domingo, 28 de fevereiro de 2010

Parabéns Interrompido


Eu, meu pai e meus irmãos numa festa junina em casa.
Sua alegria era contagiante!
Clique na foto para ampliá-la


Olá meninas!

Desculpem-me o sumiço, pois prometi aparecer no blog de vocês.

Ocorre que estava cuidando para dissipar a tal "nuvem negra" que comentei na postagem anterior... Não consegui entrar no blog, estava muito fragilizada e começando a fechar as portas e janelas da minha alma. Quando chega nesse ponto, tenho de parar tudo, ficar quietinha no meu canto, aprumar o eixo, tapar os ouvidos para o canto doce da sereia, encontrar a bússola e remar novamente para o continente...

É difícil sim, mas acho que, devagarinho, eu  espantei a nuvem negra - ao menos por enquanto, pois é certeza que voltará.

Foi interessante e  reconfortante ler tantos comentários carinhosos assim, eu me emocionei. E por email também recebi muito carinho. A todas vocês, amigas antigas e novas, meu agradecimento eterno.

O mais interessante foi descobrir que não estou só, que muitas mulheres que aqui frequentam passam ou passaram pela mesma miséria emocional que a minha.

Só quem sofre ou sofreu deste mal sabe que é uma penúria, é um encarceramento, é ver a vida passar entre seus dedos como areia fina sem que se tenha forças para impedir, é a ausência absoluta de prazer, é uma quase morte em vida.

Mas a minha persistência, aliada à amizade de todas vocês, me fortalece. E, para tanto carinho e afeto, não há palavras à altura.

Sei que muitas vezes fujo do tema proposto inicialmente neste blog, mas me faz muito bem desabafar e, sempre que puder, trarei aqui meus sentimentos mais profundos.

E, hoje, é mais um deles.

Dia 28/02/1933: o dia em que meu pai nasceu, o dia em que sempre foi festa na família.

Hoje meu pai faria 77 anos e este é o segundo aniversário sem ele. A semana inteira meus pensamentos estiveram com ele, lembrando de sua gargalhada deliciosa, de seu bom humor, de suas piadas ingênuas, de seus momentos ranzinzas, de sua eletricidade...

Um homem de fibra que foi sempre meu melhor exemplo, o Norte da minha bússola, a luz dos meus olhos, a pessoa que me entendia, me acolhia e me aceitava em todas as decisões.

Um pai verdadeiro que me encheu de mimos, de presença, de livros, de carinho, de bons exemplos, de companheirismo.

Um homem que não teve oportunidade de instrução mas que foi um sábio. Que mesmo sem saber direito quem foi Monteiro Lobato, me fazia repetir sempre as peripécias de Emília e sua turma, me fazia contar cada detalhe dos livros e sempre caía na risada, se encantava e me pedia para ler o próximo. E, na brincadeira de divertir meu pai, contei a ele a história de todos os livros do Monteiro Lobato para ele.

E, com aquele seu jeito único de incentivar os filhos, me encaminhou para o mundo da leitura. Ele sabia que a salvação estava nos livros. Ele sempre soube disso.

Em meu apartamentinho em São Paulo ele era sempre a visita mais esperada. Ia todos os anos e fazia questão de dormir lá naquele cubículo, mesmo meu irmão morando numa mansão de muitos quartos a poucas quadras de distância. Passeava por Sampa observando cada detalhe, com olhos reluzentes de encantamento.

Um homem sem instrução, mas que foi às lágrimas quando entrou pela primeira vez no MASP, extasiado por se deparar com tantas pinturas seculares, intrigado em entender como poderiam pintar tão bem gênios como Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Matisse, Modigliani...

Embaixo da carapaça de homem simples e batalhador do interior, a sensibilidade  que possuía era imensa!

Minha primeira internação, depois do mal que me acometeu, ele estava presente. Foi para São Paulo e me acompanhou passo a passo. Telefonou-me todos os dias, não me abandonou um minuto sequer.

Nunca me cobrou nada depois que adoeci, me entendeu, não me julgou e me acolheu de braços abertos. E assim foi feita nossa troca: fui eu, exclusivamente, quem dele cuidou dele até o fim. E foi um prazer poder fazê-lo, poder estar ao lado dele em cada um dos momentos para diminuir a sua dor: fazendo sua comidinha preferida; enchendo sua vida de bilhetes carinhosos em todos os cantinhos da casa, do trabalho, dos bolsos e do carro; fazendo massagem toda noite para diminuir as dores; elogiando; abraçando; beijando....

E, no dia 02/07/2008, cercado de todo meu amor e devoção, ele partiu.

E foi este pai maravilhoso, a luz dos meus olhos, que deixou em meu coração a saudade que não morre e a lição de seus exemplos, que ficam e me confortam.

Obrigada, Pai.


Foto do passaporte do papai.
Estava tão feliz!
Conheceu Portugal, Espanha, França...
Tomou muito vinho, comeu bem, brincou com os netos, se divertiu...



Meus pais no dia do casamento, em 1956.






***********

E, para lembrar do meu amado pai, deixo com vocês a belíssima e insuperável música do russo Sergei Rachmaninoff, executada por John Barry.

Trata-se de "Rhapsody on a Theme of Paganini", mais conhecida como música tema do filme "Em Algum Lugar do Passado".

Para mim é uma das mais belas músicas já compostas...

 




***********

 

Meninas Queridas:


Muito obrigada por todo carinho que recebi na postagem anterior.

Como sempre vocês me emocionaram com seus relatos e tanto afeto.

Agora partirei a visitá-las, pois a saudades de vossos cantinhos é imensa!

Beijooooooo










quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Renascimento Diário

Olá Queridas!

Como estão todas vocês? Felizes pelo tempo mais fresquinho, não é mesmo?

Hoje retomei minhas caminhadas, encorajada pelo tempo fresco e pelo companheiro de sempre, o collie Fiel. Fizemos uma longa caminhada e espero que isso me faça liberar as endorfinas de que tanto necessito.

Nunca contei antes no blog, mas sofro de depressão há muito tempo, sendo que já passei por muitos tratamentos sem que surta muito efeito. Há picos, momentos em que estou muito bem e noutros em que quase feneço. Um ciclo complicado de idas e vindas de tristeza, muitos remédios sendo testados, diferentes diagnósticos, internações, sofrimentos imemoriáveis...

Mas tenho lutado muito contra isso, o trabalho árduo no mercado me ajuda bastante, assim como os artesanatos e este blog - lugar que se tornou um refrigério para minha ebulição mental, meu desassossego de alma, minha inquietação de tristezas.

E assim vou levando, lutando por mais um dia e tentando encontrar algo que me faça realmente feliz e me tire desse inferno.

Meus animais de estimação são meus maiores aliados - muitas vezes mais que a própria família, que sofre tanto quanto eu por não entender a doença. Meus bichos são meus grandes companheiros, parecem me entender sem me julgar, nem me cobrar - apenas me aceitam.

Esta semana estou muito cansada, bateu-me aquela tristeza que não quero mais que volte, pois sei como ela é sedutora e me encarcera. Aliás, a depressão é pura sedução, é a sereia que canta e atrai o marujo para morrer no fundo do mar. Se você deixar ela te leva...

Como já sei para onde vai me levar, comecei a me mexer, a caminhar, a ver outras paisagens. Hoje fui para uma fazenda linda; eu e o Fiel andamos uns 8km, foi tão gostoso. Voltei revigorada e mais forte. Espero que amanhã meu ânimo não se aplaque e eu continue nessa luta, que sei que é diária.

Na mesinha de cabeceira há sempre 8 livros que me obrigo a ler todas as noites, sem exceção, e seja qual for a hora que tenha ido dormir: se caio na cama me obrigo a ler. Uma viagem mental que ajuda bastante, que me obriga a me manter no eixo.

A organização para mim sempre foi um problema, mas que se agravou profundamente com a doença. Tento desesperadamente me manter nos trilhos, mas é difícil. Os pensamentos fluem desordenadamente, seja pelos remédios, seja pela tristeza em si.

Sair de casa é um trauma e me exige imenso sacrifício de toda ordem: mental, físico, comportamental. Tem que pensar em tudo: encontrar pessoas, controlar batimentos cardíacos e suores, adversidades comuns, trânsito... Um doença quase que incapacitante.

E a família nem sempre entende como que o fundo do poço pode caber à garota que foi sempre brilhante, a primeira aluna, a prodígio, a impetuosa, a desbravadora, a independente, a esforçada, a simpática, a alegre... Adjetivos com os quais estava acostumada e que hoje viraram pó diante do mal que me acomete.

Para dizer a verdade, nem eu entendo... Morava sozinha, era totalmente independente, ganhava bem, advogava brilhantemente em Sampa e hoje nem consigo sair de casa...

Existe a forte herança hereditária, mas no fundo eu sempre fui um pouco melancólica, mesmo disfarçando isso muito bem. Desde criança era um pouco triste, sempre fui solitária. Aliás, eu sempre gostei da solidão, sempre me dei muito bem com ela. Mas um dia algo aconteceu que me travou e assim me encontro.

Mas bem lá no fundo, com sofrimento e aos trancos e barrancos, tenho esperanças de conseguir me libertar e vencer essa doença.

Acho que é uma questão de tempo e persistência. De se cercar de quem te quer bem e do que gosta de fazer. É descobrir amizades novas como a deste blog.

E é ver que o mundo pode existir além do cinza que hoje enxergo. O mundo pode ser repleto de nuances coloridas, só preciso encontrar o prisma que me forneça novamente as cores que eu via.

É descobrir que se pode ter um imenso prazer numa simples caminhada com seu cachorro, como me aconteceu hoje de manhã. E, eu lhes afianço, ter prazer no que quer que seja é difícil para quem sofre desse mal.

E são eles, meus animais de estimação que me salvaram muitas vezes, que deixo para vocês admirarem.

Fotos de todos eles e mais do Tutu, que se assemelha a mim na persistência, em não querer desistir...


Tutu antes de adoecer...




Chiquinho


Bartolomeu


Tutu antes de adoecer:


Pitico:


Creminho:


Pitico


Tutu no dia em que saiu da primeira internação:




Lola:




Tutu no hospital:


Tutu qdo participava de exposições (foi campeão brasileiro 2 vezes)




Tutu após segunda intenação, exibindo os bíceps, tríceps e barriga tanquinho:


Toni


Fiel e Tutu





****************


Meninas:

Hoje foi mais um pouco mais de mim, para que me conheçam melhor...

Tem dias que que é bom desabafar...

Amanhã, sem falta, farei todas as minhas visitas, que tanto me enchem de prazer.

Tenham todas um bom final de semana!










quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Presentes que ganhei da LOURDES! Oba!!!! :O)






Olá Fofas de Plantão!  :O)

Quero, primeiro, me desculpar pela ausência dos últimos dias tanto aqui no meu blog como no de vocês.

Ocorre que estava substituindo meu irmão aqui no nosso comércio e o trabalho, que já era estafante, piorou.

Na segunda, pra agravar o quadro, tive um probleminha no joelho direito, parecia uma torção. Nem fui ao médico, agora já passou. Mas fiquei 2 dias com muitas dores.

E hoje de manhã na hora de assar os pães no forno aqui do nosso mercado, queimei os dedos. Uma p*** dor!! Até gritei! Afff.... ninguém merece... vou pedir as contas ou exigir adicional de insalubridade....rs

Bom, mas nem tudo é notícia ruim! Oba!!!!

Meu irmão foi passar uns dias de boa com a noiva Luciane em Peruíbe. Todo ano é sagrado: ele se manda pra Peruíbe!

E, por coincidência dessas que a gente não planeja de jeito nenhum, surgiu em minha vida (ou eu surgi na dela) a doce Lourdes.

A Lourdes, que é dona do lindo blog Na Onda das Artes, me encantou desde o começo: primeiro porque tem o mesmo nome que a minha mãe; segundo porque tem ótimas dicas de artesanato, animais, reciclagem; terceiro porque é carinhosa, inteligente, articulada. E, quarto, nós mantemos a mesma posição política - e isso para mim é importante, delinea caráter, origem, estilo de vida, ideais, etc.

Enfim, nos assemelhamos em bastante coisa e isso por si só já é encantador.

Mas quis alguém, o destino ou sei lá quem, que ela morasse em Peruíbe - cidade por quem meu irmão tem amor eterno!

Como souberam meu irmão levou alguns presentinhos singelos que fiz especialmente pensando nela.

E, gentil como é, meu irmão retornou com presentes da Lourdes que são desses de encher os olhos... Fiquei um tempão olhando, fuçando, admirando, tentando aprender o verdadeiro artesanato.

Porque somente quem tem uns artesanatos desses em mãos é que sabe como ainda está distante da perfeição.

Lindas caixas recicladas e forradas com materias que ainda tento decifrar quais são: couro ecológico, tecido, areia, textura, corda, lona? São tantos os materias e tamanha a delicadeza na escolha de cores, combinações, leveza e bom gosto que fiquei embasbacada!

Olhava, deslizava os dedos em cada um dos detalhes, examinava com cuidado, com carinho, com atenção. Pegando em cada um dos detalhes, tentava alcançar as mãos da Lourdes, imaginava minha amiga se dedicando tanto para agradar a quem nem conhece direito...

São desses presentes que a gente vai guardar por toda vida, que nunca vai cansar de se encantar - seja pela leveza das cores ou pelo imenso talento da arteira.

Depois pensei: que vergonha dos presentinhos que mandei a ela, uma inciante tentando agradar a mestre...

E, para que não pensem que exagero, deixo com vocês as fotos das maravilhas que recebi.

Comprovem tudo o que falei:


Aqui os presentes todos que recebi! Muita coisa! E tudo lindo demais!



Reparem nessa caixa grande: a Lourdes postou no blog dela essa semana!
Fez uma pegadinha comigo! Uma danada essa Lou....hehehe


E tem uma peludinha que já quis se "adonar" da caixa!
A Lola adorou!!!  :O)
Miauuuuuuu!


Que caixa linda, enorme, super firme, bem feita, bem decoarada, cores lindas e suaves...


A Lola cheirou cada cantinho da caixa....hehehe


Vejam que florzinhas lindas que ela colocou:


E a Lola cheirando...rs


Ganhei outra caixa lindaaaaaa!
Pretendo usá-la como porta-jóias.
Ficará um charme, concordam?


Os enfeites em cima são demais: linhas verdes e delicados....hehehe
Não parecem delicados, desses que a gente come no cinema?  :O)


Reparem no capricho em cada detalhe: forrado com tecido, tudo perfeitinho...


Ganhei um organizador cheio de compartimentos e dentro dele...


...muitos badulaquinhos que poderei usar em meus artesanatos.
Nossa, me ajudará MUITO!

(e a Lola cheirando tudo)


A Lou é uma exagerada: vejam quantas coisas que tem dentro do organizador!
AMEI!


Ganhei também duas pedras (acho que são pedras...rs) customizadas com pedrinhas e conchas... Não sei, a Lou terá de me explicar...rs

Só sei que são LINDAS!


Essa é em forma de coração!
Não é linda demais?


Essa outra é oval, muito linda também.

Ambas vão combinar com minha sala que será reformada em março.



Também ganhei dois ímãs de geladeira perfumados.
Um de maçã verde e outro de laranja.
Gente, o cheiro é delicioso!
Minha cozinha agora está perfumada!
Que maravilha...rs


Ganhei tambpem um segundo organizador bem grande.



Vejam só como é bem dividido!
Poderei guardar muitas coisas dentro dele.
Esses organizadores são uma mão na roda, não é mesmo?


E minha mãe também ganhou presentes lindos e uma cartinha fofa:
Um vasinho super fofo cheio de aplicações de pedrinhas e conchas e um pano de prato com folhas de plátano bordadas em ponto cruz, com barradinho de xadrez marrom!
Não é fofo?
Minha mãe, que não é boba nem nada, amou e já está na casinha dela enfeitando o fogão...hehehe


Aqui a cartinha que a Lou me mandou.
Letra de professora, muito linda.
E uma mensagem estimulante: "seja feliz"
Talvez eu deva mesmo procurar essa tal felicidade... ando cansada de pensar apenas nos outros...


Vejam os ímãs na minha geladeirinha....hehehe
Ficaram lindos né?
Vocês nem imaginam o perfume....hummmm.... uma delícia!


Putz, a foto está ruim: mas vejam as duas pedrinhas que estão, provisorimente alardeando as fotos de papai.


Tentei outra foto, mas deu o mesmo problema...rs


Lou:

Muito obrida pelos lindos presentes, pelo carinho e pelo empenho dispensado a mim.

Vc é muito especial e estará sempre em meus melhores pensamenteos, esteja certa disso.

Vc me emocionou de verdade e agora é minha vez de dizer: "Haja coração!"

Muito obrigada e receba sempre meu imenso afeto!

Beijoooo

***********


Essa foto não tem nada a ver com os presentes: são as quase bolhas que se formaram em meus dedos...rs
Mas graças a uma freguesa minha, descobri que massa de tomate resolve o problema de queimadura, sabiam disso?
Tasquei um chumaço de algodão com massa de tomate e enfaxei os dedos. Depois de uma hora estava sem bolhas, ainda bem.
A dor também passa na hora, parece mágica...rs
A minha freguesa Mara disse que tem sempre um potinho de massa de tomate no freezer pra essa emergência.
Então não se esqueçam: contra queimaduras, massa de tomate!



************

Queridas amigas:

Tenham todas um lindo dia e me desculpem o atraso nas visitinhas.

Em breve minha vida se normalizará - assim espero...rs

Beijoooo