sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Enchentes: um problema interminável!



Haja guarda-chuva!




Olá queridíssimas!

Está caindo um toró agora na minha cidade, que fica no centro-oeste paulista.

Sempre gostei de chuva, desde criança. Era só chover e meus pais faziam barquinhos de jornal para colocarmos na enxurrada. Era a maior diversão e eu e meus irmãos até perdíamos os chinelos.

Meu bairro era novo, era um tempo de limpeza, tudo encanado, não se via sujeira pra todo canto, nem haviam bueiros entupidos.

Hoje, à mínima pancada de chuva, minha rua fica alagada e, por muito pouco, quase intransponível.

Já reclamei, fotografei, falei com prefeitos de diferentes gestões e também vereadores. Ninguém resolve nada e um empurra para o outro.

E no Brasil inteiro é assim!!

Não há uma única capital do Brasil que não padeça com enchentes. Se chover muito em Sampa, Rio, Salvador, Belém, Porto Alegre ou qualquer outro lugar, haverá enchentes.

E devemos perguntar e cobrar de nossos governantes municipais e estaduais o porquê disso!!

É um problema histórico, de estratégia urbana, de pavimentação equivocada, de crescimento desordenado permissivo, de descaso público total.

Se eu já sofro com minha rua que alaga um pouco, imagina quem perde tudo nas enchentes, com a água putrefada que invade suas casas e impregna seus móveis por completo? Quem perde vidas, quem adquire doenças graves como leptospirose ou hepatites?

Não é possível que os governantes não vejam isso, que permitam que famílias morem por 40 anos num bairro chamado Pantanal, em SP. Um bairro inteirinho construído numa várzea do Rio Tietê!!! Ninguém nunca viu isso??

Como pode a maior cidade do Brasil, a espinha dorsal financeira do país, a cidade onde são movimentadas as maiores transações financeiras da América Latina e, hoje, uma das maiores do mundo, sofrer este descalabro ano a ano sem que ninguém faça nada?

É só chover e o governador José Serra some do mapa, evapora!! Gilberto Kassab, mais conhecido como Gilberto Nunkassab, diz que isso é normal. O cara desvia as compotas de um rio para aliviar a rica zona sul e alaga Aricanduva inteirinho!!! Os pobres que se danem!

Não podemos mais tolerar tantos descalabros, tanta zona, tanta falcatrua, sendo que todas as capitais padecem deste mal em maior ou menor quantidade - ficando à mercê de índices pluviométricos e muita reza e patuá para que a água não venha do céu!

Eu passarei o Natal sob um teto. E esse povo todo que sofre com as enchentes??? Que Natal eles terão?

Não podemos nos calar diante disso. Há vários blogues na internet especializados em denúncias: botemos a boca no trombone! E tem que ser hoje, amanhã e depois e depois! Não podemos mais admitir isso!

Desculpem-me o desabafo, mas está ficando impossível tolerar tanto descaso!

Um beijo grande em todas!




4 comentários:

  1. Falou Silvaninha! Pau nessa gentalha! E no seu presidente tb! Rsrsrsrs....Olha só, fica descansada que não vou matar nem deixar matar as pobres e feíssimas rolinhas....tenho peninha...nunca ia fazer isso...
    Gostei das dicas, vou comprar o tal do arroz pra cães ou canjiquinha...pq as alpistes misturadas que ponho pros canários são carinhas...Aí não vale, só passarinho VIP é que pode...olha a discriminação com as pobres, só pq não cantam e são feias...
    Obrigada amiga...beijos e usa galocha quando sair, viu?

    ResponderExcluir
  2. Sil, obrigada mesmo, vou aguardar ansiosa o carteiro ..........
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apoiada!
    Aqui no Rio é a mesma coisa, qq chuva mais forte vira um caos na cidade, e nada muda com governo nenhum.
    Tomamos muito banho de chuva na infância, era uma farra. Hoje, as pessoas morrem por causa de chuva, absurdo, no século XXI.
    Bitocas,

    ResponderExcluir
  4. É triste mesmo o descaso!!!!!Mais ainda por saber que muitos já morreram e outros tantos estão sem teto nesse momento, isso é de cortar o coração!!!!!!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo