sábado, 12 de junho de 2010

Santo Antonio, o Casamenteiro!




Olá Meninas!

Tudo bem com vocês? Curtindo a Copa ou curtindo o Dia dos Namorados? (ou os dois na companhia do bofe, né....hehehe)

Logo será Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro! É o momento das solteironas de plantão (como eu!), pedirem um empurrãozinho ao santo amigo...  :O)

Aqui no interior onde nasci e voltei a morar depois de uns anos fora, é comum as moças fazerem seus pedidos ao Santo na passagem da noite. O costume diminuiu um pouco, mas ainda tem muitas moças que creditam ao Santo o grande poder de arrumar uma tampa para nossa panela.

Santo Antonio é um dos santos mais amados do Brasil, tanto por ser casamenteiro, mas também por sua devoção aos pobres, sendo que também é invocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos.

Santo Antonio nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália.

Sua fama de casamenteiro vem do fato de que cedia dotes às encalhadas de plantão....hehehe. Na verdade, antigamente as moças que não possuiam dotes (dinheiro, terras, animais) não conseguiam se casar. Os homens eram bem intereisseiros, né?  :O)

Eu adoro essa época do ano por muitos motivos: porque é frio, porque tem festa junina, porque tem Santo Antonio - e tudo isso me faz lembrar muito de minha avó Maria Eugênia.

E, para as que acreditam e tem fé no poder de Santo Antonio, deixo algumas simpatias para desencalharem...hehehe

Todas essas crendices, das quais as simpatias fazem parte, ajudaram a formar muito do nosso Brasil. São partes da nossa história, da nossa formação e, até mesmo, do nosso caráter. Desde bater 3 vezes na madeira, pendurar um fitinha de santo no retrovisor do carro, levar o filho à benzedeira ou fazer simpatias... tudo isso é parte da formação do nosso miscigenado Brasil,  de miscigenadas religiões e crenças.

Acreditando ou não, é parte de nossa história. E, confesso, tenho imensa simpatia por todas essas crendices que fizeram parte de minha formação.


SIMPATIAS PARA SANTO ANTONIO


Simpatias para quem não tem um amor:

1) Na noite do dia 13/06, abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz”.

2) Acender uma vela rosa, de qualquer tamanho, em um pires com mel e pedir ao Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.

3) Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no sereno, na véspera do dia de Santo Antônio, pedindo tudo que almeja para a realização afetiva - felicidade, respeito, harmonia, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc.



No dia seguinte, passar água nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade e que o amor seja pleno e digno.

4) No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.

Simpatia para as "afoitas" em arrumar um companheiro:

1 - Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

2 - O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

Simpatia para quem somente "fica" e quer formalizar o relacionamento

Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.


Para que o seu amor volte

Compre um pedaço de papel vermelho, escreva nele o nome da pessoa que você ama e quer que volte. Pegue uma foto dela e cole-a no papel. Num vaso transparente, coloque meio litro de água benta e sete botões de rosa vermelha. Vá até uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio, coloque o vaso no altar. Em sua casa, acenda sete velas brancas, juntamente com a fita vermelha de papel com a foto, ofertando-as ao santo e pedindo pela volta do seu amor.

Para saber se irá se casar:

Na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

Para ser pedida em casamento

1 - Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias (éca, meio nojentinho...rs). Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo. Depois, acenda uma vela de sete dias.

2 - À meia noite do dia 12/06 embrulhe a imagem de Santo Antonio em um papel com o seu nome e o nome do namorado. Coloque a imagem no freezer da geladeira e só retire depois de casada. (essa é bem cruel, coitado do Santo...hehehe)

3 - A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

Desejo boa sorte a todas!! :O)
 

************

A Lola e o Rabinho Queimado



A Princesa Lola, que não encara a câmera de jeito nenhum..rs

 

Eu havia dito a vocês que a minha gatinha Lola, aquela que não se desgruda de mim, "estava" de mal... Vou contar rapidinho o motivo:

Aqui na minha cidade anda bastante frio por estes dias. Eu tenho um pequeno aquecedor de quando morava em São Paulo. Ele me quebrou muitos galhos por lá!

Mas ele estava aqui encostadinho, coitado, e decidi usá-lo. Era uma noite SUPER FRIA, na semana passada. Liguei o bichinho, esperei um tempo e fui tomar banho. Toda vez que vou tomar banho a Lola cola em mim, fica me espiando no box (aliás ela cola sempre, é meu chicletinho!). E ela estava bem pertinho do aquecedor, claro, estava quentinho.

Daqui a pouco, eu toda ensaboada, sinto um cheiro de queimado...hummmm, que será?? Abri o box, vi uma fumacinha e a Lola deu um miado bem alto, saiu correndo... E eu, toda molhada naquele frio congelante, enrolada na toalha e correndo atrás dela....hehehe
Foi duro alcançar a Lola, mas consegui... A coitadinha chamuscou o rabinho no aquecedor...  :O(

Não chegou a queimar a pele, mas ficou sem um pedacinho de pelos na região.

Depois disso ela olha pro aquecedor como se ele fosse um alien...hehehe. E eu paguei o pato: ela ficou uns dois dias sem me procurar, sem vir pertinho, mesmo eu mimando muuuiiiito.

Mas, ainda bem, comigo ela já melhorou. Fez as pazes e me perdoou...rs

Mas com o aquecedor demorou mais. Mesmo assim estou insistindo, ligando e desligando perto dela. Essa noite que passou ela estava mais tranquila e dormiu comigo, mesmo com o aquecedor ligado.

Já é um progresso neste dias de frio...hehehe

Vejam as fotos, que ficaram escuras....  :O(



Eu "reapresentando" o aquecedor à Lola


O rabinho chamuscado dela, tadinha....


Em cima da casinha dela, esperando a chegada do sol generoso, aquecedor e inofensivo...rs

(não reparem no meu quintal, nece$$itando de reformas....affff....)



A fofa da Lolita no telhado... Lindaaaa!


Parte da turminha esperando o sol chegar:

- O Pitico láaaa no fundo...
- A Lola no telhado...
-O Creminho na caixinha de madeira que é usada por eles como arranhador (uma boa dica para as gateiras)
- Na parte de baixo o Bartolomeu "tentando" dormir dentro do seu lugar predileto: o disco de pizza...hahaha. Ele é tão grande, mas tão grande, que metade fica pra fora :O)


Bartolomeu e seus discos de pizza!

Temos uns 10 discos que são só dele!

Um gato de sangue italiano, só pode ser....hehehe



"Tia, não existe pizza maior que essa? Não caibo mais na grande!!"




**********

Malunguinhas:

Tenham todas um bom domingo com suas famílias!

E aproveitem pra fazer muiota figa, pois a estréia do Brasil se aproxima!  :O)

Beijoooo






9 comentários:

  1. Olá, querida
    Que explicação bonita fez sobre as crenças populares!
    Sabe qual me "arrepiou"?
    Hum!
    Curiosa?
    Lá vai: a de abrir a porta e deixar entrar o que anda sozinho e me fará feliz (e eu idem)... muito significativa, pois sem ABRIR A PORTA DO CORAÇÃO nada feito, né?
    Ótimo Domingo e boa sorte pra vc, querida.
    O Tempo de Deus é diferente do nosso... em qualquer época podemos ser felizes...
    O que a vida nos nega aos vinte pode acontecer aos sessenta sem nenhum prejuízo para nós... acredite e lute!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola,querida Silvana.
    Muito bacanas as "simpatias".Eu nao conhecia a historia do Santo Antonio,adorei saber.Eu estou de aniversario hoje,dia 13,dia desse maravilhoso Santo,mas as comemoracoes serao no Brasil,a partir de amanha quando ja estarei em Sao Paulo.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  3. Sil,

    Coitadinha da Lola.
    Adoro simpatias e creio que como você falou, eles sintetizam nossa formação, demonstram nossas raízes. A benzedeira também é algo comum em várias regiões do país, na minha rua tem uma, mas nunca fui lá, mas sabe que acho que irei, estou precisada.
    Tenho algumas superstições que se tornaram motivo de piada entre os amigos e o "pior" é que eu acredito e passo, mesmo me controlando, para o meu pequeno. Não deixar chinelo virado, não assoviar a noite, enfim, inúmeras.
    Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Sil querida é uma terapia para mim passar por aqui e ver seus comentários tão alto astral... Adorei ver as fotos dos seus gatinhos, mais sewnti falta do Tutuzinho de plantão, como ele está??
    Coitadinha da Lola, então o aquecedor fez churrasqinho do rabinho dela??? hehehe... Lembro-me mto bem como ela é grudadinha em você, enquanto fiquei na sua casa ela ficou o tempo todo do seu ladinho...
    Sil querida adorei as simpatias, algumas achei estranhas e outras eu já conhecia. =0)
    Fique com Deus e tenha um ótimo domingão!!! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. AH, eu adorei as simpatias rsrsrsrs Cada uma!!!
    E que dó da Lolita, hein? São uns fofos esses seus gatos! (mas fala a verdade, existe gato não-fofo? rsrsrs)
    Olhe, tenho uma troquinha para entregar final de julho, e mais duas "grandes" prometidas para duas amigas, para antes do Natal. Se eu conseguir terminar antes do corre corre de Natal eu te aviso, senão fica logo para o comecinho de 2011. Quero fazer algo bem caprichadinho para vc!

    Já Copa do Mundo eu não curto não, não ligo a mínima, aproveito para bordar ou crochetar hehehe

    Bjks, tenha um ótimo final de domingo!

    ResponderExcluir
  6. olá,não se perca de mim.. heheh .. como diz a música .. esqueci quem canta.. mas estou apaixonada pelos seus gatos .. o Bartolomeu é lindooooo..!! tb vai pra minha galeria de gatos fofos .. agora uma curiosidade: aqui onde moro tem pizza tipo maracanã ou família .. a forma é enooorme .. não tem dessetipopor aí ? se aqui no Rio está frio , imagine aí .. bjs e ótima semana LIN

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga!!!!Essas simpatias né rsrsrrs cada uma!!!!
    Sil, o Bartolomeu é lindo menina!!!!Um charmoso :) beijinhosss

    ResponderExcluir
  8. Sil, adoro essas brincadeiras das simpatias juninas. Já fiz muitas e muitas vezes.(rs)


    Ai, e tadinha da Lola... Acho que ela não vai mais trelar

    Boa semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. Sil , adorei a turma toda preguiçando no quintal.
    Tadinha de Lolita!
    Claro que ela não dá bola pro aquecedor , ela já tem um casacão de peles maravilhoso!
    E não adianta , Bartolonosso é tudo de lindo!
    Mil beijos.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo