quinta-feira, 27 de maio de 2010

Avon e a Farra do Photoshop

Olá Malungas!  :O)

Como estão todas vocês? Gostaram do sucesso da blogagem coletiva contra o Bullying? Eu adorei, pois muitas meninas aderiram e isso reverberou por muitos blogues! Que maravilha, né?

Hoje venho falar de photoshop. Para quem não sabe, Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vetoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de fato para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Resumindo: photoshop é uma técnica muito usada para corrigir imperfeições em fotos.

A ideia de falar desse assunto me ocorreu porque eu A-DO-RO comprar por catálogos...hehehe. Sabe, era uma mania que a minha avó tinha, que passou para minha mãe e chegou  mim.

Eu adoro ficar folheando catálogos da Avon, Polishop, Natura, Jequity e outro qualquer que me apareça nas mãos. Fica comigo em casa, escolho com cuidado tudo o que desejo, há tempo para desistir ou mudar de ideia. Também facilita a entrega em casa.

A Avon eu compro para ajudar minha querida Tia Jandira. Ela já tem mais de 70 anos e passa por grandes dificuldades, então essa é uma das formas que encontro para ajudá-la.

Toda campanha da Avon lá vem a Tia Jan em casa me trazer o caderninho e falar das novidades. Compro de tudo um pouco e todo mundo que me conhece já recebeu alguma coisa da Avon, afinal não dou conta de consumir tudo que compro.

Mas ando estarrecida com os photoshopes das campanhas. Creio que eles perderam o eixo e photoshaparam demais as modelos e artistas. Teve algumas artistas que nem reconheci de imediato, tamanha a mudança que fizeram em seus rostos.

Eu acho que tem de haver um limite, não é possivel que eles continuem publicando fotos tão distorcidas da realidade. É uma verdadeira farra de photoshop!!

Na campanha do Dia das Mães levei um verdadeiro susto quando me deparei com as fotos da Ana Paula Arósio.

A menina é linda, tem um rosto arrebatador, é a perfeição em pessoa. Mas todos sabem que ela tem 35 anos. Tem seus mínimos defeitinhos e a verdadeira beleza é essa que mostra-se o natural.

Acho que consertar um defeito ou outro, uma espinha, olhos vermelhos, suor... tudo bem.

A questão é que as fotos foram tão trabalhadas que a transformaram em um boneco de cera de si mesma. Ela se parece com as estátuas de cera do Museu Madame Tussauds, de Londres.

Eu levei um grande susto!

Em outro caderno da Avon me deparei com a Flávia Alessandra com a pele tão limpa e alva que mais parecia a pele de um bebê sueco. Pelo amor, todos sabem que ela é bronzeada e tem 36 anos! Como querem que acreditemos que ela tem pele de uma menina de 5 anos?

Nessa mesma campanha deixaram os olhos de Paola Oliveira esverdeados. Dá pra ver certinho os riscos verdes em seus olhos que, qualquer um sabe, são castanhos!

E nem vale a pena comentar que TODAS AS MODELOS da campnha são photoshapadas ao extremo. Uma vergonha!

Eu fico revoltada com tudo isso, porque não me identifico com nenhuma daquelas fotos que estão lá. Não consigo ser convencida de que a maquilagem "tal" conseguirá o milagre da foto.

Os catálogos da Natura, em contrapartida, são muito mais verdadeiros. Claro que a correção existe, mas eles deixam lá suas ruguinhas, os defeitinhos de toda mulher. A identificação com a consumidora é imediata.

Então fica aqui o meu "pito" na Avon. Como compradora assídua da 3a. geração, considero-me constantemente enganada por essa empresa. E só continuo comprando por causa da Tia Jan, pois essa é a sua única fonte de renda.

Tentei tirar algumas fotos dos catálogos da Avon, mas é claro que os photoshopes não ficaram tão visíveis assim. Mas como é muito fácil encontrar alguém que venda esses produtos, indico a vocês uma observação mais criteriosa, pois vão se surpreender!


Aqui a foto da Ana Paula Arósio na tal campanha.
Não há defeito nenhum, uma perfeição que beira ao ridículo!
Não há poros, não há vinco no sorriso, o queixo é de pedra, não há nenhuma expressão facial normal de uma mulher de 35 anos.
Modificaram até as sobrancelhas dela, uma de suas marcas registradas.
Taí a boneca de cera do Museu de Madame Tussauds!



Uma outra foto da Ana Paula Arósio que expõe o quanto foi trabalhada: cantos dos olhos internos e externos, luminosidade, sobrancelhas, boca que nem parece ser a dela...



Aqui a Ana Paula sem photoshop, numa feira de eventos.
Clique na foto para ampliar e ver como ela tem pintinhas no rosto, ruguinhas ao redor dos olhos, vincos nas bochechas quando sorri, queixo lindo, sobrancelhas normais.
A menina é um charme indiscutível e não precisaria passar por tanto photoshop!


Essa foto da Paola Oliveira não saiu legal, embaçou um pouco. Mas de perto dá pra ver que esverdearam os ohos dela. Há riscos verdes entre os olhos castanhos - que não existem em fotos anteriores com a mesma luminosidade.


Aqui a Flávia Alessandra com a filha dela. Photoshaparam até a menina.
A Flávia Alessandra já é uma usuária contumaz de botox, mas seu rosto tem pintas e ela vive eternamente bronzeada, com cor uma cor de telha full time.
Esbranquiçaram a mina, afinaram seus braços, tiram marquinhas...



Aqui a Flávia Alessandra com pele de criança nórdica de 5 anos de idade.
Tiraram tudo da mulher, parece mais uma cera.
Mas esqueceram de branquiar o pescoço dela...hahaha


E aqui a minha querida e amada Tia Jan!
Uma fofa, sempre bem humorada, uma guerreira, um exemplo de vida.
E apenas por causa dela ainda faço de conta que me deixo enganar pelos catálogos fajutos da Avon...hehehe




*********

PARABÉNS RENATA!!

Aproveito para deixar aqui meu GRANDE BEIJO para a blogueira aniversriante do dia: a Renata, do Blog Que Coisa Mais Linda.

A Renata é encantadora, amiga, presente e cheia de vida. Tem um filho lindo e um maridão da hora, vive postando coisas lindinhas em seu blog, sempre nos incentivando a cuidar mais do nosso lar.

E um detalhe legal: ela é minha vizinha de cidade. Moramos cerca de 100 km uma da outra. Em breve marcaremos um belo encontro!  :O)

À doce Renata, meus sinceros parabéns por mais um ano de vida!

Muitas felicidades, muita saúde, muita paz e muito amor!

Beijooooo



***************


Meninas queridas:

Espero a opinião de vocês sobre esse tema.

E tragam também exemplos de outras atrizes modificadas no photoshop.

Aliás, esse tema merece uma blogagem coletiva contra tanta enganação, concordam?....hahaha

Beijoooooooo









18 comentários:

  1. Vc tem toda razão e acaba virando uma neura simples mortais querendo se parecer c/ elas, que na verdade nem elas são, não é mesmo?
    Existe circulando por email, e tem tb no blog Meu mundo cor de abóbora, uma foto da Suzana Viera c/ e sem photoshop é absurdo o que fizeram c/ a foto. Mas acho que a Suzana Viera, que se acha!, acreditou tanto naquela utopia, que saiu de madrinha de bateria em escola de samba, fez papel ridículo,kkk.

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Saudades de vc!! Tbém fico bege com essas fotos photoshopadas. Outro dia comprei uma revista de corrida e era gritante a diferença da foto da capa e as de dentro da revista. A mesma modelo toda alterada. Afff! Beleza natural já!! bjusss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvaninhaaaaaaaa, que saudade!!!

    Menina, então, já fez as duas cirurgias, a primeira no dia 12 e a segunda agora no dia 26 de maio.
    Correu tudo bem, está se recuperando "quietinho" em casa, doido para voltar à escola.

    Agora estou trabalhando duas noites na semana, ando sem tempo também, além de outras preocupações que existem na vida de todas nós, né, amiga, isso é da vida.

    Ah, estamos contando os dias para a Copa, mas ainda não montei nenhuma decoração, espero conseguir ver tudo, gosto de todos os jogos na Copa, hahahaha

    Fotinha do Pedrão, nem te conto como estou devendo fotinha de tudo aqui, vou me programar um dia desses quando eu conseguir ficar menos enrolada, ops!

    Sil, tua presença faz falta, fico feliz de te ouvir de novo, te gosto muito.

    Sobre photoshop, eu acho que o maior exemplo de exagero que eu já vi foi aquele da Suzana Vieira enxutérrima, sem nenhuma flacidez ou ruga, correu a internet, vc deve ter visto, aquilo foi overdose pauleira de photoshop.

    Pois é, por essas e outras, não boto fotinha da minha carinha de 49 que parece 50, kkkkkkk

    Sil, muitas beijocas e aquele abração apertado,

    ResponderExcluir
  4. Ola,querida Silvana.
    Em primeiro lugar,quero agradecer sua visita,adoro te receber la no Lata.
    Olha,a blogagem coletiva sobre o bullying foi um sucesso.Passei por varios blogs para ver o que as pessoas escreveram,e foi muito bacana,com cada uma desenvolvendo o tema a sua maneira,mas todos condenando,cobrando solucoes e chamando as escolas e educadores para que nao se omitam e facam a sua parte.
    Me diverti lendo o que vc escreveu sobre o photoshop.Ja passou do ridiculo a maneira como essa ferramenta esta sendo usada.Dia desses vi a Suzana Vieira numa foto que parecia uma ninfeta,quando na verdade a mulher esta beirando os 70 anos.Ah,me poupem...Esta geral a negacao da velhice e da idade,como se envelhecer nao fosse natural.Quando apelam para a cirurgia plastica e botox em excesso,vao ficando todas com a mesma cara,parece ate que existe um molde.E quando nada disso resolve mais,photoshop nelas!Mas,para essas, deve ser duro estar tao jovem e de pele perfeita num catalogo e reconhecer a realidade dura do espelho.Grande beijo querida.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  5. Sil , vamos começar por make , vocÊ já viu as fotos de famosas sem aquela make profissional que elas fazem?
    Maquiagem eu mesma não ando sem , mas não daquele jeito!!!
    Aí vem o photoshop e mostra pras meninas ainda em formação que já não basta ser bonita , tem que ser PERFEITA.
    Para quem tem maturidade é revoltante , pra quem não tem vira um ideal inalcansável.
    Uma geração inteira , infeliz porque na vida real não tem photoshop.
    Affeee!
    Você faz muito bem em falar.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil

    Obrigada pelo comentário :-)

    Quanto ao post, me pergunto: Por que as pessoas tem tanto medo de demosntrar que estão envelhecendo? Seria por conta dessa vida corrida que muitos teimam ou precisam levar nos dias de hoje e por isso querem mostrar para os outros que ainda estão no páreo?
    Quero envelhecer com saúde sim, mas respeitando os sinais do meu corpo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. SILLLL, LINDONA!!!!OBRIGADA, AMEI O CARINHO, OBRIGADA ♥, COM CERTEZA EM BREVE VAMOS NOS ENCONTRAR E QUERO TE DAR UM ABRAÇO BEM APERTADO!!!!QUE BOM QUE VOLTOU, A RESPEITO DOS CATALOGOS TBEM AMOOO COMPRAR EM CATALOGOS ,ACREDITO QUE VENDERIAM ATÉ MAIS SE AS FOTOS NÃO FOSSEM PHOTOSHAPADAS, FAZENDO CAMPANHAS COM A REALIDADE E SEUS BENEFICIOS, BEIJOS , MUITO OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida
    Pela manhãzinha venho ao seu Blog e me deparo com um assunto sério: falsa imagem... a que ponto chegamos em prol do narcisismo, não é mesmo?
    Ainda bem que os verdadeiros valores sobressaem diante da mídia que não se importa com quem não pode participar dessa dinâmica cruel...
    Venho convidar-lhe de uma forma toda especial de nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL, vc muito nos acrescentará...
    Tem todas as dicas nos dias 13, 15 , 16, 18, 23 e 25/05 e a qualquer época vc pode entrar... quanto mais cedo melhor, para nos abrihantar com sua experiência.
    Entretanto, fique bem à vontade!
    Bjs bem naturais... os artifícios chegaram até ao carinho espontâneo que deveríamos ter uns com os outros...

    ResponderExcluir
  9. Eu assino em baixo. Porque não mostrar as pessoas como elas são? Se usam os produtos e se dão bem com eles, porque não mostrar a realidade da coisa? Está uma febre desse programa por aí e todo mundo fica parecendo igual. Ah e estou preparando um texto sobre o outro assunto. Ontem fiquei estarrecida conversando com a Gi, que apenas com quatro anos já sofre esse problema.

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana, que surpresa boa sua visita, já estava com saudades!
    Muito bom seu post sobre photoshop. Eu tenho uma amiga que tem como hobby a fotografia, ela tira fotos magníficas, parece capa da National Geographic, mas nunca conseguiu ganhar nenhum concurso porque tem muita roubalheira com photoshop, uma pena...
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  11. Querida que saudade de vc. Adorei a sua volta em grande estilo. Tô numa correria danada pois vou sair hoje pra comemorar meu niver de casamento. Mas depois volto pra comentar sobre essa farra do photoshop. Caramba eu até já estava me sentindo meio esquisita ao ver a revista. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  12. A coisa anda bem complicada. Eu que trabalho como fotógrafa sei, de longe, o nivel de PS que estao usando.
    Chega a ser alarmante, viu?
    E há truques na fotografia que dar pa<ra esconder rugas, celulites, etc..Basta usar a luz adequada

    Dias felizes

    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvana!
    Que alegria te ver de novo! Pensei que estivesse desistindo da blogosfera!
    Concordo com vc sobre os exageros do photoshop.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Silvana, é um tema bastante complicado, pois leva os que fazem parte da mídia a passarem por make, photoshop, e de repente aparece uma beleza impecável,deslumbrante, mas fica em mim uma dúvida como será que estas pessoas que passam por esse processo se encaram verdadeiramente de cara lavada e sem os retoque de cores, nuances,perfis...será que se recolhecem como são realmente, ou ficam em parafuso em busca da beleza fictícia, mas vendável.
    Uma boa semana iluminada!
    bjs meus

    ResponderExcluir
  15. Querida, obrigada por seu comentário e seu incentivo! Fiquei feliz em saber que vc andou comprando meadinhas... ponto cruz é gostoso demais, espero que vcs "façam as pazes" logo e vc nos mostre uns trabalhos bem bonitos!
    Beijão e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  16. Oiiiiii
    Que bom que você voltou!

    Querida, use a força da sua juventude pra sair dessa.

    Eu gostei da escalação e também da postura do Dunga.
    Já estou em ritmo de Copa, fico assistindo aos jogos das outras Copas pela ESPN para esquentar o coração.

    Estou preparando a casa.

    Eu e o Naldo, dormimos e acordamos tarde, por isso coloquei tv com timer no nosso quarto para despertar bem cedo e assim não perder nada das transmissões eheheh...

    Já tenho a nossa bandeira, falta comprar uma corneta bem barulhenta...e pipocas.

    Amanhã, vamos a praça da cidade fazer o troca-troca das figurinhas, faltam 19 para preencher o álbum.

    O Naldo até fez uma postagem sobre o garimpo das figurinhas, você precisava ver a alegria dele negociando a troca.

    Seria uma maravilha ter a Lourdes como vizinha para vibrarmos juntas no gol do Brasil.

    Sobre os passarinhos.
    Se o filhote estiver no ninho, não podemos por a mão, a mãe abandona sim.

    Mas quando sai do ninho, sem problema.

    Eles ficaram pra lá e pra cá durante uma semana no meu jardim, de vez em quando a mãezona vinha fazer a "vistoria" nos bebês.

    O Tutu está bem né?
    O Fluke aos poucos está saindo da grave alergia.

    Silvana, um grande beijo pra você!!!

    ResponderExcluir
  17. que engraçado eu tambem peguei um catalogo da avon pra ver e fiquei minutos reparando na foto da Paola Oliveira, fiquei em duvida se fosse ela ou nao,

    desconfio que eles modificam ate o tom da maquiagem.. mais eu gosto da avon, tem algumas coisas que sao boas, tem muitos anos que compro avon, minha mae comprava e eu agora compro, com a mesma revendedora, que é amiga da familia depois de tantos anos rs!!

    um abraço!

    ResponderExcluir
  18. What's up colleagues, its impressive article concerning tutoringand fully defined, keep it up all the time.

    Look at my weblog - pay day cash advances

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo