terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Você teria essa coragem?



Estevam de Assis, presidente do Grupo Bretas


Olá Colombinas de Plantão!!

Encontram os Pierrôs neste carnaval?

Como foi o carnaval de vocês, minhas queridas? Sambaram muito e torceram muito pelas suas escolas favoritas? Eu apenas trampei, e olhe lá...rs

Ontem, como refresco para o dia escaldante, lia uma matéria no jornal O Estado de São Paulo e me surpreendi, me encantei completamente. Não podia deixar de trazê-las até vocês, pois a história é linda demais!

Como tenho amigas blogueiras que são mineiras, estas poderão até opinar melhor sobre o caso.

Estava lendo sobre o bilionário mineiro Estevam de Assis, de 53 anos e presidente da rede Bretas.

Este senhor é engenheiro, trabalhou alguns anos em Rondônia na Odebrecht e trabalhou como missionário entre os índios da região.

O título da postagem chamou-me a atenção: O Capitalista da Fé.

O artigo conta a saga de uma família que saiu de uma vida mediana para se tornar a 5a. maior rede de supermercados do Brasil e a 1a. maior rede de supermercados com capital inteiramente nacional.

Eles possuem 59 lojas de supermercados (com a média de 30 checkouts cada uma e 4 mil metros quadrados) e 12 postos de gasolina de alto padrão.

O faturamento dessa rede, no ano passado, foi de R$ 2,1 bilhões de reais! Isso mesmo, o cara faturou 2 bilhões e 100 milhões de reais.

São 12 sócios (todos irmãos), e o cara aí da foto é sui genetris pelo seguinte motivo: ele foi quem fez a empresa crescer, é seu cérebro. E, o mais interessante, ele doa 95 % de sua parte para instituições de caridade. Isso mesmo, você não leu errado: o cara doa 95% de tudo o que ganha para os pobres!!

Ele paga aluguel e tem no guarda roupas no máximo umas 30 peças. Usa carro 1.0, não tem computador nem tv em casa.

O fato explica-se porque fez voto de simplicidade (desconhecia esse tipo de voto). Tanto ele quanto a esposa vivem modicamente, com o necessário para sobrevivência, dando aos filhos todo aporte educacional para o crescimento futuro.

Católico fervoroso, Estevam de Assis credita seu sucesso profissional à doação de dízimos à igreja, bem como a ajuda que presta às instituições de caridade: “Deus me deu esse dom, de ser comerciante. E quanto mais lucro eu tenho, mais dízimo eu dou à Igreja. É tudo coerente.”

Eu não encontrei a matéria completa para postar aqui, mas apenas um fragmento da reportagem, que se encontra aqui.

Num país como o nosso, repleto de maus exemplos, esse senhor Estevam nos surge como uma luz no fim do túnel, como um refrigério para o calor da corrupção que assola o Brasil. Que seja mil vezes abençoado por suas boas ações!

Agora eu pergunto a todas vocês:

Teriam a coragem para levar essa vida abnegada mesmo sendo uma bilionária? Eu disse bilionária e não apenas uma riquinha de mega-sena... Mesmo podendo ter bilhões de reais em sua conta corrente, se renderiam a viver de aluguel, com um guarda-roupa módico, sem tv, sem computador e com um carro 1.0?

Eu, definitivamente, não sei minha resposta. Não sei se conseguiria alcançar esse grau de abnegação, de doação. Sou imperfeita demais, mas esforçada e detesto injustiças. Mesmo assim, acho que não conseguiria...

Talvez o Sr. Estevam tenha ainda muito o que ensinar ao nosso amado  e sofrido Brasil. Que nos sirva de bom exemplo, que possamos sempre nos orgulhar de pessoas assim.

E, na época da maior festa pagã do mundo, o Carnaval, pude finalmente ver que nem tudo está perdido...

Tenham todas um lindo dia!

Beijooooo






 

13 comentários:

  1. Oi Linda,

    Obrigada pela exceção ao meu blog do selinho.

    Agora falando do post, tb não sei se seria tão assim, nem sei o que falar desse senhor, isso é o mais puro amor ao ser humano que pude ver. Apesar de não ser igual à ele coloco-me num grau aonde as pessoas ainda são o mais importante, o amor ao próximo ainda é o mais importante pra mim. Honras à esse Senhor.
    Tb estou torcendo pro Carnaval acabar, pois o Rio está um calor que não se aguenta, somos nós acabando com o planeta e depois a gente reclama. Ainda faço um post sobre isso, como a gente acaba com tudo e depois chora (eu digo o planeta).

    ResponderExcluir
  2. Isso é que eu chamo de "espírito evoluído", tá aqui nesse mundinho p/ ajudar ao próximo e nos ensinar...
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, tudo bom?
    Menina, que interessante a história desse senhor, hein. Olha, não sou muito dada a luxos, mas não viveria sem computador e televisão. Sei lá, se eu começasse a ganhar uma grana preta, eu iria pagar umas dívidas, construir uma casa pra minha mãe, viajar mais e criar um monte de projetos sociais envolvendo a música e a cidadania, um de meus sonhos...

    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É bom ouvir histórias assim! Nos dar um respiro de vida num mundo tão cheio de morte como o em que vivemos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana!
    Itabira é coladinha em minha cidade. O principal super mercado de Timóteo é Bretas, aliás são dois; no Vale do Aço são vários.
    Parabéns pelo post!
    Neste blog há sempre algo inspirador; assim que eu gosto...rsrsrs. De coisas ruins eu corro!
    Fofa, obrigada pela dica de tirar o pão rapidinho da máquina; aquele eu acho que tirei na hora certa, mas mesmo assim achei a consistência um pouco dura... Fique à vontade para dar pitacos; afinal vc é especialista no assunto.
    E aqueles ingredientes, vc sabe onde posso encontrar? Na loja de produtos naturais de minha cidade não encontrei; acho que terei que comprar em BH.
    Bom, estou animada a fazer as 70 receitas e depois ficar com as melhores.
    Beijocas, fofa do Bretas!!!

    ResponderExcluir
  6. Nobre!
    Viver assim é uma questão de atitude e de amor do fundo do coração para com os necessitados.

    Também não sei se abriria tanto ao ponto de não ter nem computador.
    Sou justa, ajudo com "posso", mas... só tendo pra saber.

    Xeros!

    ResponderExcluir
  7. Muito nobre da sua parte
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil, boa noite!

    Concordo com o que vc disse e acho que quase todos tb pensam do mesmo modo, em resumo o carnaval era uma festa legal, hoje em dia nem tanto.

    Quanto ao dizimista, se ele doa para ganhar mais, a doação se perdeu, não sei se é o caso ou se esse cidadão é mesmo tão abnegado.
    Há um certo perigo nessas concepções de dízimo, Deus não pede que deixemos de ganhar o justo pelo nosso trabalho, Ele nos pede que não sejamos gananciosos, e às vezes muita doação pode ser uma demonstração de vaidade, uma forma de auto-promoção.
    Não estou afirmando que a pessoa citada faz isso, estou colocando alguns pontos que podem embolar os limites entre generosidade, bondade, barganha, culpa, etc etc.
    Penso que o melhor método para lidar com doações de qq natureza é consultar nossa consciência, devemos dispor daquilo que nos seja possível, sem muita propaganda.
    Bem a propósito, hoje foi iniciada a Campanha da Fraternidade justamente tratando desse tema, não endeusarmos o dinheiro.
    Fique esclarecido que sou francamente adepta do dízimo e de doações em geral, mas acho importante ressaltar que em certas situações uma palavra ou um gesto de carinho são mais valiosos que somas de dinheiro.
    Jesus quer "a misericórdia e não o sacrifício".
    Assunto cheio de nuances para muitas discussões e reflexões, numa boa ainda acho mais bacana é o "óbulo da viúva", aquele pouquinho suado que a maioria das pessoas de fé doam anonimamente.
    Beijocas filosóficas, rs,

    ResponderExcluir
  9. Oiê Siiilllll...
    Nossa fiquei ausente um dia por aqui e já me diverti e me emocionei com os seus dois últimos post. Vamos lá...
    no post que você tirou várias fotos dos seus gatinhos "fantasiados", dei tantas risadas, e olha que até combinou o pano verde com os olhos do gatinho, mais acho que ele não gstou mto. kakakakakakaa
    Nesse seu último post eu me emocionei e fiquei me perguntando, "será que eu teria a mesma coragem?", é complicado.
    Mais tiro o meu chapéu para essa familia, se pelo menos 1% das pessoas seguissem o exemplo deles,não pelo fato de doar a fortuna, mais que se dedicassem mais fazendo caridades a humanidade com certeza estaria melhor.
    E você amiga como anda? Agora que passou o carnaval e a vida volta ao normal, mta correria?
    E as aulas de artesanato, como andam? Aprendendo mtas coisas lindas? Corre e posta aqui. rs*rs*
    Tô com vergonha. te prometi e uma coisa e ainda não cumpri, não sou de deixar uma promessa sem cumpri-la, por isso peço apenas um pouqinho de calma, é que a costureira não me entregou ainda a encomenda e depois vou precisar bordar pra te mandar. E por favor, não fale que não precisa pq estou fazendo tudo isso de coração, pq TE ADORO e você merece tudo isso SIIIIMMMM.
    Opa, acho que já falei demais. hehehe
    Bjos e tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  10. Oieeeeeeee SIL, que história bacana, esse carna foi bem devegar fiquei em casa quase derretendo rs... beijos

    ResponderExcluir
  11. Silvaninha linda , vou te contar que sou uma covarde , nunca viveria sem uma booa reserva.
    Ainda vou precisar de muitas encarnações pra chegar nesse ponto.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que história fantástica!
    Meu cérebro não consegue conceber a ideia de tanto dinheiro, eu tb não sei o que faria se tivesse isso tudo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite. Não posso deixar de comentar: Eu convivo com este incrível ser humano há mais ou menos 12 anos. Tudo o que escreveram sobre o caráter, a doação e a vida simples deste homem é a mais pura verdade e o que mais me impressiona é que ano após ano, tudo o que ele pensa e faz, se multiplica e o coração dele é cada vez mais nobre. Trabalho com ele em vários encontros e missões da Igreja Católica (na grande maioria voltada aos jovens) e me admira ver um cara que poderia estar em qualquer ponto nobre do globo, estar ali alojado em alguma escola de uma cidadezinha do interior de Minas (como Felisburgo, Almenara); muitas vezes dormindo num colchonete improvisado, doando seu tempo e sua vida falando de amor de simplcidade e de Jesus Cristo às pessoas. Que Deus o abençoe e multiplique seus anos de vida aqui conosco pois hoje sou um engenheiro e parte do que sou hoje, devo à ele e à sua esposa por um dia ter feito o Encontro de Jovens em Santa Maria de Itabira.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo