sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Notícias de Uma Grande Amizade




Olá Meninas Super Poderosas...

Como estão todas vocês? Passando bem de tanto calorão? Eu ando derretendo por aqui, pena que não se derreta as banhas no calor....

Ontem tive alguns contratempos e não pude visitá-las, mas espero que hoje cumpra todas as minhas visitinhas, que faço sempre com um imenso prazer.

Hoje a tarde fui visitar minha amiga de infância, a Geórgia, cujo drama contei aqui e aqui.

Resumindo, a Geórgia soube em dezembro último que está com câncer no fígado e no reto. Começou um tratamento bem agressivo, pois o caso era urgente e de grande complexidade e gravidade.

Julguei que ela teria alguma melhora com as várias sessões de quimio, já que a intervenção cirúrgica não foi possível, pois está em estágio avançado.

O que encontrei hoje foi algo devastador, de cortar qualquer coração, de ceifar a maior das esperanças...

Um moça com menos de  40 anos praticamente acamada, um palitinho de tão magra, com abdomen inchado, com as feições do rosto irreconhecíveis, impossibilitada de caminhar, sem nada poder fazer...

As esperanças e a fé que possui a ajudam muito, mas descobri que estão se esvaindo, que a minha queridinha risonha e guerreira está se entregando e se conformando.

O caso é tão terrível que o perito do INSS foi visitá-la para uma perícia médica e, em uma canetada, já acertou sua aposentadoria - uma licença, na verdade -, tamanha a gravidade do caso.

O tratamento é impiedoso, ainda mais para uma mulher que foi sempre tão vaidosa e tão cheia de vida.

Conversamos sobre tudo um pouco, de trivialidades a namoros e filhos. Apesar de tê-la visto assim tão mais fragilizada do que antes, fiz de tudo para que a tarde fosse agradável. Contei piadas, combinei de ir com ela à quimio depois do carnaval e de lhe ensinar decoupage para passar o tempo e as tardes insosas. Também fizemos planos de caminhadas leves, caso ela consiga se levantar...

Mas num determinado momento em que falávamos de sua filha Giullia, o olhar dela se fixou no meu por uns  40 segundos, sem nada me dizer... Os olhos dela se encheram de água e nenhuma palavra entre nós foi dita. Eu não desviei meus olhos dos seus por nenhum segundo, fiquei ali, lendo tudo, simplesmente entendendo tudo.

Apenas nos olhamos com afeto e eu soube, naquele momento, o tamanho da dor da minha amiga, o tamanho da dor que é ser mãe. Desviei de seus olhos e segurei sua mão magrinha e a beijei, como se ela pudesse entender com esse meu gesto que tudo ficará bem, mesmo sem nada estar.

E assim, sem palavras, nos entendemos. Eu, cabisbaixa e com sua mão em meus lábios, entendendo a dor dessa solitária mãe.

Depois de um tempo eu tive coragem de olhar novamente em seus olhinhos assustados de gazela e eu pude ouvir de sua boca, que antes era tão risonha: "amizade é isso, Sil... A gente se conhece tão bem que não preciso dizer a dor desse imenso vazio que se instalou em mim. Não preciso te falar, vc sabe né? Nós somos bem parecidas, deve ser por isso".

E ali, naquele momento, eu a abracei, senti seus ossinhos frágeis quase se quebrando, senti seu corpinho pequenino pedindo socorro, sua tristeza, passei as mãos por seus cabelinhos ralos, senti sua falta de ar que se instalou como companheira, ouvi um chorinho triste e abafado para que a filha de 14 anos, na outra sala,  não ouvisse - o cuidado, sempre o cuidado da mãe...

O que fazer nessas horas? O que dizer? Como confortar essa mãe que se despede da vida tendo vivido tão pouco, com menos de 40 anos? O silêncio foi a minha resposta; apenas ali ao lado dela, segurando suas mãozinhas frias.

Sua única esperança, ela me disse, é que algo de novo na medicina surja. Mas como, em tão pouco tempo? A consciência dessa certeza a debilitou demais, faz com que esteja se entregando... Nada melhor que ignorar fatos médicos nessas horas.

Eu a vi tão triste, tão só em sua dor e tendo de ser tão forte para confortar a filha adolescente, a mãe idosa, a irmã dedicada.... Senti o peso de sua responsabilidade mesmo diante da partida iminente - porque acho que não há de ser de outro modo, mesmo torcendo para meu equívoco.

E eu, com todas as minhas certezas, saí de lá 3 horas depois com muitas lágrimas e tendo apenas uma certeza: a de como esse mundo pode ser injusto e cruel.

Rogo a quem quer que seja - a Deus, aos céus, aos santos, ao universo, ao Buda... - que a dor da minha amiga seja diminuta, que sua angústia emocional seja aplacada, que os médicos sejam piedosos e eficientes e que a sua fé não seja diminuída.

E, assim, com a história de um hiato no olhar entre duas amigas, contei a vocês como uma amizade pode ser poderosa, mesmo com a total ausência de palavras...


Geórgia:

Para você meu imenso amor e minha eterna amizade...






*******************

Queridas:

Desejo a todas vocês um lindo final de semana...

Beijooooooooo




21 comentários:

  1. Sil
    Continue ao lado de sua amiga. Não é preciso dizer nada mesmo, basta o seu olhar e estar ao lado dela. Força! Q Deus interceda pelo melhor.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana
    Vou orar por sua amiga e pela família dela hoje à noite. Deve ser um momento muito dificil que ela está passando, principalmente por deixar a filha órfã numa fase tão crítica como a adolescência.
    Que Deus ilumine a vida e o caminho dela e que dê consolo aos que ficarem caso Ele a queira perto dEle tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Querida amiga,continue ao lado da Geórgia,com certeza sua amizade é muito importante para ela neste momento!
    Eu tenho certeza que teus projetos com chita vão ficar lindos,e num próximo post sobre chita,mostro lá no meu blog!
    Desejo que você tenha um maravilhoso final de semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah!Obrigada pelo elogio sobre a minha foto!
    Eu resolvi colocar minha foto no meu perfil justamente porque cheguei a conclusão de vendo como a pessoa é,mais as postagens dela,
    parece que ficamos mais próximas...

    ResponderExcluir
  5. Nossa que triste! Eu tb tenho amigas de mais de 30 anos de amizade e me coloquei no lugar de voc~es. Não saberia o que dizer e fazer a não ser continuarmos juntas trocando carinhos e ternura que só o amor tem. Sinto muito Silvana,a sua dor de alma tem o tamanho da amizade que só quem tem sabe o que é. Deixo aqui minha solidariedade e compaixão,pedindo a Deus que se faça a luz. Montão de bjs e abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga!
    Pode confiar que Deus sabe de todas as coisas e na hora e momento certo ele vai agir, pode ser até de uma forma estranha pra nós, mas ele sabe o que faz, basta confiar!

    Mundando um pouco de assunto, passei aki tb pra te deixar uma sugestao de site de amantes de gatos e cachorros, é de uma amiga minha, dá uma olhada: www.auamovoce.com.br
    Eu já tenho o meu de pastor alemao, coisa linda!!!
    Big bjus

    ResponderExcluir
  7. Amiga , li a sua historia , impossivel não comentar , eu já vi um olhar como esse que você descreve e sei o poder de comunicar que ele tem mas eu nunca consegui descreve lo com essa profundidade que você usou ... de tudo isso só posso de dizer que ao poder de Deus tudo é possivel e a gente aprende muitas coisas com a dor ... vou fazer uma oração por vocês

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,

    Acabei de ver o comentário que vc deixou pra mim e vim aqui no intuito de agradecer às suas palavras. Mas me deparei com esse depoimento triste e ao mesmo tempo maravilhoso. Triste pq vc sabe nem tenho palavras pra expressar o quanto deve ter sido doloroso pra você encontrar sua amiga em tal estado, e por ela tb se encontrar assim, sem forças até mesmo pra lutar e já se sentindo desenganada. E maravilhoso, pq vc foi de uma imensa coragem em relatar isso aqui no blog, pela sua amizade imensa, sua dedicação, sua homenagem (Geórgia seria o nome de minha filha, pela música e pelo som do nome que acho lindo). Por vezes em minha vida (acho que todo mundo já se sentiu assim), depois de tantos problemas que já tive, eu tive a vontade de estar no lugar dessa mulher, pronta pra ir, mas sempre o que me segurou foi milha filha, e é triste ver que esta mulher sofre por sua filha, me faz sentir fraca e egoísta, saber que tem alguém não querendo sair da festa enquanto ainda está o melhor por vir, e eu quando tenho problemas menores do que este já pensei em deixar a festa, mas daí olho pra minha pequenina e me sinto às vezes o menor dos seres humanos, tanto que essas pequenas precisam e a gente se preocupando com nossos problemas.
    Gostaria sinceramente de ter uma amiga assim, como você, pois o olhar que vcs trocaram tenha certeza que para ela signficou muito e sei que para vc também.
    Um beijão nessa alma linda.

    ResponderExcluir
  9. Pra que fique registrado, acabei de chorar ao ouvir a música, é linda, como deve ser a Georgia sua amiga!

    ResponderExcluir
  10. GEORGIA NA MINHA MENTE! que música linda -feita para ela- ai sil qUe que eu falo prá ti?eu só sei chorar amiga! tu descrevendo o encontro de voces duas - eu vi a imagem na minha frente - o olhar dela - de mãe acuada - que vai deixar uma filha aqui e não vai vê-la crescendo - esta deve ser a dor pior dela - não tem pior dor para uma mãe!
    ACHO QUE TU DEVE IR SEMPRE LÁ- CANTE ESTA MÚSICA PARA ELA - LEVA MIMOS, MIMOS PARA FILHA DELA, TOME CONTA DESTA MENINA E DA MÃE DELA- QUE ELA TAMBÉM É MÃE - E A ORDEM NATURAL DAS COISAS - NÃO É VER A FILHA MORRER - ISTO É DOLOROSO DEMAIS- É REALMENTE A ÚNICA COISA QUE E POSSO TE ACONSELHAR - VÁ COM ELA NAS QUIMI - PORQUE DEPOIS VC VAI PENSAR EU FIZ TUDO QUE EU PODIA PELA MINNHA AMIGA- NÃO PERCA ESTES ÚLTIMOS DIAS PORQUE COMO TU EU TB ACHO QUE NÃO TEM JEITO - ESTE É O PIOR CANCER QUE TEM!
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Sil, estou muito emocionada com essa história da Geórgia. Nem sei o que dizer numa hora dessas. Só consegui olhar para o céu em busca de uma resposta. Mas de qualquer forma amiga acho que a sua visita deve se repetir várias vezes. Isso vai ser muito bom pra ela que está lá sem nada pra fazer e com muito tempo pra pensar... Acho que essas visitas farão muito bem a você. Porque isso é amizade e solidariedade. Bjs amigas e muita força pra vc passar pra sua amiga também.

    Giovanna

    ResponderExcluir
  12. Vc arrancou lágrimas desta que te escreve. Me lembrei das minhas grandes amigas, pois graças a Deus eu tb tenho amigas assim, que costumo falar que somos "irmãs unidas pela alma". Transforme os dias que ela tem aqui neste mundo em alegria, lembrem-se das boas recordações do passado, leve filmes alegres para verem juntas.
    Estarei rezando por vcs.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvana!
    Que situação difícil né? não há nada mais complicado do que um momento como este...agente fica sem palavras.
    Mas não adianta culparmos a Deus por isso...
    pelo contrário, a fé é o que temos e a Bíblia diz que tudo tem seu tempo determinado.Jesus abençoe sua amiga e esteja com ela e seus familiares.Nós somos frageis mesmo,Só Deus pra ter misericórdia de nós e nos livrar dos males deste mundo.Ore por ela,esteja presente neste momento isto é tudo o que vc pode fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa, deu até um aperto no peito agora, não sei nem o que dizer, dá um nó na garganta quando nos deparamos com situações assim comovedoras; quem dera se tudo fosse exatamente do jeito que quiséssemos e planejássemos? Certamente todo mundo se pouparia de sofrer e passar por situações profundamente marcantes como essas!!!!!Mas, como as coisas não são do jeito que queremos, só nos resta entregarmo-nos nas mãos de Deus e esperar; no mais, você como amiga, dar todo seu apoio, carinho e atenção que é tudo que Geórgia precisa nesse momento!!!!!!!
    Beijo no coração!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Sil querida...
    Que triste isso tudo, chorei quando li o seu post. Fiquei orgulhosa de você, sabia?
    Enfrentou a dúvida e a insegurança de se ia ou não visitar sua amiga e foi, tenho certeza que ela deve ter amado sua visita, pq ela tá precisando de pessoas igual a você, que transmitem luz e paz.
    Reze mto por ela, pesamento positivo para que ela não sofra tanto. Aqui do outro lado, tbm vou estar mandando pensamentos positivos.
    Você é mesmo mto especial.
    Bjos e tenha um domingo de descanso, pq vc merece!

    ResponderExcluir
  16. Queridona, continue ao ladinho dela sempre, isso é um Santo remédio.
    Lamento demais isso tudo, dou muito valor a lindas amizades.
    Tenha fé e paz.
    Beijokas
    http://meumundocordeabobora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana! Fiquei muito triste com este relato, mas por outro lado feliz pelo que vc está fazendo por ela no que toca a demonstração de amor.
    Geórgia está lhe oferecendo uma oportunidade de ouro: A intimidade dela em um momento tão doloroso.
    Que Deus lhe dê sabedoria e amor para que possa fazer muito ainda por ela.
    Que Deus dê a ela muita força para enfrentar tudo e permanecer inabalável.
    Beijos, querida. Vc é muito preciosa, tá?

    ResponderExcluir
  18. O QUE DIZER??? O QUE FALAR???SEJA FORTE SUA AMIZADE É MUITO PRECIOSA!!! BEIJOS, TE ADMIRO MUITO!!!

    ResponderExcluir
  19. Silvana,

    Eu li sua postagem na sexta-feira mas não pude comentar não, menina.

    É muito doloroso, muito triste, e eu não sei lidar nem o que dizer numa situação assim, meu Deus!
    Vi a imagem das duas na minha frente, e ouvindo a música...

    Para Deus, nada é impossível.

    Se a sua amiga for embora, é porque esse corpo doente não está deixando ela cuidar da filhinha dela, então, Deus quer que ela volte como anjo pra cuidar de sua filha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Nossa Sil...difícil amiga.Estou rezando por ela, porque só Deus mesmo.Sua amizade está sendo um bálsamo pra ela amiga, continue indo lá visitá-la e proporcionando assim, bons momentos.
    Depois de ler esse relato, eu a admiro mais ainda.Bjs

    ResponderExcluir
  21. Silvana,

    Não tenho palavras, só posso dizer que, tendo já experimentado tb essa angústia, acredito ainda mais e somente no amor, é a única coisa indestrutível, não há câncer que derrote o amor.
    Paz para a Geórgia e sua família e um beijo pra ti.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo