quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia do Palhaço com.... palhaçadas!






Queridas,

Hoje é o Dia do Palhaço.

Quem nunca se encantou com a ingenuidade alegre  dos palhaços?

Sempre adorei palhaços, os verdadeiros, que me ensinaram a rir despretensiosamente na minha infância.

Quando os circos vinham à minha cidade ficava eufórica, no pé dos meus pais, para ir ver os palhaços e comer um docinho delicioso em formato de guarda-chuva. Esse docinho acho que só tinha em circos, e eu amava. Comia também pipoca, amendoim torrado embalados num cone de papel, maçã do amor, algodão doce. E também viajava no voo dos trapezistas, na coragem do domador, na audácia de um homem que cuspia labaredas de fogo e tapava os ouvidos para protegê-los do barulho de motos que corriam numa gaiola redonda!

Gostava de tudo um pouco, mas o meu encantamento total era com os palhaços. Ria de doer a barriga, de descer lágrimas, de dormir cansada de tantas estrepolias, cercada com bexigas em forma de bichinhos e cataventos que voltavam comigo para casa... De sonhar com os erros daqueles bobos, de me perguntar porque eram assim tão ingênuos e eu tão "esperta".

Essa magia é única e nos marca para sempre.

E a data de hoje deveria ser, ao menos para mim, um dia de comemorações, de alegria, de relembrar de Torresmo e Pururuca, de Arrelia, de Piolim, de Carequinha, de Picolino, de Jerry Lewis, de Didi Mocó... De lembrar dos palhaços que me fizeram tão feliz.

Mas foi um dia muito triste para mim e para o mundo.

Logo de manhã cedo me deparei com o discurso de Barack Obama na entrega do Prêmio Nobel da Paz e, o que era para ser dia de festa com céu de brigadeiro, virou tragédia com céu plúmbeo.

O que tem a ver palhaço com Obama?? Veremos.

No discurso de Obama de hoje fiquei estarrecida, chocada, envergonhada (vergonha alheia existe?), decepcionada...

O homem teve a coragem de subir no púlpito da nobre casa onde se entregam os prêmios Nobel a tantos anos para defender o indefensável num Prêmio da "Paz": defendeu a guerra!

Defendeu o "direito" de guerrearem contra quem atacou as torres gêmeas. E o cara esquece do detalhe de que isso só ocorreu pelo simples fato de tomarem partido descarado por Israel em detrimento dos demias países do Oriente Médio, de promoverem a guerra naquele continente por 20 anos.

Os EUA são o país mais belicoso do mundo desde a 2ª Guerra Mundial. Estiveram presentes, desde então, em golpes de estado que permearam o mundo. Incluindo-se aí o Brasil, no Golpe de 64. Fizeram parte da morte de Salvador Allende, no Chile; são co-responsáveis por milhares de desaparecidos na Argentina. Destruíram a América Central promovendo ditadores da pior estirpe, criaram em Guantánamo a prisão mais violenta do planeta. E isto para ficar apenas em nosso continente.

Na mesma semana em que Obama anuncia que enviará ao Afeganistão 30 mil soldados, ele recebe o Nobel da Paz. É uma palhaçada para nos fazer rir?

E nós, pobres mortais, podemos com certeza absoluta nos sentir impotentes diante disso. Diante de vidas e países dizimados não podemos fazer nada. Iraque e Afeganistão, de histórias riquíssimas e de culturas surpreendentes, hoje são ruínas e morte. Países que levarão décadas para se recompor - se é que conseguirão.

Diante desse discurso pífio de hoje, cercado de nacionalismo barato da pior lavra, fica-se a interrogação: que interesses escusos financeiros há por trás dessa virada de discurso de Obama?? São os fabricantes de armas que financiam guerras e delas necessitam para sobreviver?

E mais: por que, ou por quem, Obama se vendeu tão rapidamente? Por que seu discurso de hoje difere tanto dos que permearam sua campanha política? O que há por trás dessa mudança brusca de enfoque? Interesses comerciais, midiáticos, eleitoreiros?


Ou será que o correto é dizer que tanto o Prêmio Nobel, que eu sempre considerei da maior nobreza, quanto sua campanha antes de ser eleito, foram pura "palhaçada"?

Eu não tenho as respostas com precisão, mas já formulo em minha cabeça que a posição de hoje dos EUA permeará mudanças futuras sérias em nosso mundo - e para o mal.

Meu desejo mais forte é que o Brasil se fortaleça para que não haja aqui respingos desse discurso pobre, que não sobre para nós, como em 64, a vontade deles de definir o que é democracia. Afinal, a definição deles para esse tema só é boa para os próprios, porque onde pisaram nem grama mais nasce. São malditos! O Brasil está sendo uma resposta milagrosa a essa maldição, e que assim permaneça: avante, com força e potencial para definir que a democracia e o diálogo verdadeiros são possíveis.

Que Madre Teresa de Calcutá (falecida), Dalai Lama e Nelson Mandela não se ofendam em dividir o Prêmio Nobel da Paz com esse infame que atende pelo nome de Barack Obama.

O mundo tem solução, tem saída digna. E nunca deixarei de acreditar nisso!










Meninas:

Desculpem-me o desabafo. Segurei este tipo de comentário o quanto pude desde que soube que ele era o ganhador. Eu já achava uma piada de mal gosto a simples indicação desse país, sair-se vencedor então foi a catarse total... Mas juro que tentei me segurar.

Mas depois do discurso de hoje, com o cara deitando falação sobre o que é democracia para o outros, não deu.... Tudo tem limite!

Recebam meu grande...

Beijooooo


************

E aqui Arrelia, o grande Mestre!

Obrigada por tudo, meu querido!





13 comentários:

  1. Oi, Silvana!
    Concordo plenamente, é muita falta de vergonha na cara os absurdos que esse tal presidente disse hoje, mas não me espantou, a política nesse mundo todo é uma sucessão de absurdos e indecências, importa a gente protestar e alertar os incautos. Hoje comentei aqui em casa que Luther King (que eu amo)deve estar dando voltas na sepultura, com todo o respeito...
    Depois ainda ouvimos o quê? O nosso presidente fazendo discurso com palavrão, tá valendo tudo, dizem o que querem e fazem ainda pior, lamentável.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver que a cada dia a humanidade caminha por caminhos obscuros...
    Todo mundo acreditava na "grande virada" com a posse de um presidente negro nos Eua, mas pelo jeito ele se vendeu bem rápido mesmo!!!!!!!Só lamentação!!!!!!!
    Estamos em um momento em que gritamos desesperadamente pela paz e outros em contraponto querem a guerra!!!!!!!!Só Deus para nos guardar de tanta discórdia e falta de misericórdia pelo próximo!!!!!!!
    Beijos e uma ótima sexta!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana,
    Amiga, obrigada pelo carinho e preocupação, mas já estou bem e me recuperando.

    No ano passado fiz a mesma cirurgia, mas quando faço o exame de mamografia lá estão eles; os lipomas.
    Mas graças a Deus é só isso!


    Engraçado, quando saio da minha rotina, a minha inspiração vai para o espaço, planejei fazer uns trabalhinhos bem light mas quem disse que consigo?
    A única coisa que fiz nesse tempo foi palavras cruzadas...rs... assim não penso besteiras.
    Tentei grudar na tv para assistir uns filmes mas acabei chorando horrores...credo.
    Vou tirar os pontos no dia 17, e até lá...cautela.

    Oh Silvana! que maravilha que o Tutuzinho está melhorando!



    Querida, um abraço para você!

    ResponderExcluir
  4. AH, NÃO MERECE O TITULO DE PALHAÇO, SE FOMOS PENSAR EM PALHAÇO E SUA ESSENCIA ALEGRE E EINGENUA, MAS SIM O CARA É UM GRANDE CARA DE PAU- LOBO VESTIDO DE CORDEIRO...MUDANDO DE ASSUNTO, SABIA QUE A FAMILIA DA MINHA CUNHADA É DE MARILIA, ACREDITO QUE ELES IRÃO PASSAR O NATAL AÍ, ME MANDA SEU ENDEREÇO QUE EU QUERO LHE ENVIAR UM CARTÃO POR ELES, OK??? BEIJOS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Silvana, vc dise tudo o que eu gostaria de dizer sobre o Nobel para o Obama. Meu Deus onde nós vamos parar? Seus trabalhos estão lindos. Adoro ponto reto!Bjs

    ResponderExcluir
  6. oiê Amiga Querida...
    Estava lendo o que vc escreveu e não tenho dúvidas que você tem toda a razão. Ainda não tive a chance de ver o discurso do Obama, mais defender o direito de guerrear justamente quando se está recebendo o prêmio da paz, até parece piada mesmo.
    Como já te disse várias vezes, o BLOG DA SIL É CULTURA E INFORMAÇÃO. hehehehe... Fico atualizada com os acontecimentos e datas especiais por aqui. :)
    Obrigadão pelos recadinhos deixados no meu cantinho, adoro conectar e ver que vc passou por lá, seja sempre bem vinda!!!
    E o Tutuzinho, como ele está??? Comendo bem?? Essa refrescada no tempo deve ter deixado ele mais animado, pq aquele calor que estava, ninguém merece. :(
    Bjos e tenha uma ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  7. Oi xará, tudo bom?
    Vi o post que a Lilly fez em homenagem às quatro Silvanas, sou uma delas, ehehe.Muito prazer!
    Adorei teu blog, já vi que temos coisas em comum. Também adoro artesanato, há pouco tempo comecei a me aventurar customizando umas caixinhas, gosto muito de aprender com os outros, seja via internet ou seja presencialmente! Também adoro gatos, tenho duas em casa: a MaluCat Valentina e a Pantera.
    Gostei daqui, tomei a liberdade de ser tua seguidora pelo Google, ok.

    Beijão!

    Silvana
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amiga, concordo com vc em genero, número e grau! Chamar o cara de palhaço é uma ofensa aos palhaços...e o Nobel pra mim, caiu em desgraça...não confio mais...
    Quem está por trás disso tudo?
    Os fabricantes de armas (viu o filme O SEnhor das Armas? é a mais pura verdade),Israel, de quem o Obama e os EUA e até a ONU há muito tempo são lacaios...
    São eles os grandes patrocinadores dos genocídios pelos quais a humanidade tem passado...e quem deu armas e material bélico pra todos os países que eleshoje chamam de "inimigos"? Os EUA...
    Só não concordo com vc sobre o seu presidente...agora ele está mostrando o que ele tem na cabeça de verdade...abre a boca e só sai merda! Foi ele que disse merda, várias vezes no discurso no Maranhão!
    Mas cada povo tem o presidente que merece...então engulamos esse merda e toda a porcaria que ele acoberta...
    Beijos! Beijos pro Tutu...Viu meu post hoje?

    ResponderExcluir
  9. Silvaninha, meu amor...nunca vamos concoradr sobre o seu presidente..esse é nosso único ponto de discórdia...e a imprensa deve ser livre pra poder falar tudo...tudo mesmo, pois o povo tem que ser informado.
    Eu li o discurso e continuo achando que ele usou palavrão quando um presidente tem que ter dignidade.
    Que ele é inteligentíssimo, isso é inegável, sabe como ninguém trabalhar as massas a seu favor...bem, nunca vamos chegar a um acordo quanto a isso, então, deixemos pra lá...
    Viu meus fofitos, não são lindos?
    E eles babys? Eram uma coisa...a gente ficava com eles no colo o tempo todo...um pandinhas...
    E é uma raça meiga, amiga...são muito companheiros...a Cléo é mesmo uma lady.
    Beijos querida e o post deles foi pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Sil acontece cada coisa né as pessoas se deixam influenciar... achei o cumulo tbm!

    Seria ótimo se vc tbm pudesse estar aqui tenha certeza que eu tbm iria adorar a sua presença.

    beijos vc sempre muito simpatica

    amodoro vc muito

    ResponderExcluir
  11. Silvana,

    Não entendi nada dessa premiação, o que ele fez pela paz...? até agora só falou nela.
    Ah... vai ver que foi pelo discurso emocionante de posse…!!!

    Olha, achei lindo os seus bordados, NO CAPRICHO!

    E o seu irmão vem passar as férias aqui?
    Peça para ele vir conhecer sua amiga virtual, qualquer novidade fale que mando o endereço, tá legal?
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  12. Oi Xará, você voltou com tudo heim ?? Tô gostando de ver, adoro as coisas que você escreve. Parabéns.
    Você viu que fomos homenageadas pela Lilly, ai que mundo mais gratificante esse dos Blogs né ?? Tô me achando kkkkkkkk
    A Silvana Isabel Também é uma gracinha ... que bom, que bom !!!!

    Beijokas
    http://meumundocordeabobora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hello, after reading this amazing post i am as well delighted to share my know-how
    here with colleagues.

    Visit my blog post :: quick payday loans

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo