domingo, 1 de novembro de 2009

Saudade...



Hoje foi um daqueles dias saudosos, de sol ardido e atordoante, de pouco vento e vontade de se recolher em casa para nunca mais sair.

Fui ao cemitério visitar me pai, antecipando o tumuldo do Dia de Finados. Foi o segundo Dia de Finados visitando meu pai.

Ele está enterrado numa ala que antigamente era exclusiva para crianças, denominada "ala dos anjinhos", juntamente com minha irmã que não conheci. A quadra está repleta de crianças...

Eu e meu irmão compramos lindas flores, lavamos o túmulo, limpamos os matinhos em volta e ficamos naquele silêncio palpável, pesado.  Porque certas coisas não precisam ser ditas, certas coisas não conseguimos sequer definir.

Fiquei um tempo sentada ali observando o gigantesco pé de flamboyant, que gentilmente dá um pouco de sombra ao meu pai, do outro lado o ipê que já está sem flores e o meu pai reinando entre os anjinhos. Pensei: ele que amava crianças, está no lugar certo...

Embaixo dos vasos de flores deixei meus costumeiros bilhetes para ele, como sempre fazia em vida: avisava dos remédios, deixava um beijo, falava uma bobeira, desenhava uma careta. Hoje os bilhetes são de saudade, de amor eterno por um pai exemplar, batalhador, guerreiro, carinhoso, presente, divertido, alegre, inteligente...

O porquê dos bilhetes? Não sei, apenas dei continuidade, não consegui parar de dizer o quanto ele é amado e certas atitudes não tem mesmo explicação.

Fomos embora em completo silêncio. Meu irmão cabisbaixo e visivelmente incomodado. Dei uma última olhada de longe e sorri pra ele, pois era assim que ele gostava de me ver.

E a dor? A dor não me abandonou, mas com o tempo estamos nos entendendo e ela tem aparecido em maiores espaços de tempo.

Procuro me lembrar dos bons momentos quando ele sorria descontraidamente, contava piadas, como na foto abaixo.


Abraçados ao fundo:
Meu irmão, eu e meu Papai
Clique para ver em tamanho maior


Mas meu pai não gostava de tristeza, era muito alegre e vivaz. E com essa música abaixo é que gosto de me lembrar dele. Uma música que ele ouviu a primeira vez quando jovem, num filme da Jude Garland. Dizia que naqueles filmes de antigamente é que as músicas eram boas...rs

Um dos refrões diz: "Sonhos realmente se tornam realidade/Algum dia eu vou desejar por uma estrela/Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim/Onde problemas derretem como balas de limão..." (tradução aqui). E é lá que meu pai está...

A versão que apresento é incrivelmente bela, cantada por um havaiano chamado Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido como "IZ". Ele morreu muito jovem, em 1997 aos 37 anos, vítima de obesidade mórbida. Antes disso sofreu horrores de gravadores que se recusavam a gravá-lo por ser feio, gordo e por ser apenas um nativo. Mas ele deu a volta por cima, venceu o preconceito e se consagrou.

Vocês podem não conhecê-lo de nome, mas duvido que nunca ouviram sua voz! Já fez trilha sonora para vários filmes, como Encontro Marcado, Forrest Gump, entre outros. Ele toca um instrumento havaiano chamado ukelelê e não há nenhum artifício de estúdio entre a voz dele e o ukelelê: é talento puro!

No final do vídeo aparece a aglomeração de nativos havaianos acompanhando as cinzas de Iz, que foram lançadas ao mar... É emocionante.

E era assim que meu pai gostaria de ver todos da família: felizes!

É para todas vocês - e também para meu saudoso pai...


16 comentários:

  1. Sil eu já disse pra vc como é bem ler o que escreve??
    Pois é... eu AMO ler seus comentários e seus posts, os comentários sempre tão amáveis, os posts sempre tão inteligentes, escritos com tanta sensibilidade... estou aos prantos com o seu de hoje...
    Eu sou uma manteiga derretida mesmo...
    É difícil pensar que um dia todos teremos que partir, queria que todos que amo vivesse para sempre, ou que eu fosse primeiro, para que não precisasse sentir tal dor, mas daí penso na dor deles...
    Como é difícil aceitar, entender, cessar a dor que fica ali no peito e nunca vai embora...
    Não sei o que senti, mas imagino!!
    Desejo de todo o coração que haja sempre bons momentos em sua vida... e estou encantada com os bilhetes, porque acredito que de algum lugar ele sabe e ele lê!!
    Ah!! Sobre minha sala, eu gosto de tudo muito prático e funcional, porém meu sofá é um estorvo rs ele é chenile e enche de pelos, não vejo a hora de dar fim nele rs...
    Muitas bjokas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, querida! Que post lindo;chorei muito enquanto li, pois podemos ver a dor da saudade em sua palavras, tão bem colocadas, tão certas em cada lugar das frases...
    Fico encantada com o seu amor por ele. Certamente esta postura agrada muito a Deus, que nos ordena honrar os nossos pais. É um dos mandamentos e o único com promessa: Vida longa e prosperidade.
    Portanto minha querida, Deus se agrada muito do seu carinho e respeito pela memória de seu pai.
    Você é uma moça linda! A foto ficou ótima.
    A música é muito bonita e ficou bem apropriada para o post.
    Silvana,se puder, leia novamente e bem devagar o meu post sobre o que a Bíblia nos ensina sobre a morte, para que vc se encha de esperança e consolo. A palavra de Deua é vida para nós!
    Querida, fique com Deus e tenha um dia alegre na esperança de que assim como Jesus Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos um dia!
    Quem tem o Filho de Deus,Jesus Cristo, tem a vida eterna!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, vim aqui lhe transimir um pouco de meu afeto, minha mae tambem se foi, eu nao gosto de ir em ceminterios... E ela nao esta aqui em minha cidade... Mais sei que sua memoria bondosa, alegre e principalmente criativa esta aqui bem perto de mim...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ai Silvana estou em lágrimas.............
    não consigo escrever

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, e essa é a vida, não é mesmo?
    Agradeço por neste dia não ter túmulos a visitar, mas...
    Que benção para vc ter tido um pai assim maravilhoso, quando tantos não tiveram essa referência em suas vidas, não é mesmo?
    Hoje vc tem o q nos contar, vc pode lembrar da alegria, e passar isso adiante.
    Me emocionei realmente com a sua relação paterna, o hábito dos bilhetinhos, e a canção q te faz lembrá-lo.
    Espero q a dor diminua, ou pelo menos q consiga torná-la sua amiga.
    Beijos mágicos

    ResponderExcluir
  6. Silvana, você me fez chorar 3 vezes hoje ... adoro tudo que você escreve, sobre o o seu eu amei, você realmente mostra o quanto ele era grande, amado e que saudades deve sentir.
    2º com esse vídeo, que coisa mais linda a voz desse moço e como ele era querido.
    3º eu amei te conhecer .... não fazia ideia de como é bonita e jovem, amei mesmo. Coloque mais fotos suas, você é muito linda.
    Parabéns pelo post, você é sempre genial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sil, eu acho que você me é muito familiar, me conte onde mora, onde morou ... quantos anos você tem? até seu irmão não me é estranho ... que coisa né ??

    ResponderExcluir
  8. Silvana, posso imaginar sua dor, pois perdi meu pai aos 15 anos e minha mãe há 9, mas como vc sabe como penso, acho que a vida é que deve ser sempre celebrada...lembre-se sempre dele vivo, com saúde e com a alegria que ele tinha...espero que o consolo venha com o tempo, ele sempre vem...e fique com essa frase de presente do grande poeta e músico, Paulo César Pinheiro:O tempo não cura a dor, mas enverniza o peito.
    Grande beijo e um viva à vida!

    ResponderExcluir
  9. Silvana agora ja passou rsrsrs, ele se chama Augusto e tem 05 anos um fofo,


    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Queridíssima!
    vc como sempre, a delicadeza em pessoa...eu sou atéia, como vc sabe, mas respeito a fé dos outros...mas confesso que depois que escrevi meu post, achei que ía vir chumbo grosso...mas não, afinal as pessoas são inteligentes e sabem separar as coisas...meu blog me dá essa liberdade de falar tudo o que penso...é tão bom!
    Vou procurar esse livro que me indicou...ando procurando em que corrente filosófica eu me encaixo..e acho que em nenhuma...hehehe...sou muito doida mesmo...acho que vou criar a minha: Filosofia Café com Bolo!
    Beijos e mais um brinde à vida!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito comovida com o que escreveu aqui e com seu recadinho em meu blog.
    Fico feliz por encontrar, nessa blogosfera, pessoas assim, tão sensíveis e inteligentes.
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Silvana, acabei de ler o link que me mandou...Sabe que semana passada vi um documentário no Discovery ou History Channel, não sei mais, sobre O Livro dos Mortos dos egípcios e fiquei me perguntando o tempo todo pq o homem tem essa necessidade de acreditar na vida pós morte.A morte para eles era algo tão amedrontador, cheio de monstros e armadilhas cruéis...
    Em todas as crenças, em todos os povos, desde que a humanidade existe, há essa necessidade de crer que a vida não existe por si só, é necessário que algo maior nos espere na pós morte.
    É o tal mito de que Cambell fala...mas não me identifiquei com ele 100% pq ainda acho que no fundo, ele tem uma tendência a crer na espiritualidade...mas a leitura foi muito superficial...pretendo ler o livro e aí, sim, poderei ( ou não ) falar sobre isso com mais profundidade.
    Que os homens precisam dos mitos, isso sem sombra de dúvidas, é fato.
    Toda a nossa cultura judaico-cristã é pautada em mitos, pois sem eles o homem não poderia viver em coletividade.
    Bem, acho bom parar por aqui. O que achou da minha interpretação?
    Acho melhor, nós trocarmos nosso email...senão nossos comentários vão ficar parecendo "bíblicos" de tão grandes...
    Meu email é: criia2@hotmail.com
    Saudações filosóficas! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amiga ja estou na casa dos 30(rsrsrrs) estou criando coragem para ter uma menina, sinto tanta falta de uma irmã só tenho um irmão e ele não mora aqui, sinto muita falta dele, as vezes pergunto para a minha mãe por qual motivo ela não encheu a casa de filhos, mas fazer o que né, nem tudo é perfeito, beijokas

    ResponderExcluir
  14. Sil ... eu também morei perto da Aclimação .... kkkkkk
    Até o ano 1977, eu morei na Rua Tamandaré e estudei no colégio Roosevelt, na Rua São Joaquim, eu tenho primos que moram na Aclimação, na Rua Machado de Assis .... em 1978 fui morar em Moema e depois de casada em Interlagos ... ufa faz 14 anos que estou aqui em Sumaré, e adoro estar aqui. Tenho 50 anos e um filho de 22 anos ...
    Pronto, já nos conhecemos mais um pouco ... e não concordo com o "basalquiana" ... você é muito jovem ainda.
    Beijos e excelente semana.

    ResponderExcluir
  15. Querida, sinto muito pelo seu pai e pela tua dor... Não sei da tua fé, mas pensa que o amor não depende de presença física !

    Ahhhhhhhh adorei a tua visita !

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Amúsica dispensa meu comentário!!!!!Transmite umapaz intensa!!!!!!!!
    Quanto ao seu pai, está dormindo o sono dos justos!!!!!!!
    Agora, meu silêncio...

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo