quarta-feira, 26 de maio de 2010

Blogagem Coletiva Contra o Bullying!




Oi Malunguinhas do meu coração!

Finalmente chegou o tão esperado dia da nossa BLOGAGEM COLETIVA CONTRA O BULLYING!

No período em que estive ausente aqui do blog ocorreram avanços nessa luta: em Minas Gerais os pais de um aluno foram condenados a pagar R$ 8.000,00 de indenização a uma menina cujo filho a perseguia. Outro caso foi esta semana, no Pará. A escola foi condenada a pagar R$ 15.000,00 de indenização a uma aluna que era perseguida sem que a instituição tomasse providências.

São avanços significativos e nos alentam para um mal que aflige milhares de crianças em todo o Brasil.

Em contrapartida, há 15 dias assassinaram um jovem de 15 anos no RS. Motivo? Ele era alto demais (1,85 m) e gordinho. Era vítima constante de bullying e, numa das tentativas de se defender, machucou um dos perseguidores. Dias depois o garoto foi atrás dele e o matou com 3 tiros a queima roupa. A idade do assassino: 14 anos.

As vítimas na maioria das vezes sofrem caladas por anos a fio. E se reagirem ainda podem morrer, como no caso acima. Portanto, não há exageros quando se fala dessa prática odiosa.

Então temos a responsabilidade social de "tentar" estancar esse mal. Digo tentar, afinal de contas onde houver escola haverá bullying. Mas temos de minimizar a verdadeira "avacalhação" que se tornou esta prática.

Muitas escolas, principlamente as particulares, ocultam o bullying para que a repercussão não as prejudiquem. Fazem o inverso do que deveriam fazer, qual seja, culpar a vítima pela desgraça que as acomete. Se os pais comparecem à escola para reclamar, a diretora ou orientadora pedagógica diz que isso não acontece, que na verdade a criança é que é sensível demais.

Não podemos mais enxergar como normal determinadas atitudes ou omissões. Tampouco podemos mais admitir que uma diretora de escola diga que "seu filho é sensível demais, não é bem assim, vamos relevar, converse com seu filho, blábláblá..."

Peço a ajuda de todas vocês para divulgarem essa pratica horrível, pois acredito na força e união dos blogues.

Há dois blogues que estão encabeçando essa luta:

BLOG MISTURAÇÃO, da doce e "xerosa" Ana Karla Tenório

BLOG LATA DE LUXO, da esfuziante e simpática Zenaide

Entrem no blog dessas fofas e vejam o trabalho lindo que estão fazendo. Duas guerreiras que se esforçam para dar cabo da maldade que aflige tantas crianças em nosso país.

Agradeço, de coração, os lindos relatos que recebi na minha postagem anterior. Em especial agradeço à , à Silene, à Eliane, à Elaine Canha, à Pandora, à Vanessa Valadares, à Majju, à Helo, à Orvalho do Céu...

Todos esses nomes e blogues citados acima já sofreram com a prática odiosa do bullying.

Aproveitemos essa maravilhosa ferramenta que a internet nos proporciona para fazermos reverberar por todos os blogues essa grande marcha contra o bullying.

A todas, meu muito obrigada!

Beijoooooo


**********





Meninas queridas que me acompanham em todas as postagens:

Passei por uma fase um pouco complicada, mas já estou voltando ao meu "normal" (que nem é tão normal assim....hehehe)

Já prometi a mim mesma, já estou em jejum de coca-cola, já me penitencio pela longa ausência e me desculpo de joelhos, mas agora é pra valer: voltei pra ficar!

Não posso deixar que nada mais me derrube. É volta por cima de uma vez por todas!!  :O)

Amanhã, certamente, estarei aqui!

Beijoooooo








13 comentários:

  1. Querida Silvana.
    Que coisa boa ter vc de volta!Mas,a gente entede que as vezes vc quer ficar so,nem se desculpe,ter vc aqui vale qualquer periodo de ausencia sua.Bem,podemos esperar muitos posts de gatos e cachorros,eheh,receitas gostosas e muito mais,ne?Grande beijo e bem vinda.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  2. Silvana, eu também venho acompanhando através do blog da amiga Ana Karla e aguardando ansiosa o dia de hoje, para juntas fazermos uma grande corrente contra essa prática horrorosa que é o Bullyng.

    Li no post da amiga Ana depoimentos reais que muito me comoveram, por já haver passado situações semelhantes em minha família. Inclusive visitei o blog da "tia Fátima" citada por Ana e lá deixei recadinho para a jovem, que forneceu o depoimento. Dando força, porque eu também sei exatamente o que ela passou.

    O que acho mais triste nisso tudo, é que os pais entregam seus filhos, "seu maior bem" para a sociedade tomar conta.

    Nossa chamada crescerá ainda mais da próxima vez, com certeza! Vamos lutar, para acabar com essa prática horrorosa! Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  3. Sil , sabe que eu estava pensando em você , hoje de manhã?
    Coisas boas , é claro!
    Desejei que vc estivesse bem , e que voltasse logo.
    Fez falta Beesha!
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olha Sil, desde que vc falou sobre o assunto aqui eu fiquei muito atenta sobre isso, minha sobrinha sofreu, mas ela falou em casa e lá foi a família (claro eu emcabeçando) pra falar na escola, não adiantou e tivemos que mudá-la de escola. Mas agora como ela já tem idade pra se defender e força pra isso, me preocupo com minha pequena. Desde que vc falou que não paro de perguntar à ela todos os dias como foi o dia, se alguma coleguinha fez alguma coisa que ela não gostou. Agora preciso saber como posso ajudar nisso? É um assunto que me interessa, porque apesar de não ter sofrido vi minha sobrinha sofrer e tenho medo que minha filha sofra. Me diga o que posso fazer que faço.

    ResponderExcluir
  5. Guardo as marcas do bullying até hoje. Apesar que hoje a prátic é muito mais violenta. Eu também fui tachada de sensível pela diretora da escola... é muito triste isso. muito mesmo... estou nessa blogagem coletiva tb e já estou te seguindo.
    Olha, sou extremamente apaixonada por bihos, mas os gatinhos aqui na lateral me deixaram maluquinha. amooooooooooooooooooooo

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga,que bom que você voltou!
    Eu também não tenho blogado muito por falta de tempo,mas mesmo assim senti a sua ausência
    gosto muito de você,de seus posts e desejo o melhor de Deus para você.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil

    Que bom que você está voltando. Tenho novidades lá no Blog. Passa lá

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Silvana, vc faz mta falta na blogsfera!
    Arranje um tempinho p/ nos deixar atualizadas e contentes c/ seus textos, sempre tão bem escritos.

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!!!! Anda sumida mesmo! Saudades!!!

    Isto existe há muito tempo nas escolas, mas hoje em dia está ganhando contornos muito violentos e sérios. Eu mesma, por ser muito tímida e muito protegida pela minha mãe, que me buscava na escola, não me deixava ir a festas, fui muito "zoada" na escola - isto nos anos 80! - colocavam apelidos, riam das minhas roupas "sérias" demais! Riam principalmente do meu cabelo, que vivia sempre preso em tranças ou coques, sofri tanto que aos 15 anos cortei meu cabelo curtinho!!! Aí pararam de zoar um tempo, mas sempre buscavam outras coisas para me atormentar. E quer saber? Aconteceu a mesma coisa que vc relatou, eu formei, fiz o 2 grau, depois fiz faculdade, fiquei uma moça moderna, magrinha e andava sempre muito bem vestida. Depois ,quando realmente estava preparada e com a vida mais sólida, encontrei meu marido e tive minha filha, enfim, uma vida planejada e bem estruturada. Claro que encontrei pela vida algumas das danadinhas que riam de mim e se achavam o máximo, porque já naquela época faziam sucesso entre os meninos, advinha como estavam? Feias, gordas, caídas e cheias de filhos!!! Teve outro garoto que também ria muito de mim e colocava apelidos, quando me viu, anos depois, ficou cheio de graça, querendo me paquerar!! KKKKKK! Claro que nem dei bola!! Coitado!!

    Enfim, acho que os jovens que fazem isto não tem amor e carinho em suas vidas, são ignorados, sabem que não tem capacidade para serem bons em alguma coisa, então quando encontram alguém que é o seu oposto, simplesmente agridem, por não suportar que outra pessoa possa ser bem melhor e mais feliz do que eles. Penso assim.

    Bom sabe que vc está de volta! Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Bullying este que a muitos séculos já assombra a humanidade em todo o globo terrestre.Essa grande evolução humana ainda ñ fez com que as pessoas se respeite nas + diversas classes sociais,cada vês + as pessoas estão distinguindo religião,raça,cor,sexo,classe social,deficientes,etc.Trazendo grandes traumas e ate mesmo mortes a muitos seres humanos,cada um de nós precisamos nos conscientizar do valor do outro e que se deixar-mos tudo isso de lado e se tratarmos como irmãos ou como seres que vivemos juntos em um planeta limitado poderemos fazer desta nossa jornada uma civilização melhor. Todos unidos nesta grande corrente desta mudança necessária terá que ser tratado em cada lar,em cada família,em cada escola,em todo grupo de amigos para definitivamente este ñ ser + um índice de grandes catástrofes que toda a civilização e a raça humana ñ consegue mudar por falta de respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  11. Muito linda esta forma de trabalho.entrei no site para fazer uma pesquisa sobre o tema e achei interessante e ao mesmo triste esse tema.Mais tente dar um apoio moral e emocional para quem sofre do bulyng bjs ANA PAULA

    ResponderExcluir
  12. Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in
    Yahoo News? I've been trying for a while but I never seem to get there! Thanks

    Also visit my site; vip cash advance

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo