segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Comemoremos o Direito de Sonhar e Conquistar!




“Não vim para administrar, vim para cuidar; empresa eu administro, um povo vivo e sofrido eu cuido”.
Lula




Oi Malungas Queridas!

Como estão indo de feriadão? Aqui começouna bater um friozinho e já me animei toda né?...hehehe

Terminamos finalmente todo aparelhamento do ar-condicionado de trocentos quilos, pois faltava refazer nosso "puxadinho" do mercado, que teve de ser demolido para a colocação do trambolho. Hoje finalmente me livrei dessas obras do mercado.

Mas tem sempre um porém na minha vida.... Na segunda-feira que vem começará a demolição do piso do meu banheiro: ele está com uma infiltração muito grande e antiga, que abalou até mesmo a estrutura da casa (abertura da laje que nos custará uma pequena fortuna para fazer reforço de fundação). Após fazermos muitas contas, é chegado o momento sofrido da "reforma com gente dentro". Mudarei para o quarto do meu irmão por uns 4 dias, mas já vislumbro que demorará o dobro disso, afinal tratar de construção é duplicar prazos...rs

Depois de fazermos o meu banheiro, economizaremos para fazer o reforço de fundação. Aqui é tudo por partes, já perceberam né?...rs. Mas estes são assuntos para outra ocasião.

Hoje venho mesmo é falar do nosso amado país...

Hoje é o dia em que temos muito que comemorar, afinal acho que finalmente estamos mesmo independentes!! Depois de mais de 500 anos de sofrimento e espoliação, creio que finalmente acertamos o prumo da nossa navegação e caminhamos, firmemente, para um futuro mais do que promissor.

Desde que me entendo por gente (e já faz muito tempo), nunca vi nosso país tão bem assim! Os índices de crescimento são inquestionáveis em todos os setores. São fatos sem contra-argumentação.

Nosso país sempre foi lembrado pelas belezas naturais, pelas mulheres, pelo samba e pelo futebol. E só. Falar de Brasil no exterior há alguns anos atrás era vinculá-lo à prostituição de todo tipo, era ser achincalhado a ponto de muitos nem mencionarem a nacionalidade por vergonha e medo de pagar mico.

Hoje a coisa está mudando - e pra melhor.

Mas na verdade nem me interessa o que os gringos pensam ou deixam de pensar de nós. O que me interessa é constatar dia a dia a mudança do nosso país. Eu, que tenho um pequeno supermercado no interior de SP, constato isso cotidianamente: das compras de alimentos de necessidade básica ao churrasquinho de final de semana. O hábito do brasileiro mudou, cresceu e ele quer muito mais.

O Brasil de outrora, em que o pobre era renegado, sangrado e e ressangrado, finalmente está encontrando seu fim. O Brasil, que foi organizado pelos oligarcas por mais de 500 anos para terem seus privilégios sempre salguardados, começou uma mudança que considero irreversível.

Ainda estamos longe de suplantarmos muitas diferenças sociais, algumas de natureza desumana. Ainda estamos entre os campeões mundiais da desigualdade humana, infelizmente. Mas o caminho da igualdade foi aberto e não há mais volta.

E quem abriu esse caminho foi um operário sem um dos dedos, de baixa alfabetização, retirante nordestino e com passagem memorável pelo revés da ditadura implantada aqui por americanos. Foi esse homem que começou a mudança que fará com que nosso país seja realmente grande.

A caminhada ainda é longa, pois as elites permanecem no encalço de tentar sabotar o pouco que o brasileiro conquistou de dignidade nos últimos 8 anos.

Esse ranço da nossa elite vem de longa data: começou pela dizimação dos nossos índios e estancou na abolição da escravatura, que manteve alijados da sociedade os negros que trabalharam por este país, essa elite carcomida nunca soube o significado de assistência social, de matar a fome de um povo, de dar a mão a um miserável e fazê-lo sonhar com algo mais que não seja um prato de comida.

Noutros países em que a escravatura foi abolida, o negro recebia neste momento um soldo para se manter por um período. Cito aqui o caso do Canadá: lá, após a abolição, o negro recebia um cavalo (valiosíssimo na época), roupas e uma quantia em dinheiro para sobreviver por um ano. Foram instrumentos suficientes para se aprumar na vida.

Além de termos sido o último país do mundo a abolir a escravidão, aqui a coisa foi bem diferente da do Canadá...

Até na nossa abolição fomos de uma crudelidade incomensurável: jogamos nossos negros na rua, à própria sorte, ou lhe empregamos como servis que trabalhavam por comida, perpetuando uma escravidão disfarçada que durou até bem pouco tempo (Getúlio Vargas).

Por isso que quando o Lula implantou o Bolsa Família as eleites surgiram insanas rotulando-a de bolsa esmola. Esse resquício cruel de indiferença pela miséria alheia é parte do DNA dessa elite que não abre mão de ter seu luxo à custa daquele que nunca teve oportunidades - desde a nossa abolição da escravatura.

Mas o Lula permanceu em sua saga, que se mostrará histórica num futuro não muito distante, e fez uma revolução na vida desse povo miscigenado que descende do escracho da nossa história: vieram o "Crédito Consignado”, o “Luz para Todos”, a “Minha Casa, Minha Vida", a “Agricultura Familiar, o “Prouni”, as “Escolas Profissionais”, entre outras iniciativas sociais que permitiram que a sociedade dos lascados conhecesse o que nunca as elites econômico-financeiras lhes permitiram: um salto de qualidade. Milhões passaram da miséria sofrida à pobreza digna e laboriosa e da pobreza para a classe média. Toda sociedade se mobilizou para melhor.

É a esse pobre que foi miserável que presto aqui minha sincera homenagem.

Esse pobre que emergiu das trevas da indiferença para conseguir hoje ter celular, computador, micro-ondas, moto, roupa boa, escola, viajar, ter barriga cheia e, o mais importante, consegue sonhar com seu futuro. Um miserável que antes se esforçava para ter o que comer amanhã, hoje pode sonhar com que o filho seja alguém na vida - como o pai dele também sonhou, mas que morreu sendo mais um na lubuta e na indiferença.

Nosso país está mudando e eu me sinto no dever de não interromper essa tragetória.

Sigamos, todos nós, rumo ao direito de sonhar e conquistar.

E viva a Independência do Brasil!



********


Queridas:

Faz um tempinho que queria escrever sobre nosso país.

Hoje a necessidade veio mais forte, como um desabafo contra os ataques insanos que vejo na mídia diariamente. Uma hora a gente cansa. Mas da mídia pretendo falar noutra ocasião, pois esta entrará para os anais da nossa história sobre o que não fazer em jornalismo...rs

Tenham todas um excelente final de feriado!  :O)

Beijooooo







"Nem todos os lugares onde o homem vive são sempre humanos. A função dos que têm a responsabilidade do governo e também dos artistas consiste na obrigação de tornar o mundo cada dia mais humano. Por viver em comunidade, a nossa missão, que não é histórica nem muito menos divina, consiste em construir humanidade. Essa tem que ser uma preocupação diária, para que a queda de todos os dias se detenha."

José Saramago



 



26 comentários:

  1. Oi, Silvaninha!

    Tb tomei benegrip e ajudou bastante, mas gripe, sacomé, leva uma semana, paciência.

    O tempo esfriou paca, aposto que depois do feriado vai fazer calorão de novo, ti-ti-ca!

    Façam as obras, fundação é coisa séria, tu sabe. Parabéns pela melhoria importante na loja, vcs terão ótimo retorno da clientela.

    Mas, minha irmazinha, permita-me discordar de sua euforia cívica, numa boa. Sabes que votei em Lula na primeira vez, dei meu crédito ao companheiro barbudo, como dizia meu querido (depois falamos disso)Brizola, ihihih

    Na segunda, não rolou, e agora, na terceira, hum...

    Não voto Serra, nem Marina, vou acabar votando Eymael (ei ei ei eymael, um democrata cristão, até o Pedro canta isso),kkk, eu queria não ser OBRIGADA a votar simplesmente pq nenhum candidato me agrada, acho que isso seria democracia, a liberdade inclusive de não votar voluntariamente.

    Mas, como dizia, eu discordo da sua euforia pelo seguinte, se vc entrasse em uma sala de aula de escola pública, em um curso noturno, onde os alunos são os trabalhadores deste Brasil, e tivesse a constatação, conforme temos, de que a massa simplesmente está fu e mal paga em todos os sentidos, francamente, vc não iria ficar muito contente com o governo, não.
    País sem educação e sem saúde não vale nada, é quintal de mão de obra escrava e alienada.
    Educação é ensinar a ler e escrever mesmo, não é alugar computador pra embolsar dinheiro; saúde é saneamento básico, comida, vacina e atenção à gestante, não é distribuir camisinha e aprovar aborto.
    Me refiro às ações mais elementares, nada sofisticado.

    Sil, perdão, nossos prédios escolares são uma vergonha, nossos hospitais públicos dão medo (eu pari em hospital público de referência e, com exceção da uti, o resto é deprimente), a maioria dos brasileiros não tem condição de comprar livros ou ir ao teatro, eu não tenho e não sou descamisada.
    Quanto custa um imóvel padrão para uma família no Brasil? Quanto custa um carro popular no Brasil? Bolsa esmola?? A igreja e diversas outras religiões distribuem mensalmente mais comida para famílias carentes do que seria possível com bolsa esmola.

    Etc etc etc.....

    Não, não temos, povo brasileiro trabalhador pagador de impostos, motivos de comemorar governo nenhum, muito pelo contrário.

    Me perdoe por discordar, confio no TEU espírito democrático, pode marretar lá no bloguinho :)

    Inté, beijo,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sil!

    Viva a independência!

    Bravo o post de hoje.

    Parabéns.

    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Há alguns erros nesse texto. Um deles é que o Bolsa Família foi implantado pelo Lula. O Bolsa Família foi implantado pelo Governo FHC.A economia vai bem, em compensação a educação e a saúde está um caos. Muito da elite está feliz, um exemplo é que os bancos nunca tiveram lucro tão alto na história desse país. Um homem sem um dedo se aposentou, quando tem pessoas sem uma braço, ou perna que lutam para trabalhar. Enfim, acredito na democracia e respeito a escolha decada um. Só me resta torcer...

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana
    Concordo com tudo que você escreveu... inclusive com a referência que faz da mídia.
    Quanto à educação acho que posso falar com conhecimento de causa, sou professora há 21 anos na rede pública do Estado de São Paulo e sei o que a " social democracia" é capaz de fazer com a educação, está aí pra todo mundo ver, não estou reclamando só de salário, que é péssimo, mas da forma que a educação é tratada de uma maneira geral, sem falar em outros assuntos que todo paulista conhece tão bem, como pedágios, privatizaçães, etc.
    Um beijão
    Seja feliz!

    ResponderExcluir
  5. Ola,querida Sil.
    Lindos os mimos que vc ganhou,eu babei...
    Quero ver depois como ficou o ar condicionado,pois e uma boa nao passar um calorao medonho,ne?Puxa,que saco esse negocio do piso,mas obras sao mesmo imprevisiveis,nao da para acreditar nos prazos que nos dao.Tomara que vc de sorte e nao atrapalhe demais sua vida e as dos peludos.Querida,foi falha minha nao repetir como serao feitos os sorteios dos brindes,mas ja corrigi.Vc ja esta concorrendo,pois e so colocar um comentario e isso vc ja fez.No dia 14/09 eu colocarei uma lista com os nomes das(os)amigas(os) que estao concorrendo e no dia 15/09 sera feito o sorteio,ta?
    Sobre esse post gigante sobre politica,vou me abster de comentar muito,mas a Biula,que e professora,colocou muito bem o estado de penuria que esta assolando as nossas escolas.Creio que a educacao deveria ser olhada com mais carinho,pois esta largada,e a Saude tambem.A parte economica vai bem,mas as pessoas continuam com salarios muito defasados.Enfim,tomara que o nosso Brasil esteja no caminho certo e que logo todos tenham oportunidades iguais.Grande beijo e fique com Deus.Com carinho,zenaide storino.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luci Cardinelli!

    Vc nem me cumprimentou em minha casa, mas aqui será sempre bem vinda - inclusive na diversidade de opiniões.

    O Bolsa Família foi implantado pelo falecido prefeito de Campinas, o Magalhães Teixeira, que era sim do PSDB. Um projeto maravilhoso que FHC engavetou e deixou depois deixou à deriva em vários gabinetes. Implantou um aqui, outro acolá... e só.

    A diferença entre criação e implementação efetiva marca a virada espetacular que o Lula causou na vida de milhões de brasileiros: cerca de 24 milhões, segundo o IBGE.

    Não importa quem criou, mas sim que lhe deu fôlego para sua execução. O PSDB foi um fiasco monumental em termos de assistência social, foi um governo vergonhoso e há números e mais números para provar isso - basta pesquisar e vc os encontrará com a maior facilidade.

    A educação é ruim? Ah, mas então é pq vc desconhece nossa Constituição Federal, que faz repassar ao estados o dinheiro da educação para que seja redistribuído por prefeitos e governadores.

    Antes de culpar o governo federal temos de olhar as atitudes de prefeitos e governadores na redistribuição dessa cota, que foi a maior já repassada na história do Brasil.

    O governo de SP é um exemplo clássico do fiasco educacional: nos últimos 16 anos piorou drasticamente o ensino, inclusive implantando a famigerada progressão continuada, em que fica proibido reprovar os alunos. Mas o governo não conseguiu essa "proeza" por falta de grana, mas por péssimo gerenciamento dos recursos e aparelhamento de profissionais.

    A responsabilidade maior pela educação é do governo estadual e disso não é possível fugir.

    No âmbito federal, o atual governo foi o que mais criou faculdades em todo nossa história: em oito anos criou mais faculdades que em 500 anos, sabia?

    A mania do brasileiro de culpar o governo federal pela derrocada da nossa educação é um primor que assola a escolha de representantes em todas as eleições... O brasileiro simplesmente vota sem ao menos conhecer os desígnios de seus representantes nem sabe como cobrar isso: simplesmente diz que é o Lula e ponto final.

    Este mal corrói inclusive os próprios professores, que desconhecem regras básicas de responsabilidade dos governantes: bastaria se informar um pouco mais para se saber o real motivo do não repasse das cotas milionárias que eles recebem...

    Qto ao homem sem dedo que vc acha que vai se aposentar enada mais, aposto consigo que ainda irá se surpreender com ele.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Eloísa!

    Seja muito bem vinda por aqui! :O)

    Eu já dei aulas por alguns anos e entendo bem o sofrimento dos professores. Sem contar o vale-coxinha que recebem aqui em SP, no valor risível de R$ 4,00....rs

    Muitos não compreendem, inclusive alguns dos professores, que a responsabilidade de distribuição das cotas para educação é do governo estadual. O governo federal manda a grana, mas quem diz como gastá-la é o governador.

    Seria um caminho muito simples, mas os desvios e desmandos assolam a entrega dessa verba e o governo de SP é um dos melhores exemplos do nosso país.

    Uma pena que muitos professores sequer conhecem esse trâmite e imputem ao governo federal uma responsabilidade que não lhes compete: o gerenciamento dessa distribuição, que no governo Lula foi a maior da nossa história.

    Fazer o que? O jeito é esperar que um dia os eleitores acordem e vejam que quem determinará essa mudança educacional é o governo estadual.

    Em SP eles ainda não acordaram, pois o Alckmin vencerá e "tudo permanecerá como antes no quartel de abrantes"... Triste, né?

    Um abraço e pareça sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  8. oi amiga mia...obrigada sil...o seu jardim tambem me encantou:)achei td lindinho...:),por aqui td bem amiga....em paz,somente muito trabalho mesmo...aqui em casa e na academia..mas estou feliz....saudades de vc tambem sil...adr ir a sua casa...da sua compahnia minha......grande abraço
    e bj da si

    ResponderExcluir
  9. Olá Sil!Eu curto muito seus textos e o de hoje está bárbaro,parabéns.
    Sabe o homem sem dedo???Como eu queria que ele fosse meu governador,não aguento mais porcarias...torço pelo Mercadante,mas não sei se ele vai conseguir.Vou dizer uma coisa, desde que virei servidora pública (2000)nunca tive um governador que prestasse!
    Beijossss amiga.

    ResponderExcluir
  10. Silvana!
    Vim retribuir a sua visita e digo que o teu blog também é muito interessante. Gostei do texto sobre o Brasil que temos. já me cadastrei como sua seguidora, portanto voltarei ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana,

    Hoje voce arrasou com este texto, muito oportuno com a data falando sobre como os brasileiros estão vivendo melhor, só não ve quem não quer!!!!!
    Voto pela continuidade desse governo que é o melhor p/o meu país!!!!

    Homem sem dedo: PATÉTICO



    Bjos
    Mariá

    ResponderExcluir
  12. Sil,

    Querida amiga...
    Um post mais vermelho impossível!

    São tantas opiniões, tanto a se dizer, vou ser curta e grossa, será que consigo?

    Sou funcionária pública federal, mas fui professora por 17 anos, de todos os níveis e modalidades, não que eu seja velha, nunca!, comecei cedo, rs.
    Ao contrário do que se pensa, nunca houve tanto investimento em educação, acontece que cabe ao estado e o município o uso efetivo desses recursos, e ao cidadão, o controle e fiscalização desses investimentos.
    Nas universidades federais, o dinheiro está disponível para investir em todos os setores, nunca se investiu tanto em pesquisa, hoje um aluno pode estudar em universidade pública e ainda ganhar bolsa e auxílio para se manter, coisa que não víamos há muito tempo.
    É um avanço sem igual!
    Agora, já que disse que ia ser curta, rs, preciso ainda falar sobre a questão de aposentadoria.
    Teria, pela lei antiga, ainda mais 5 anos para trabalhar e me aposentaria aos 40 anos, como aposentadoria especial por ter estado em sala de aula durante longos e sofridos 25 anos, mas FHC, que tem todos os dedos, é intelectual, estudioso da sociedade brasileira e também se aposentou com aposentadoria especial, já que fora professor universitário (temos que concordar que entre fazer as 12 horas semanais em sala de aula do nível superior e dedicar tempo à pesquisa e extensão e fazer 40 horas semanais
    no ensino fundamental e médio tem uma grande diferença) disse que a vida útil do trabalhador deveria ser prolongada e se me recordo bem, chamou a todos os aposentados de vagabundos, por conta disso, hoje preciso trabalhar mais 20 anos, para ter idade e tempo de serviço.
    Fora isso, que venha a Dilma, e que o Brasil entre em uma nova fase de crescimento e desenvolvimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Plac plac plac... palmas a minha amiga que escreve o que eu quero ler... incrível! Eu acredito nesse governo e eu luto e voto para que ele se mantenha. As pessoas precisam aprender a saber porque votam, para quem votam e o dever de cada governante, infelizmente o brasileiro ainda está muito distante de ser um povo que entende e respira política. Bjokas!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  14. Dou parabéns ao post, palmas à você e infelizmente as opinões são diversas. Porém a realidade somente quem vê é quem está nela. E eu estou e posso dizer com causa que adorei seu post. É muto fácil reclamar, dificil mesmo é estar lá e fazer.

    ResponderExcluir
  15. Oii Silvana!
    obrigada pela visita querida
    Viva a Independêcia do Brasil!!!
    bjim
    Té mais

    ResponderExcluir
  16. Silvana,

    Só muito amor mesmo pra fazer o inhame viu? ô coizinha chata de descascar, (ele fica escorregadio né?).

    Quando eu era criança, mamãe cozinhava inhame para eu comer com manteiga no café da manhã, quando não, ela fazia mandioca... cuscuz de fubá cozido no vapor e regado com leite de coco.

    Coisa mais difícil era a gente comer pão.

    Tempo bom...que não volta mais...

    Você sabia que o alho é o único tempero que pode ser usado na comida dos cahorros porque é vermífugo (ajuda na eliminação dos vermes).

    Não são todos os cachorros que gostam do cheiro e do gosto do alho na comida.

    Use com cuidado.

    Eu coloco um dente de alho pra cozinhar no arroz do Fluke.

    Menina, ele adora! fica todo saltitante ao redor do fogão, (acho que ele gosta do cheirinho do alho).

    Tenho certeza que o Fiel vai gostar de inhame com carne.

    Querida, não sumi não, nem enjoei da net, só estou maneirando um pouco.

    Sabe como é: muito tempo sentada, as banhas vão acumulando ahahah...

    moderação amiga, moderação.

    Estar conectada com vocês é revigorante.
    Estou precisando disso.

    Fluke agradece o carinho.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Sil querida,

    Agradeço pelo seu carinho comigo, obrigada!

    Não vou fazer campanha aqui no teu espaço, só quero esclarecer que em nada sou alienada, tenho minhas experiências e faço minhas escolhas, sou cidadã. Governar bem não se limita a distribuir verbas, vc é administradora de empresa, deve saber disto, se vc apenas se limitar a distribuir dinheiro sem fiscalizar como está sendo empregado, estás fu com certeza.
    Mas, enfim, cada um com seu cada qual, tudo bem.

    Sil, a Lou está triste e com todo motivo do mundo, passa lá pra dar um abração nela tb, vamos encher a Lou de carinho!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  18. Amiga,

    Como diz no vídeo, "A vida nada mais é do que viver cada coisa que acontece".

    Mesmo nos momentos tristes, a gente encontra beleza e conforto através de mensagens assim.

    Obrigada pelo carinho.

    Amanhã será outro dia.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil

    Realmente vc não é a primeira pessoa que acha que meu marido é meu irmão. Desde o tempo de namoro falam isso rsrs.

    As lembrancinhas eram flores de feltro em jarrinhos de barro. Segue o link que vc ver o pap

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. AMIGA, SEI O QUE REFORMAR POR ETAPAS, A NOSSA CASA ESTAMOS ASSIM , TERMINANDO A BONITINHA POR ETAPAS E NÓ JA ESTAMOS POR AQUI FAZ TEMPÃO, RSRSRSR, BEIJOCAS!!! SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  21. Sil querida acho que o Brasil está melhor mesmo. Vejo tanta coisa boa acontecendo. Vejo jovens fazendo faculdade com bolsa do governo (tive que estudar na federal pois não tinha nenhuma condição de pagar e no meu tempo não existia bolsa). Vejo o projeto minha casa minha vida ... mas é claro que tem muuuiiita coisa ainda por fazer.
    Agradeço muito seu carinho com relação ao problema com o Vinícius. Hoje estou mais conformada, sofrendo menos. Apesaar de tudo ele só fala o necessário do necessário. mas estamos, eu e marido, administrando melhor tudo isso e esperando o retorno desse filho pródigo. Bjs querida

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil! Quero te agradecer por participar do sorteio de 1 ano do colombina, mas a sortuda desta vez foi outra... logo logo vou aprontar outros mimos para sortear para as seguidoras, quem sabe na próxima né???? Apareça sempre tá??? Bj grande

    ResponderExcluir
  23. Bom dia minha flor!!!
    Obrigada pela força viu? Nossa fiquei muito indignada...nunca fui mãe de dar barraco, mas dessa vez foi demais...vou seguir em frente sim.
    Querida, um grande beijo...doce e perfumado!!!

    ResponderExcluir
  24. Silvana, gostaria de reforçar o que disse a Cintia Branco: nunca se investiu tanto em educação, saúde e segurança. Não é fácil reerguer um país da ruína cavada há 500 anos por uma elite parasita e exploradora. A classe média consumista colaborou: trocou a escola pública exscelente que tínhamos em prol da escola particular, e hoje não consegue mais pagar; trocou a saúde pública pelos planos de saúde, que hoje não consegue mais pagar, e ainda suga o que pode do SUS, sem compensação alguma; trocou a segurança pública pela segurança privada e hoje é assaltada pelos bandidos que empregou. Sem contar o atraso político que vivemos hoje, por conta dos quase 30 anos de ditadura, que tantos da classe média apoiaram. Fernando Henrique vendeu nosso patrimônio e até a Petrobras é ameaçada por essa mídia vendida a grupos de interesse oligarcas e arcaicos. Lula precisaria ter sido um santo milagreiro para acertar tantas mazelas. Mas estamos chegando lá. Pouco a pouco. Um beijo e boa luta!

    ResponderExcluir
  25. Ah, sobre o Bolsa-Família: Fernando Henrique criou o Bolsa-Escola, sem articulação nenhuma dos cadastros federal, estaduais e municipais. O novo governo penou para organizar essa zorra. O Bolsa-Família do Lula -- que o PSDB criticou como paternalista e assistencialista durante os oito anos deste governo e hoje o Serra promete manter (!!!) -- promoveu uma revolução no interior, com reunião dos cadastros das três esferas, articulação com investimentos brutais na economia familiar e no cooperativismo. Lula deu o peixe para matar a fome, mas ensinou sim, também, a pescar.

    ResponderExcluir
  26. Oi Silvana!

    Acompanho e sigo seu blog há algum tempo e adoraria se você visitasse o meu cantinho recém criado.

    bjinhos...

    http://coisasqueamo-josi.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo