Numa de suas últimas fotos, a Geórgia fez um coração com as mãos para eu postar aqui no blog e disse: "um coração para as meninas do teu blog!"
Minha mão, à esquerda, e a dela formando um outro coração
Olá Meninas...
Espero que estejam todas muito bem. Obrigada pelos lindos recadinhos.
Venho comunicar a vocês que a minha amiga Geórgia faleceu no domingo, às 18:30hs.
Muitas das que me visitam há algum tempo já sabiam que essa minha amiga padecia de câncer, mesmo tendo apenas 40 anos e sendo mãe de uma adolescente de 15. Falei dela muitas vezes aqui.
Ela descobriu que tinha câncer no fígado em dezembro último. A doença em 6 meses foi avassaladora, galopante e culminou por se alastrar pra o intestino, o reto e o baço. Nada pode ser feito, a quimioterapia apenas a debilitou sem que a metástase regredisse.
Em dois meses ela estava um caco... foi tão rápido que me pergunto ainda se é verdade tudo isso...
Fui visitá-la muitas vezes, dei-lhe aulas de decoupage e reciclagem. Fizemos potes, caixinhas, sabonetes, toalhas... Minha intenção era que ela passasse o tempo em atividade, relaxando. E funcionou, pois ela adorava e a última vez que nos vimos ela me disse: "vc não sabe o bem que me faz vindo aqui; vc é a única amiga que teve a ideia de me distrair ao invés de vir lamentar minha desgraça".
Os últimos trabalhos que fizemos juntas ainda nem havia mostrado aqui, pois esperava que ela melhorasse para terminarmos um oratório para a Madre Paulina, protetora dos que padecem de câncer. Minha intenção era mostrar os potes, caixas e oratório todos juntos e com ela ao lado.
Fiquei dias e dias esperando que ela melhorasse para terminarmos o oratório, pois ela mesma queria fazer, eu iria apenas ajudar e orientar na pátina e na cera.
Mas os planos foram outros e não houve tempo para isso.
Eu já sabia que ela estava muito mal, pois como é de família católica fervorosa, na semana passada ela recebeu do Padre a Extrema Unção, também conhecida como Unção dos Enfermos ou Último Sacramento.
Depois disso tentei vê-la, mas ela já estava em momentos difíceis e reconhecendo poucas pessoas.
Num momento desses é inevitável nos questionarmos: "por que a Geórgia, que era tão boa?"
Boa mãe, excelente filha, grande amiga, trabalhadora, honesta, cheia de sonhos, sem vícios. Tinha planos de fazer a faculdade de Letras, pois com a morte precoce do pai nunca pode avançar nos estudos. Estava animada também porque juntava um dinheiro para comprar um apê e deixar de herança para filha, afinal ela sempre morou com a mãe.
A família veio me avisar e, claro, caí em prantos. Mas eles me disseram apenas: "Não chore, ela estava sofrendo. Finalmente agora ela está em paz..."
Estou tentando me conformar.
Então, à doce Geórgia, batalhadora e com Maria no nome, desejo o descanso merecido e a paz que pouco teve em vida.
Então, à doce Geórgia, batalhadora e com Maria no nome, desejo o descanso merecido e a paz que pouco teve em vida.
Minhas lágrimas descem, é inevitável... mas de saudade que sentirei dessa menina que passou pelo mundo apenas para ser boa, para distribuir sorrisos, para batalhar, para dar o melhor à filha.
Pessoas especiais são cada vez mais raras e esta partida é mais uma prova disso.
Vai doer, vai doer muito mais.
E eu não sei mais como me expressar... apenas que entre mim e ela não haverá adeus, apenas até breve.
E eu não sei mais como me expressar... apenas que entre mim e ela não haverá adeus, apenas até breve.
Até breve, Maria Geórgia Egas!
************
Últimas fotos da Geórgia e da nossas artes:
Geórgia, à direita, numa das aulas de artesanato que dei a ela
Giullia, filha de 15 anos da Geórgia
*************
Últimos artesanatos que fizemos juntas: potes reciclados e caixinhas em decoupage.
Todos os motivos, tecidos e cores foram escolhidos por ela.
Ela levava muito jeito pra coisa...
Pote com motivo de vaquinhas para guardar seus biscoitos
Pote com motivos de café para presentear a mãe
Caixa de joaninha para presentear a filha
Caixa pequena de flores para uma das irmãs
Caixa lilás para um outra irmã
************
Meninas
Muito obrigada por tudo, por me lerem, por deixarem comentários tão carinhosos.
Em breve retornarei todas as visitas, tá?
No momento não tenho cabeça...
Tenham um ótima semana.
Beijooooo
Mãos da Geórgia segurando a Santa Madre Paulina, para a qual fazíamos o oratório que não deu tempo de terminar...
************
A música que fez com que sua mãe Anna lhe desse o lindo nome de Geórgia:
Olá Silvana,
ResponderExcluirO que dizer nesse momento .....
Apenas siga em frente Geórgia rumo a sua nova Jornada!!!!
Paz e Serenidade para a Família e para você minha querida amiga...
1000 Beijokinhas
Oi Silvana...bom dia apesar de tudo.
ResponderExcluirGeórgia está em paz agora...e cabe aos que ficaram transmitir muita luz e boas vibrações para ela.
Beije Giullia com amor por todas nós dos blogs...beijos pra vc minha querida!!
Oi, Silvana.
ResponderExcluirQue triste texto! Não conhecia a história de Georgia, e nem a filha linda que ela deixou. Mas, estou com um nó na garganta assim mesmo!
Meus sentimentos amiga! É lamentável perdermos alguém que amamos, não é mesmo?
Minha mãe faleceu da mesma forma que Georgia, foi muito triste!
Bjs: Tia Ném.
Ola
ResponderExcluirSilvana,
Que Deus te forcas para famila e para amigos!!!Nao e facil perdemos uma pessoa que amamos ..tao proxima!!!
Sinto muito mesmo!!!
Com Carinho
Mirane
Oi Sil
ResponderExcluirFique em paz, pois sei que Deus irá iluminar o caminho da Georgia e usar de sua infinita misericórdia para com ela.
Pêsames a você e a toda a família dela
Beijos
Olá Silvana
ResponderExcluirDeixo meus sentimentos à você e à família da sua amiga.
Como já disse naquele post, já passei por isso e entendo seu sentimento.
Você tem razão, ela tinha mesmo jeito para fazer artesanato. As recordações que ela deixou são lindas.
Beijos
Valéria
SIL, MESMO DE LONGE SINTA O MEU ABRAÇO,ACHO QUE NÃO HA PALAVRAS QUE CONFORTEM ESSA DOR, BEIJOS!
ResponderExcluirSinto muito pela Gerogia e também oro nesse momento para que Jesus a envolva no abraço reconfortante a Giulia e todos que ficam com a saudade ! SAbe querida que a vida continua , em outro plano como nos disse Jesus " A muitas moradas na casa do Pai " E Deu8s todo bondade não pemitiria que a vida fosse esse fechar de olhos simplismente . Nosso corpo morada provosoria do nosso verdadeiro eu ( espirito) volta para o pó de onde veio mas o nosso espirito reservatorio de todas as nossas vivências e sentimentos , voa livre qual borboleta , e encontra na espiritualidade o reconforto eo merecimento a que cada um conforme a sua obra tem de direito . Amiga o cancer doença avassaladora faz uma transformação nas pessoas , e em grande parte dos enfermos faz com que seu olhar se torne ao Pai e ao sentimento verdadeiro pode reparar é um reencontro consigo e com Deus . Fica na paz e ore suas oraçõs se trasformaram em flores benéficas e serao levadas pelos anjos até os braços da querida amiga .
ResponderExcluirQue bonita homenagem, Sil!
ResponderExcluirReceba meu abraço solidário pela sua perda, é realmente muito triste perdermos uma pessoa querida. Resta o consolo de pensar que ela parou de sofrer, pois é uma doença realmente muito cruel. Até hoje sinto muita falta de meu pai, mas só de me lembrar de seus últimos dias fico um pouco mais conformada.
Bj grande!
Sil , que mulher iluminada sua amiga , uma pessoa corajosa que vai deixar saudades da sua luz.
ResponderExcluirAcredito que em momentos dificeis , sempre aparecem "anjos disfarçados" para nos ajudar a superar , você foi um destes anjos. Com certeza sua amizade , seu amor e seu carinho tornaram melhor um período tão dificil.
Deus te abençoe sempre , ANJO.
Sil,
ResponderExcluirTomei um susto quando abri meu blog e vi a notícia, adiei te confesso um pouco a ler porque sabia que não iria resistir, estou aqui te escrevendo e chorando pela Geógia. Desculpe mas não dá nem mais pra escrever. Acompanhei a história dela toda e me acabei me apaixonando por ela como se fosse uma amiga minha tb.
Sil, estou eu aqui tb chorando. Parece que eu conhecia a Georgia, pois me envolvi muito com os seus posts tamanha a emoção que voc~e passou com os textos. E vc que estava triste com a partida do Saramago, agora mais um motivo pra chorar. Amiga entregue tudo a Deus, pois foi melhor assim, tamanho o sofrimento dessa amiga. Dê agora apoio à filha. Que lindas ficaram os presentes feito por ela para os seus familiares e ajudada por vc. Imagina agora o tesouro que ele tem em mãos. Um presente feito pela própria georgia pra guardar pra vida toda. Fique bem amiga. Bjs
ResponderExcluirOI Silvana, sinto muito pela perda de sua amiga. Que Deus console o seu coração e principalmente o coraçãozinho da filha dela, de apenas 15 aninhos! Que ela possa encontrar nos amigos, nos avós e nas tias a segurança e o apoio para continuar seu caminho. Abraços pezarosos
ResponderExcluirOi,Silvana
ResponderExcluirNo começo do ano também perdi um amigo,com a mesma doença,acompanhamos a luta dele,mas ele não resistiu,foi embora com 28anos.Sempre lembrarei dele com alegria,pois era assim que ele era.E a certeza que ele veio aqui para cumprir uma missão,que era deixar a sementinha dele,que foi um milagre à parte.
Mas que Deus possa confortar essa familia,e que agora ela possa seguir um caminho de luz.
Um abraço bem apertado,para você e para a filha dela.
BEIJOS
Oie Sil!!
ResponderExcluirQue triste perder alguém tão querida, apesar de sabermos que um dia todos vamos partir, é sempre muito difícil entender, suportar e não revelar nosso sentimento de desilusão e muita tristeza... mas Deus sabe o que faz, ele não nos dá sofrimento maior o qual sabe que podemos suportar.
Essa doença é f. (vc entendeu né?!), conheço de perto como a pessoa vai definhando aos poucos até não suportar mais.
Ainda sonho com a cura todos os dias!!
Sonho com o dia em que todos partiremos porque vivemos demais e nossa hora chegou, não por todas essas doenças malucas que nós mesmos criamos ao longo dos anos.
Adoro vc, saudades!!
Bjokas!!
olá, meus sentimentos.. as palavras nessas horas são suppérfluas.. bjs e fique bem LIN
ResponderExcluirSilvana,
ResponderExcluirO que dizer neste momento tão triste...
Vamos transmitir muita luz para Geórgia.
Que Santa Madre Paulina traga paz e consolo para sua família.
Um abraço em você amiga.
Fique bem, tá?
oi Sil! eu que acompanhei a história da tua amiga Georgia- fiquei extremamente triste não pela morte que pelas condições era inevitável, mas pela vida curta que ela teve, deixando uma filha - a morte é triste mas é a pura verdade da vida-
ResponderExcluirque bom que você viveu estes dias maravilhosos com ela, e ela deixou uma heraça muito boa para todos vocês!
termina o oratório para ela- ela saberá!
bjs
abraços
lu
Eu estava prá te perguntar dela por esses dias, mas como tenho vindo pouco no pc, agora fiquei sabendo.
ResponderExcluirA família dela tem razão, agora ela descansa, não sofre num corpo debilitado e fraco.
Que bom que ela foi uma pessoa boa, estará num bom lugar e um dia vcs vão se encontrar...
Guarde as boas lembranças, esqueça a parte ruim da história de vcs.
Bjs♥ e fiquem c/ Deus...
Sil, pessoas especiais como a Georgia não ficam muito tempo entre nós mesmo, elas vem apenas para nos ensinar algumas coisas,nos proporcionar alegrias,são tão iluminadas que elas nem tem muito a aprender por aqui.Parece que vem apenas por nós...
ResponderExcluirEla está em paz agora amiga e é bem como vc disse: apenas um até breve
Beijinhoss e fique bem
Olá Silvana,
ResponderExcluirSei que o momento não é para comemoração....porém fiz uma homenagem para você, espero que goste,em nome da nossa amizade e do carinho que sinto por você, passa lá e vê, ok??
Conte comigo sempre!!!
Procure Descansar...
1000 Beijokinhas
Oiêêê Querida Sil...
ResponderExcluirMenina vc anda mto sumida, não tem passado no meu cantinho para me dar um "oi", tô triste =0(
Mais triste ainda fiquei com a noticia de que sua amiga se foi. Que coisa chata, mais concordo com a familia dela, pelo menos Deus a recolheu e ela parou de sofrer. Sil, pense pelo lado bom, que ela está feliz e sem dores, com a vida eterna e plena.
E que gatinho é aquele?? Vuvuzela??? kakakaka
Tô até vendo vc adotando ele, não vai mais conseguir doar essa coisinha tão fofa, adorei a carinha dele e o Tutuzinho fazendo carinhos... Parece que se conhecem a mto tempo.
Vc perguntou do meu pai, graças a Deus ele está mto bem, ontem foi o niver dele, completou 73 anos.
Querida, força e saiba que sempre poderá contar com o meu ombro amigo!
Bjos!!!
Meus sentimentos Sil! Que a Geórgia descanse em paz e Deus conforte sua família e vc tbém! Bjuss
ResponderExcluirSil,
ResponderExcluirMinha amiga, não tenho palavras para você nesse momento. Só posso te dizer que se precisar de alguém para conversar, estou aqui, basta chamar.
Sei que nada substitui e que te dizer que assim foi melhor não resolve, mas acredite em Deus, Ele proverá.
Beijos
Sil, precisando de alguém para conversar pode gritar tá???Te gosto muitão amiga♥
ResponderExcluirEu sinto muito pela morte da sua amiga Georgia, sei que a família e os amigos
ResponderExcluirestavam sofrendo em ve-la sofrer tambem
com a doença. Mas enquanto a pessoa esta li ao nosso lado nós temos esperanças porque queremos ao nosso lado. Faz um ano que perdi
meu pai e minha irmã cuidei deles em todos os
momentos e tambem fiquei até eles partirem
e até hoje não me recuperei porque a saudade dói de mais, o tempo ameniza a dor e agente vai vivendo até nós encontrarmos do outro lado. Um beijão no seu coração e tenho certeza que éla agora esta bem.
Querida Sil, lamento profundamente sua perda, não sei o que é perder uma amiga, graças a Deus, mas não me vejo nessa situação, sou muito apegada às poucas amigas que tenho, seja forte, ela sofreu demais e agora descança. Um grande beijo minha amiga, e fique em paz com Deus.
ResponderExcluirSil querida,
ResponderExcluirAgora Geórgia não sofre mais, ela está mergulhada na paz do Senhor.
Rogo a Deus para que a Giullia fique bem!
Entre nós e os que já foram a distância é pequena, apenas um momento.
Receba meu abraço e um beijo,