visit my web page: Great English Goldendoodles Details

    ResponderExcluir
  59. Does your site have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like to shoot you an
    e-mail. I've got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.

    Also visit my weblog: cool labradors vs golden retrievers content

    ResponderExcluir
  60. Magnificent beat ! I would like to apprentice even as you
    amend your web site, how could i subscribe for a weblog site?
    The account aided me a appropriate deal. I have been a little bit acquainted of this your
    broadcast offered bright transparent concept

    Feel free to visit my website black labrador golden retriever

    ResponderExcluir
  61. An outstanding share! I have just forwarded this onto
    a co-worker who had been conducting a little research on this.
    And he actually ordered me breakfast simply because I stumbled upon it for him.
    .. lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!
    ! But yeah, thanks for spending time to discuss this topic here
    on your web site.

    Also visit my web page - Helpful Resources

    ResponderExcluir
  62. Does your website have a contact page? I'm having trouble locating it but, I'd like to shoot you an e-mail.
    I've got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it grow over time.

    My web-site :: handy platinum golden retrievers material

    ResponderExcluir
  63. Pretty! This has been a really wonderful article.
    Thanks for supplying these details.

    My web page our Website

    ResponderExcluir
  64. First off I would like to say fantastic blog! I had
    a quick question in which I'd like to ask if you don't
    mind. I was interested to know how you center yourself
    and clear your head before writing. I've had trouble clearing my thoughts in getting my thoughts out there. I truly do take pleasure in writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be wasted just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints? Many thanks!

    Look into my web page: handy black labrador golden retriever mix tips

    ResponderExcluir
  65. Hey there are using Wordpress for your blog platform?
    I'm new to the blog world but I'm trying to get started and set up my own.
    Do you need any coding expertise to make your own blog?

    Any help would be really appreciated!

    Also visit my blog post - outstanding yellow lab golden retriever stuff

    ResponderExcluir
  66. My spouse and I stumbled over here different page and thought
    I may as well check things out. I like what I see so i am just
    following you. Look forward to checking out your web
    page yet again.

    Feel free to surf to my web site ... Golden retriever lab Mix breeders

    ResponderExcluir
  67. My spouse and I stumbled over here different page and
    thought I may as well check things out. I like what I see so i am just following you.

    Look forward to checking out your web page yet again.

    Feel free to visit my webpage: Golden retriever lab Mix breeders

    ResponderExcluir
  68. you are actually a just right webmaster.
    The site loading pace is incredible. It kind of feels that you
    are doing any unique trick. Moreover, The contents are
    masterwork. you've done a excellent process on this subject!

    My homepage - get the facts

    ResponderExcluir
  69. Very energetic post, I liked that a lot. Will there be a part 2?



    Look at my page :: go to my site

    ResponderExcluir
  70. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you
    make this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz answer back as I'm looking to design my own blog and would like to find out where u got this from. cheers

    Have a look at my web blog excellent golden retriever mixed breeds details

    ResponderExcluir
  71. If you want to grow your familiarity simply keep visiting this web page and be updated with the latest
    information posted here.

    Look into my web-site: cool lab golden mix facts

    ResponderExcluir
  72. Spot on with this write-up, I actually feel this website
    needs far more attention. I'll probably be returning to read through more, thanks for the information!

    Feel free to surf to my web blog :: Clicking here

    ResponderExcluir
  73. This is really fascinating, You are a very professional blogger.
    I have joined your rss feed and look ahead to in search of more of your magnificent post.
    Additionally, I have shared your website in my social networks

    Take a look at my blog: golden labrador retrievers

    ResponderExcluir
  74. I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's
    a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to
    come here and visit more often. Did you hire out a developer to
    create your theme? Great work!

    Here is my weblog :: golden retriever dogs

    ResponderExcluir
  75. Appreciation to my father who told me regarding this
    website, this webpage is truly remarkable.



    Here is my web page :: visit for breed golden retriever tips

    ResponderExcluir
  76. This design is wicked! You most certainly know how to keep a reader amused.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to
    start my own blog (well, almost...HaHa!) Great job. I
    really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.

    Too cool!

    Here is my homepage ... excellent the golden retriever details

    ResponderExcluir
  77. Great post.

    Feel free to visit my web page: Full Report

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo