Lola, a princesa da casa
Olá Queridíssimas!!
Como foram de Natal? Muitos presentes e muita confraternização?
Eu tentei muito entrar na internet por estes últimos dias, mas foi impossível! Vocês não tem ideia da correria que foi aqui no nosso mercado, todos se fartando de produtos para a ceia, muitos de última hora... Ficou intransitável, uma loucura!
Enfim, foi mais um ano sem Natal para nós, afinal só trabalhamos! Ontem, dia 24, fechamos o mercado às 22 hs e até estar tudo prontinho para a ceia, estávamos um caco...rs
E hoje abrimos novamente, das 7 hs às 14 hs. Tivemos pelo menos um almoço, muito descanso (dormi a tade toda de tão quebrada que estava) e um tempinho para prosear, trocar presentinhos e comentar das boas vendas deste ano.
O Brasil está indo realmente bem, pois supermercados refletem diretamente a economia. Vendemos 25% a mais que no ano anterior e, além da margem de lucro, observamos uma migração de preferências: as pessoas estão consumindo não apenas mais, mas melhor. Procuram produtos de melhor qualidade nem que custem um pouco mais caro.
Mas eu realmente sou sonhodora e gostaria, de coração, que o próximo Natal fosse mais brasileiro. Ando farta de natais com peru e tender, nozes e castanhas... Sonho com um Natal de comidas regionais, sem boneco de neve e com muitas frutas de época na mesa.
E, aliado a esse meu desejo, por coincidência deparei-me com um poema na internet sobre o assunto e repasso a vocês.
Serve, ao menos, para reflexão.
DINGOMBEL É O CARAMBA
(Pedro Amorim)
Eu, deste ano em diante
Quero um Natal diferenteMais parecido com a gente
Tropical e delirante.
Em vez de Papai Noel
Eu quero que me apareça
Uma Mula-sem-cabeça
Um Saci e uma Curupira
Todos tomando tiquira,
Cauim ou então cachaça
Fazendo grande arruaça
Pelas ruas da cidade.
Na mesa vai ter a vontade
Feijão, arroz e farinha
Peixada, bobó, canjiquinha
Maniçoba, moqueca e cozido
E também será servido
Churrasco e, de sobremesa,
Veja você que beleza:
Quindim, pudim, casadinho,
Bombocado e cajuzinho,
Olho-de-sogra e cocada
Da branca e também da queimada;
Chega a dar água na boca.
A garganta vai estar rouca
Pois em vez dessa cantiga
Que todo ano enche o saco
Vou puxar do cavaco
E cantar sambas da antiga.
Em vez de trenó e neve
Eu quero, na madrugada,
Ter a cabeça molhada
Por um sereno de leve
Quero que a minha gente
Se encontre e se reconheça
Olhando o outro de frente
Sabendo ser diferente
Fazendo o Natal que mereça
E é um pouco disso que gostaria que tivéssemos no próximo ano. Chega de copiar os gringos, de ter roupa calorenta de papai noel no nosso país tropical, de comer comida de gringo, de neve artificial, de ver filme com neve enquanto fica se abanando...
Chega de tudo isso! Que demos um basta de vez em nosso complexo de vira-latas. Estamos caminhando para um país melhor. Sim, temos muitos defeitos, muitas arestas a serem aparadas, muito estrago para consertar. Mas o amor próprio, nessas horas, ajuda a sobreviver e guerrear contra tudo isso.
Vamos nos amar mais, não apenas aos outros, mas a nós mesmos e às nossas origens. Somos um país multiracial, multifacetado e lindo, maravilhoso... Não precisamos importar essas porcarias para termos um Natal digno, decente e nosso!
E, comentando isso com minha sobrinha, ela me disse que na paróquia da igreja que frequenta cantam um hino de Natal super brasileiro.
Tive de fazê-la cantar para ter o prazer de passar a todas vocês essa letra maravilhosa. Vejam que primor, que brasilidade!
NATAL VERDE AMARELO
(autor desconhecido)
Feliz Natal!
Natal brasileiro, sem nada estrangeiro,
Calor de dezembro, sem neve, sem frio.
Natal todo nosso, com sinos tocandoAs velhas crendices do nosso Brasil.
Feliz Natal!
Na hora da ceia não sirva peru,
Sirva um bom café, vatapá, caruru.
Família reunida, contente da vida,
Que vão festejar, festejar o Natal, o Natal!
("Não há, o gente, oh não...")
Natal tão bonito, Natal tão azul.
Luar do sertão e o Cruzeiro do Sul
A iluminar o Brasil por inteiro.
Eu quero este ano, ver Papai Noel de Verde-Amarelo, chegar nessa
noite e em cada chinelo deixar o orgulho de ser brasileiro!
*******
O que vocês acham da minha proposta para o próximo ano?
Aceito a opinião de todas vocês!
*********
E enquanto o gorrinho verde e amarelo ficou para o próximo ano, divirtam-se com algumas fotos dos meus felinos na nossa noite de Natal.
Creminho, que era do meu pai
Pitico, que adora fotos mas nessa se assustou...rs
Bartolomeu, o super gato da minha mãe
Chiquinho, nosso siamês rueiro e maloqueiro :O)
************
Queridas:
Desculpem-me a falta de retorno por estes dias. Trabalhei demais no mercado, tive de fazer visitas a familiares e ainda tive encomendas de mais caixinhas de última hora (depois mostro as fotos).
Foram dias realmente corridos e a próxima semana não será diferente. Esta é a época do ano que supermercados mais lucram, então temos de correr feito loucos!
Depois prometo voltar com mais calma e responder a todos os recadinhos!
Tenham todas um excelente final de semana!
Beijoooooooo
Oiê, linda idéia para o próximo Natal... mas o q tu achas de nós criarmos uma razão para termos uma decoração bem linda no inverno também? Confesso que me encantam os enfeites de Natal, mesmo que copiados, poderíamos criar alguma coisa brasileira de inverno!
ResponderExcluirPensa e vamos levar a diante a idéia do Natal Brasileiro,tá?
Beijos Mágicos
Sil, eu sempre achei nosso Natal muito 'Americano' .... meu papai Noel é todo verde, sem barba e com chinelo havaiana e boné kkkkkk
ResponderExcluirAdorei o post
Beijokas mil
Oi Silvana, estava sentindo sua falta, mas imaginei que vc tava trabalhando feito moura aí no mercado...a hora de ganhar dindin é essa, pra quem tem comércio....
ResponderExcluirConcordo com vc sobre nosso natal de importados, mas vai ser muito difícil o povo dar valor ao que é nosso, se o mundo inteiro aceita o natal dos gringos (i.e. EUA)...se até o pobre Sean foi embora devido a lobby americano de senadores e políticos de lá, Hillary etc e tal fazendo pressão...e o tal pai tão amoroso, já vendeu os direitos de imagem pra NBC...que que vc acha,, my friend? Esse cara, é um trambiqueiro, a família da mãe já tinha dado uma grana pra ele...e ele agora vai ficar milionário...vai ver vão fazer até filme bem chororô e ganhar muitos milhões em cima do drama da criança....ô raça essa humanidade sô....
Concordo com tudo o que falou sobre Sampa e Rio...pena que os políticos não façam nada...nosso Cabral só quer saber de viajar...Quanto à Maria Lúcia, já pedi desculpas uma vez antes dela viajar...vou novamente no blog dela, se não adiantar chega! Beijos querida, adorei as fotos da gataiada!
Boa noite,
ResponderExcluirImaginei que vc estivesse trabalhando muuuito.O meu marido trabalha em mercado e estava super cansado.Mas cadê a foto do Tutu???Faltou ele!!!rsrsrsrsrs,já nos conquistou.
Beijos,
Sil, sua proposta é mesmo perfeita, assim dará prá todos curtirem um excelente Natal sem se preocupar em correr para capturar um Peru...rs
ResponderExcluirAs fotos estão um mimo.
Aproveito para desejar-lhe um 2010 de prosperidades e que nos correspondamos muito mais.
Adorei estar aqui esse ano.
Xerossss
Sil que delícia ler seus posts, sempre tão inteligentes, sempre tão emocionantes.
ResponderExcluirEu concordo com vc, tirando Papai Noel, que é um ser tão mágico, eu concordo com um Natal mais brasileiro, em casa a gente não come Peru não, vamos de carne assada mesmo rs... muita fruto, pudim... nem posso lembrar que já engordo rs.
Temos que aprender apenas uma coisa com os norte americanos... ser patriotas e carregar a bandeira do nosso país conosco sempre.
Bjokas!!!
Um 2010 repleto de muitas alegrias!!
Adoooroo muito.
Tem um selinho pra você lá no blog. Fique a vontade.
ResponderExcluirXeros!
Oi querida !!!
ResponderExcluirMeu blog mudou de endereço,
atualiza aqui por favor :
http://garotinharuiva.wordpress.com
bjos e um lindo ANo NOVO pra vc !!
LuRussa ( Garotinha Ruiva )
Oiêê Sil... Olha eu aqui de volta, hehehe... Ainda continuo na carreria pq horário de comércio vc sabe como é, estamos trabalhando a 1000 km/h, mais graças a Deus está tudo bem.
ResponderExcluirAmiga vc trabalha demais, tem que descansar um pouco, mais sei bem como é final de ano.
Não pense que me esqueci de você, sempre passo por aqui, só não dá tempo de deixar recadinhos pq conecto no meu emprego, ai tem que ser rapidinho.
E o Tutuzinho, como está???
Seus presentes logo enviarei, estou fabricando todos com muito carinho.
Bjos e tenha um ótimo começo de semana.
toc, toc, toc... tem alguém ai???
ResponderExcluirAmiga você anda sumidinha, tô com saudades. Bjos!!!