domingo, 28 de fevereiro de 2010

Parabéns Interrompido


Eu, meu pai e meus irmãos numa festa junina em casa.
Sua alegria era contagiante!
Clique na foto para ampliá-la


Olá meninas!

Desculpem-me o sumiço, pois prometi aparecer no blog de vocês.

Ocorre que estava cuidando para dissipar a tal "nuvem negra" que comentei na postagem anterior... Não consegui entrar no blog, estava muito fragilizada e começando a fechar as portas e janelas da minha alma. Quando chega nesse ponto, tenho de parar tudo, ficar quietinha no meu canto, aprumar o eixo, tapar os ouvidos para o canto doce da sereia, encontrar a bússola e remar novamente para o continente...

É difícil sim, mas acho que, devagarinho, eu  espantei a nuvem negra - ao menos por enquanto, pois é certeza que voltará.

Foi interessante e  reconfortante ler tantos comentários carinhosos assim, eu me emocionei. E por email também recebi muito carinho. A todas vocês, amigas antigas e novas, meu agradecimento eterno.

O mais interessante foi descobrir que não estou só, que muitas mulheres que aqui frequentam passam ou passaram pela mesma miséria emocional que a minha.

Só quem sofre ou sofreu deste mal sabe que é uma penúria, é um encarceramento, é ver a vida passar entre seus dedos como areia fina sem que se tenha forças para impedir, é a ausência absoluta de prazer, é uma quase morte em vida.

Mas a minha persistência, aliada à amizade de todas vocês, me fortalece. E, para tanto carinho e afeto, não há palavras à altura.

Sei que muitas vezes fujo do tema proposto inicialmente neste blog, mas me faz muito bem desabafar e, sempre que puder, trarei aqui meus sentimentos mais profundos.

E, hoje, é mais um deles.

Dia 28/02/1933: o dia em que meu pai nasceu, o dia em que sempre foi festa na família.

Hoje meu pai faria 77 anos e este é o segundo aniversário sem ele. A semana inteira meus pensamentos estiveram com ele, lembrando de sua gargalhada deliciosa, de seu bom humor, de suas piadas ingênuas, de seus momentos ranzinzas, de sua eletricidade...

Um homem de fibra que foi sempre meu melhor exemplo, o Norte da minha bússola, a luz dos meus olhos, a pessoa que me entendia, me acolhia e me aceitava em todas as decisões.

Um pai verdadeiro que me encheu de mimos, de presença, de livros, de carinho, de bons exemplos, de companheirismo.

Um homem que não teve oportunidade de instrução mas que foi um sábio. Que mesmo sem saber direito quem foi Monteiro Lobato, me fazia repetir sempre as peripécias de Emília e sua turma, me fazia contar cada detalhe dos livros e sempre caía na risada, se encantava e me pedia para ler o próximo. E, na brincadeira de divertir meu pai, contei a ele a história de todos os livros do Monteiro Lobato para ele.

E, com aquele seu jeito único de incentivar os filhos, me encaminhou para o mundo da leitura. Ele sabia que a salvação estava nos livros. Ele sempre soube disso.

Em meu apartamentinho em São Paulo ele era sempre a visita mais esperada. Ia todos os anos e fazia questão de dormir lá naquele cubículo, mesmo meu irmão morando numa mansão de muitos quartos a poucas quadras de distância. Passeava por Sampa observando cada detalhe, com olhos reluzentes de encantamento.

Um homem sem instrução, mas que foi às lágrimas quando entrou pela primeira vez no MASP, extasiado por se deparar com tantas pinturas seculares, intrigado em entender como poderiam pintar tão bem gênios como Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Matisse, Modigliani...

Embaixo da carapaça de homem simples e batalhador do interior, a sensibilidade  que possuía era imensa!

Minha primeira internação, depois do mal que me acometeu, ele estava presente. Foi para São Paulo e me acompanhou passo a passo. Telefonou-me todos os dias, não me abandonou um minuto sequer.

Nunca me cobrou nada depois que adoeci, me entendeu, não me julgou e me acolheu de braços abertos. E assim foi feita nossa troca: fui eu, exclusivamente, quem dele cuidou dele até o fim. E foi um prazer poder fazê-lo, poder estar ao lado dele em cada um dos momentos para diminuir a sua dor: fazendo sua comidinha preferida; enchendo sua vida de bilhetes carinhosos em todos os cantinhos da casa, do trabalho, dos bolsos e do carro; fazendo massagem toda noite para diminuir as dores; elogiando; abraçando; beijando....

E, no dia 02/07/2008, cercado de todo meu amor e devoção, ele partiu.

E foi este pai maravilhoso, a luz dos meus olhos, que deixou em meu coração a saudade que não morre e a lição de seus exemplos, que ficam e me confortam.

Obrigada, Pai.


Foto do passaporte do papai.
Estava tão feliz!
Conheceu Portugal, Espanha, França...
Tomou muito vinho, comeu bem, brincou com os netos, se divertiu...



Meus pais no dia do casamento, em 1956.






***********

E, para lembrar do meu amado pai, deixo com vocês a belíssima e insuperável música do russo Sergei Rachmaninoff, executada por John Barry.

Trata-se de "Rhapsody on a Theme of Paganini", mais conhecida como música tema do filme "Em Algum Lugar do Passado".

Para mim é uma das mais belas músicas já compostas...

 




***********

 

Meninas Queridas:


Muito obrigada por todo carinho que recebi na postagem anterior.

Como sempre vocês me emocionaram com seus relatos e tanto afeto.

Agora partirei a visitá-las, pois a saudades de vossos cantinhos é imensa!

Beijooooooo










13 comentários:

  1. Adorei saber que vc está melhor e entendi um pouco do que você é lendo o perfil do seu pai. Um pai assim so podia ter uma filha assim, encantadora. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  2. Emocionante esse post viu? E sabe de uma coisa? Seu pai, mesmo sem a presença física, é a força para voce superar tudo. Pense nisso sempre, que ele está olhando por voce e vai ficar muito mais feliz se ele souber que voce tambem ta feliz.
    Imagino que nao seja facil para voce, alias, é dificil ate imaginar.
    Mas tenho certeza que aos trancos e barracos voce consegue superar tudo.
    beijinho com bastante carinho.

    ResponderExcluir
  3. Oiê Amiga Querida...
    Corri aqui quando vi o seu comentário, quero te agradecer de todo o coração pelo apoio, OBRIGADA!!!
    Sil, me emocionei quando vi o seu post,o imendo carinho que vc tem pelo seu querido pai, saiba que onde ele estiver está recebendo todo esse carinho.
    Fiquei feliz em ver que você está melhorando do "canto da sereia", tenho fé que dessa vez ele não irá conseguir de levar, porque além de você ser uma pessoa forte, tem a nós do seu lado, mentalmente. Quando quiser, me mande um e-mail, ficarei tão feliz em recebe-lo.
    Te Adoro Sil. Força!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana !!!

    Desabafe, você não está sózinha.

    Há um doce olhar só para você

    Um olhar de um justo coração

    Que pulsa só a vida...

    Continue seu caminho, e tenha a esperança de dias mais radiante de paz!

    Um forte abraço!
    Da sua amiga
    Lou

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvaninha querida!

    Estou feliz de te ouvir novamente!

    Sil, vc falando do seu pai me fez reviver muita coisa que tb experimentei com o meu, saudade é pra vida toda, mas que bom que tivemos um pai bacana, que deixou saudade, tem cada um por aí...

    Vc tem 3 irmãos homens e só vc de menina, lá em casa foi ao contrário, 4 meninas e só um menino, então meu irmão foi sempre o rei do pedaço, aff, amo meu irmão, acho ele lindo, rs, mas que sempre levou vantagem, ah, levou, ganhava sempre o maior bife!kkk

    Sil, fica à vontade, chegue aqui em casa quando quiser, tu já é da família, te amo!

    Creia que lá no céu, seja onde for, seu papai continua amando vocês!

    Muitas beijocas,

    ResponderExcluir
  6. Sil querida... Como seus comentários me dão força, adoror quando você passa por lá e me dá injeções de ânimo, obrigada !
    Mais é claro que irei te visitar no domingo, prometi que iria te dar um mimo de aniversário e estarei levando, só peço que você não repare. hehehehe
    Assim poderemos fofocar muito e vou te contar mais sobre minha vida, senta que lá vem a história. hehehe
    Bjos carinhosos.

    ResponderExcluir
  7. Ah, ia me esquecendo, adoro essa música, mas evito de ouvir porque me faz chorar paca, tb tomo minhas precauções, rs
    Bitoca,

    ResponderExcluir
  8. Sil, também estou aqui para colaborar, de alguma forma, com você.

    Apreciei a história do seu pai, me emocionou bastatnte e "taí" mais um exemplo de pessoas evoluídas culturalmente sem muito estudo. Um exemplo.
    Parabéns!

    Ah, e seus gatinhos, como sempre, lindos!

    Xero grande!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo post, que bela homenagem, que bom que vc conseguiu melhorar um pouquinho para nos dar este presente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ola,Silvana.
    Agradeco sua visita ao meu blog e seu comentario delicado.Querida,que linda homenagem essa ao seu pai,isso e amor de verdade.Perdi o meu ha muitos anos,mas sempre lembro dele com muito carinho tambem.As vezes me pego rindo das palhacadas que ele fazia.Faz bem lembrar com alegria e como uma doce lembranca o tempo em que tivemos ao lado das pessoas que amamos,nao com tristeza.
    Grande abraco e que seu pai esteja feliz na companhia dos Anjos.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  11. Sil queridona, você deve ter estranhado eu não comentar no seu post anterior, é que não quero ver você assim triste, gosto dos seus post com muita alegria, adorei ver mais uma foto sua com seu pai e irmãos, você é linda, jovem, super inteligente, prendada, gentil, amorosa, filhona, tiazona, irmazona ... até mãezona dos seus filhotes lindos. Não vejo você uma pessoa deprimida e sim uma pessoa para cima, alta, feliz, rizonha, amigona.
    Não quero saber ,,,,, deixe disso mulher, vamos viver !!!!!!!!
    Beijokas milllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  12. Passeando por aí, encontrei seu blog, me chamou atenção a foto de família (amo fotos de família) e resolvi ler o post todo. Muita sorte sua poder ter convivido com seu pai. A dor aos poucos se transforma em saudade e lembranças gostosas como essas que escreveu. Também tenho um pai maravilhoso, que está dodói agora...

    bjs e força!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, poxa quanta coisa emocionante vc escreveu e eu atrasada como sempre...e as letrinhas de formiguinhas aaiaiaia só vc para me lembrar q tenho q dar um jeito nelas (eu tentei viu!, mas não consegui pedi ao sr. meu esposo mas sempre me enrola rs...)
    Ai Sil ando meio deprê tb, tô fazendo uma dieta sacal, que anda me deixando de saco cheio, estou colesteról mega alto e glicemia tb, nuca imaginei isso, justo eu q adoro uma comida natureba um exercício físico(apesar de estar parada a 2 anos), mas adoro tb uma cervejinha, uma friturinha, um docinho então aiaiaiaia socorro, pois agora só como, mato gelatina diet (azeda) :ó( enfim...vamos levando terei q ficar assim por mais 4 meses...
    beijos querida!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo à página de comentários.

Apreciarei cada recado postado aqui, assim como as sugestões.

Muito obrigada pelo carinho!

Volte Sempre!

Beijooooo